Notícias
Caso Braskem: Leonardo Dias volta a cobrar que Câmara de Maceió seja inserida em decreto que define destino de indenização
O vereador Leonardo Dias (PL) voltou a pedir que a Prefeitura Municipal de Maceió edite o decreto que cria o Fundo de Amparo ao Morador (FAM) e insira a Câmara Municipal de Maceió (CMM) no comitê que definirá onde os valores que serão pagos pela Braskem serão investidos.
Dias entende que a participação de representantes da CMM dará mais transparência aos moradores dos bairros atingidos pelo afundamento de solo. É importante que a população saiba quais as prioridades para o investimento do montante de R$ 1,7 bilhão, que foi acordado junto a Braskem como indenização.
“Faço o apelo para que a gente chegue a um denominador comum para contemplar os moradores que foram atingidos. Uma lei de minha autoria contemplava 50% do valor para os moradores que foram atingidos, mas foi vetada. Em contrapartida, há um compromisso da Prefeitura em repassar uma porcentagem aos moradores. É preciso definir essa questão e dar uma resposta aos moradores o mais rápido possível”.
Leonardo Dias ressaltou ainda que a Prefeitura de Maceió deve dar uma atenção especial a bairros que receberam a maioria dos moradores que tiveram que deixar suas casas devido ao afundamento de solo.
“Os bairros que receberam a maioria das 65 mil pessoas que deixaram Bebedouro, Pinheiro, Mutange e Bom Parto precisam de uma assistência. Por exemplo, o Benedito Bentes, que agora possui uma defasagem gigantesca com de unidades de saúde e de educação. Precisamos saber se os recursos pagos pelas Braskem suprirão as necessidades do bairro e de tantas outras áreas que se encontram em expansão, justamente por causa da absorção dessas pessoas que foram atingidas”, concluiu.