Biblioteca

Filtrar
Svmma daemoniaca: tratado de demonologia e manual de exorcistas

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

FORTEA, José Antonio

Sinopse

"Svmma Daemoniaca" é resultado de mais de doze anos de trabalho e entrevistas com centenas de exorcistas. Fazendo uso do sistema de pergunta-resposta e de uma linguagem clara e objetiva, o livro pode ser considerado o mais completo tratado sobre demonologia existente. O tema abordado vai desde a natureza do demônio e do Inferno, como também da possessão diabólica e, dentre outros, o exorcismo.

São mais de 180 questões que certamente darão desfecho àquelas dúvidas sem resposta.

Apoteose da vigarice. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil, vol. 1

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

A série Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil traz ao leitor todos os artigos do filósofo Olavo de Carvalho publicados em sua coluna Mundo Real, no Diário do Comércio de São Paulo. Neste primeiro, Apoteose da Vigarice, estão reunidos os artigos e editoriais que o autor escreveu em 2005.

O leitor encontrará nessas páginas as notícias que a nossa grande imprensa não deu, além de exposições da política americana e mundial que por aqui não se viu, algumas análises da cultura brasileira e também lições de ciência política nas quais jamais se pensou, tudo fundamentado nos princípios de uma filosofia que o autor vem desenvolvendo há, pelo menos, duas décadas.

Imitação de Cristo

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

KEMPIS, Tomás de

Sinopse

Publicado entre 1379 a 1471, A imitação de Cristo atravessa os séculos como uma das referências para o Cristianismo. Ela ressalta a pessoa e a vida de Cristo como modelo supremo para todo aquele que entrega sua vida a Deus. A obra enfatiza a vida espiritual e interior, em detrimento das vaidades terrenas, e apresenta reflexões práticas para a vida cristã: orientações para a leitura das Escrituras; utilidade das adversidades; submissão às autoridades; advertência contra a tentação e exortação para se resistir a ela. TOMÁS DE KEMPIS1380–1471Foi um monge agostiniano alemão e teólogo cristão do século 15. No mosteiro do monte de Santa Agnes, onde permaneceu por mais de 70 anos, Kempis tornou-se um copista e escritor profícuo. A imitação de Cristo é a obra mais proeminente desse autor.

A fórmula para enlouquecer o mundo. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil, vol. 3

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

No Brasil de hoje, todos os “formadores de opinião” mais salientes, sem exceção visível – comentaristas de mídia, acadêmicos, políticos, figuras do show business – pensam por figuras de linguagem, sem a mínima preocupação – ou capacidade – de distinguir entre a fórmula verbal e os dados da experiência. Impõem seus estados subjetivos ao leitor ou ouvinte de maneira direta, sem uma realidade mediadora que possa servir de critério de arbitragem entre emissor e receptor da mensagem.

A discussão racional fica, assim, inviabilizada na base, sendo substituída pelo mero confronto entre modos de sentir, uma demonstração mútua de força psíquica bruta que dá a vitória, quase que necessariamente, ao lado mais barulhento, histriônico, fanático e intolerante.

Ortodoxia

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

CHESTERTON, Gilbert Keith

Sinopse

“Com certeza existem pessoas que, impensada e levianamente, falam da loucura como coisa de per si atraente, mas basta pensarmos um momento para chegarmos à conclusão de que, se a doença tem algum encanto, é porque geralmente se trata da doença alheia. Um cego pode ser uma coisa pitoresca, mas são precisos dois olhos para vê-la. Da mesma forma, a mais atroz poesia da loucura só poderá ser desfrutada por aqueles que estão em pleno gozo das suas faculdades mentais.

Para um doido, a sua loucura é coisa absolutamente prosaica, pela simples razão de que é absolutamente verdadeira. Um homem que se julga um frango é, aos próprios olhos, tão comum como um frango, da mesma forma que um homem que está convencido de que é um pedaço de vidro. É a homogeneidade da sua mente que o torna estúpido e faz dele um louco." (...)

Anterior
Próximo