Biblioteca

Filtrar
O dever de insultar. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil, vol. 6

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Nele, encontramos não apenas o noticiário faltante em nos­sa imprensa sobre o que acontece nos EUA, mas longas aná­lises da situação política brasileira, da conjuntura internacional e não raras lições de filosofia e ciências humanas.

Para mim, o viver é Cristo. Paulo de Tarso

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

FLORES, José H. Prado

Sinopse

Para mim, o viver é Cristo nos mostra cada um dos passos de Paulo de Tarso rumo à conversão para o cristianismo. A partir da revelação no caminho de Damasco – quando o então inimigo dos cristãos é despertado da cegueira que o acometia –, o apóstolo se abre para a verdade da salvação em Cristo e torna-se um dos maiores defensores da fé cristã. Descobre por meio dela um Deus misericordioso que se coloca como Pai cheio de amor em busca de seus filhos pecadores onde quer que eles estejam. O apóstolo nos é apresentado aqui como um espelho para a nossa conversão, mostrando que se seguirmos o ensinamento do mestre Jesus, como ele assim o fez, poderemos alcançar a salvação.

Edmund Husserl contra o psicologismo

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Entre 1992 e 1993, na cidade do Rio de Janeiro, Olavo de Carvalho ministrou um curso sobre Edmund Husserl e suas Investigações lógicas. As aulas foram transcritas pelos alunos, o que gerou um material com cerca de setecentas laudas, que agora recebeu um tratamento editorial mais apropriado à publicação. O livro que o leitor tem em mãos é o resultado desse processo, pautado pela conservação da oralidade e da ordem expositiva adotadas pelo autor durante o curso.

O imbecil coletivo: atualidades inculturais brasileiras

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Quem é o imbecil coletivo? Ele é duplo: nasce do improvável matrimônio do intelectual pernóstico com a ralé enfurecida. Ele é um fanático hidrófobo com um toque elegante de ceticismo relativista. É o corpo de Bakunin com a cabeça de Anatole France. Entre a verdade e a falsidade, ele tem a imparcialidade da indiferença. Mas, como um verdadeiro sábio chinês que age não agindo, ele faz de sua omissão o motor da história, cedendo o passo à iniciativa das massas e deixando que o milagre da praxis transmute as contradições teoréticas em violência física, que é, no fim das contas, a única resposta decisiva aos olhos do cético. Vinte e cinco anos depois do seu lançamento, eis a décima edição d'O imbecil coletivo, pedra de escândalo da intelligentzia brasileira de ontem, de hoje e de sempre. A edição resgata o texto integral do livro, sem os cortes que ele sofrera em suas últimas edições, e o apresenta com novo prefácio do crítico literário Rodrigo Gurgel.

O banquete

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

PLATÃO

Sinopse

Uma reflexão sobre o amor em suas diferentes variantes. Um diálogo em busca da verdade sobre a qual muitas vezes acreditamos, principalmente nos mais ternos anos da juventude, era o motor do mundo. Talvez a obra mais importante deste filósofo depois de A República, da qual o Cristianismo claramente bebeu. Compreender Platão é, em muitos casos, compreender em grande medida os valores que prevalecem hoje nesta parte do mundo. No Ocidente. O Banquete ou Amor, que apresenta a figura de Sócrates em festa e conversa animada com amigos, é antes de tudo uma obra de arte e um importante documento sociológico.

Anterior
Próximo