Biblioteca

Filtrar
O progresso da ignorância. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil. Vol. 9

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Estamos tão habituados a ouvir falar de “progresso do conhecimento”, que não nos damos conta de que essa expressão não é um conceito descritivo, a tradução verbal de uma realidade, e sim apenas uma figura de linguagem, uma metonímia, por trás da qual não há senão uma impressão confusa e até mesmo enganosa. “Conhecimento”, a rigor, só existe na mente de quem conhece, no instante e no grau em que conhece. Mas em que medida o homem que está desorientado no meio de uma massa de informações tem real “conhecimento” dela? O “progresso do conhecimento” implica necessariamente o concomitante aumento da ignorância. E, quando a ignorância e o conhecimento se mesclam de maneira inseparável, é a ignorância que predomina, pois é ela que determina a forma do conjunto. Não é preciso dizer que, levada ao seu extremo, a impossibilidade de discernir conhecimento e ignorância põe em risco não somente a segurança da civilização, mas a própria integridade da inteligência humana.

Celebrar bem

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

BECKHÄUSER, Frei Alberto, OFM

Sinopse

Celebrar Bem nasceu da caminhada da reforma e renovação litúrgicas promovidas pelo Concílio Vaticano II em que Frei Alberto foi um dos protagonistas. O Concílio pediu uma participação frutuosa na Sagrada Liturgia. Para que seja frutuosa ela precisa ser consciente, ativa e plena. Volta-se, para a Celebração eucarística: expõe algumas questões mais abrangentes sobre a Missa como a preparação da celebração, o silêncio sagrado, as vestes sagradas, o tempo da celebração, o respeito às diversas funções, o caráter comunitário da celebração, a centralidade de Cristo na celebração e o espaço celebrativo como um todo. Realça, a necessidade de uma celebração correta, realizada com esmero, para que ela seja autêntica em sua natureza e na sua expressão externa.

Introdução à Nova Ordem Mundial

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

COSTA, Alexandre

Sinopse

"O livro de Alexandre Costa, Introdução à Nova Ordem Mundial, poderia levar o título de 'O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota útil do globalismo'. Condensa e ordena, numa linguagem simples e clara, as informações e as fontes essencial sobre a elite globalista ocidental, seus planos, sua mentalidade, seus meios de ação. Muito bom mesmo". - Olavo de Carvalho "Ler Introdução à Nova Ordem Mundial é como tomar a pílula vermelha de Matrix: absolutamente perturbador... e sem volta!". - Flabia Barros Ximenes "Frente a uma realidade diferente do esperado, inferior aos anseios ou mesmo quando oposta ao consenso, as pessoas tendem a reagir de duas maneiras diferentes, que costumam corresponder a traços da sua personalidade e do seu caráter. A forma correta de reação, no meu entender, é aquela que procura primeiro compreender a mensagem para então remetê-la à experiência pessoal e à realidade. A outra forma de encarar o espanto de se deparar com um mundo diferente do que seus gurus insistem em repetir é desprezar a mensagem antes mesmo de conhecê-la e, assim que possível, pregar-lhe o rótulo de 'teoria da conspiração'. Para os primeiros acredito que o livro possa ser útil de alguma forma". - o autor.

Uma filosofia polítca: argumentos para o conservadorismo

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

SCRUTON, Roger

Sinopse

A partir de temas precisos e variados, que estão presentes nas discussões cotidianas – como patriotismo, sustentabilidade, vegetarianismo, aborto, suicídio assistido, diversidade de gênero e secularismo –, Scruton oferece uma visão coesa da política, fundada no respeito às tradições e no cuidado pela cultura local. A atenção às polêmicas contemporâneas não torna a exposição fragmentada, pois Scruton a todo momento contrapõe a visão de mundo moderna, baseada no naturalismo filosófico, com um entendimento mais profundo da natureza humana, que permite investigar as raízes dos regimes totalitários e nos desembaraçar da linguagem ideológica dos discursos políticos.

O que é conservadorismo

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

SCRUTON, Roger

Sinopse

Os capítulos deste livro seguem um critério de exposição analítica dos elementos principais do pensamento conservador. Por isso começa por explicar a atitude conservadora para depois esclarecer de que forma o conservadorismo se alicerça na ideia de autoridade, o que permite entender a importância da Constituição e o papel do Estado como defensor dos diferentes modos de vida de uma sociedade ordeira. A partir disso, é possível compreender a perspectiva conservadora a respeito da lei e da liberdade, que não é vista de forma abstrata nem absoluta, e da propriedade, que exerce uma função consagradora dentro da sociedade. Nos capítulos seguintes, o autor apresenta uma crítica à ideia de alienação do trabalho, faz uma defesa da existência e do funcionamento das instituições autônomas (família, instituições de educação, esportes competitivos), explica a aliança entre poder e autoridade para a composição do establishment (o grande objetivo interno da política e do governo) e apresenta a sua concepção de mundo público, formado pelo estado-nação, pelo estadista e pela política externa. Para encerrar a obra, é apresentada a contraposição entre liberalismo e conservadorismo.

Anterior
Próximo