Biblioteca

Filtrar
João Maria Vianney. O Cura d'Ars

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

JOULIN, Marc

Sinopse

João Maria Vianney vivia em extrema pobreza e austeridade, mas era muito estimado pelos moradores de Ars./nAos poucos, tornou-se o mais célebre dos padres franceses./nFoi canonizado por Pio XI, em 1925./nÉ essa aventura de fé, de graça e oração que o autor enfatiza neste livro.

Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

BUTLER, Judith

Sinopse

Uma das obras acadêmicas mais comentadas dos últimos cinquenta anos, Problemas de gênero é tão celebrada quanto controversa. Neste livro inspirador que fundou a Teoria de gênero, Judith Butler apresenta uma crítica contundente aos princípios de identidade do movimento feminista atual, questionando a categoria “mulher”.

Em Problemas de gênero, fundador da Teoria Queer, Judith Butler Para Butler, não é possível que exista apenas uma identidade: ela deveria ser pensada no plural, e não no singular. Ou ainda, não é possível que haja a libertação da mulher, a menos que primeiro se subverta a identidade de mulher.

Com essa formulação radical, Judith Butler interroga também a categoria de heterossexualidade, de forma a relançar a oposição sexo e gênero em novas coordenadas e em outras linhas de força, nas quais podemos nos aprofundar em perguntas como: o que é ser homem e o que é ser mulher?; o que faz um homem ser homem e o que faz de uma mulher uma mulher? Questões cuja ampliação contemplaria a multiplicidade de sexualidades, tão visíveis na contemporaneidade.

Problemas de gênero é o primeiro livro de Butler publicado no Brasil. Lançado na década de 1990 nos Estados Unidos, esse livro escrito de forma provocativa e pouco usual no meio acadêmico contribuiu de forma decisiva para a renovação crítica do pensamento feminista na atualidade.

O livro negro do comunismo: crimes, terror e repressão

DisponívelGênero: História

Título

Autor

COURTOIS, Stéphane et al

Sinopse

O Livro Negro do Comunismo traz a público o saldo estarrecedor de mais de sete décadas de história de regimes comunistas: massacres em larga escala, deportações de populações inteiras para regiões sem a mínima condição de sobrevivência, expurgos assassinos liquidando o menor esboço de oposição, fome e miséria que dizimaram indistintamente milhões de pessoas, enfim, a aniquilação de homens, mulheres, crianças, soldados, camponeses, religiosos, presos políticos e todos aqueles que, pelas mais diversas razões, se encontraram no caminho de implantação do que, paradoxalmente, nascera como promessa de redenção e esperança.

Os autores, historiadores que permanecem ou estiveram ligados à esquerda, não hesitam em usar a palavra genocídio, pois foram cerca de 100 milhões de mortos. Esse número assustador ultrapassa, por exemplo, o número de vítimas do nazismo e até mesmo o das duas guerras mundiais somadas. Genocídio, holocausto, por tanto, confirmado pelos vários relatos de sobreviventes e, principalmente, pelas revelações dos arquivos hoje acessíveis.

O Livro Negro do Comunismo não quer justificar nem encontrar causas para tais atrocidades. Tampouco pretende ser mais um capítulo na polêmica entre esquerda e direita, discutindo fundamentos e teorias marxistas. Trata-se, sobretudo, de dar nome e voz às vítimas e a seus algozes. Vítimas ocultas por demasiado tempo sob a máquina de propaganda dos PCs espalhados pelo mundo. Algozes muitas vezes festejados e recebidos com toda a pompa pelas democracias ocidentais.

Todos que de algum modo tomaram parte na aventura comunista neste século estão, doravante, obrigados a rever suas certezas e convicções.

Encontra-se, assim, uma das principais virtudes deste livro: à luz dos fatos aqui revelados, o Terror Vermelho deve estar presente na consciência dos que ainda creem num futuro para o comunismo.

Uma verdadeira mina de informações detalhadas que registra a perversidade de um sistema que sempre será violento pois não entende outro modo de se impor, especialmente em tempos de paz.

Esta edição acompanha numerosos testemunhos, mapas dos ""Gulags"" e das deportações e ainda 32 páginas de fotografias.

Reflexões sobre a vaidade dos homens

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

AIRES, Matias

Sinopse

Neste livro o autor faz reflexões sobre o comportamento dos indivíduos analisando a vaidade de vários pontos de vista, que considera a maior paixão da humanidade e motivo pela vivência superficial pautada pelo mostrar e não pelo ser, influenciando atitudes que transcendem a razão. As vaidades são a base da vida, dos limites humanos, das virtudes e o entendimento de todo o Universo na obra de Matias Aires.

O livro politicamente incorreto da esqueda e do socialismo

DisponívelGênero: História

Título

Autor

WILLIAMSON, Kevin D

Sinopse

No livro politicamente incorreto da esquerda e do Socialismo, Kevin D. Williamson prova que o socialismo é militarista e ultranacionalista; degrada o meio ambiente; só beneficia os detentores do poder; não deu certo nem em paraísos socialistas como a Suécia; e está até infiltrado em algumas economias ocidentais, notavelmente a dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo que fala das incoerências e falhas do sistema socialista, o livro mostra que, ao contrário do que muitos pensam, o socialismo está mais presente na nossa vida do que imaginamos.

Anterior
Próximo