Biblioteca

Filtrar
1984

DisponívelGênero: Literatura

Título

Autor

ORWELL, George

Sinopse

Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário.

O imbecil juvenil: o que restou do imbecil. Vol. II

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Embora tenha anunciado sua intenção de mudar de assunto depois da Longa marcha da vaca para o brejo, o autor não conseguiu mantê-la e acabou por aumentar a série O que restou do imbecil - um combate jornalístico contra o próprio estado de coisas, uma frágil barreira de papel em oposição à maré montante de estupidez letrada.Esta obra tem por objetivo documentar aquilo que não pode remediar: o discurso dominante do baixo ventre da intelectualidade brasileira acabou por colorir-se ainda mais, assumindo tons mais ferozes, dogmáticos e arrogantes, que assinalam um progresso substancial da inteligência pátria ladeira abaixo e prenunciam a breve conversão da estupidez verbal em vias de fato.O título deste volume, O imbecil juvenil, alude por um lado àquela observação de René Descartes segundo a qual todos os nossos problemas advêm de que antes de ser adultos fomos crianças; e, por outro, ao consagrado termo gramsciano, tropicalmente adaptado às terras brasílicas a fim de comentar as muitas manifestações da imbecil-coletividade. O leitor que se prepare.

O Sagrado Magistério. Coleção Escola da fé III

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

AQUINO, Felipe

Sinopse

Neste volume propõe-se o conhecimento acerca da importância do Magistério da Igreja. Entre outros assuntos, pretende-se abordar sobre- o que é a Infalibilidade da Igreja e do Papa, o Estado do Vaticano, a Santa Sé, a Cúria Romana, os bens da Igreja,os 265 Papas que a Igreja já teve, os 21 Concílios Ecumênicos que a Igreja já realizou em sua história, a importância do Catecismo da Igreja, o Código de Direito Canônico da Igreja, os Pronunciamentos dogmáticos dos Papas, os documentos sobre a Eucaristia e alguns Pronunciamentos importantes do Papa João Paulo II sobre as seitas, o culto afro, a Renovação Carismática Católica, os divorciados em segundo casamento, dentre outros.

O Brasil e a Nova Ordem Mundial

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

COSTA, Alexandre

Sinopse

Em seu livro anterior; Introdução à Nova Ordem Mundial; Alexandre Costa apresentou-nos os principais personagens ligados aos diversos movimentos de tendências globalistas; trazendo a lume figuras e nomes em grande parte desconhecidos do grande público; mostrando que a idéia de domínio mundial é real e viva. Agora neste novo livro; da mesma maneira didática e direta; o autor dá um passo adiante e nos faz entender; não somente as origens práticas e intelectuais desses mesmos movimentos; mas também seu modus operandi. Alexandre ainda arremata seu trabalho incluindo uma análise; pioneira e impactante; de como o Brasil; em sua história e atualmente; se enquadra no contexto da Nova Ordem Mundial.

Pare de acreditar no governo: por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o estado

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

GARSCHAGEN, Bruno

Sinopse

De João VI a Dilma como surgiu no país a ideia de que o governo é responsável por tudo.

Por qual razão nós brasileiros, apesar de não confiarmos nos políticos, a quem dedicamos insultos dos mais criativos e variados, pedimos que o governo intervenha sempre que surgem problemas? Por que vamos para as ruas protestar contra os políticos e ao mesmo tempo pedir mais Estado – como se este não fosse gerido pelos... políticos? Por que odiamos os políticos e amamos o Estado? Por que chegamos à condição de depender do Estado para quase tudo?

Em Pare de acreditar no governo, Bruno Garschagen busca entender como se formou historicamente no Brasil a ideia de que cabe ao governo resolver todos ou a maioria dos problemas sociais, políticos e econômicos. De Dom João VI a Dilma Rousseff, um compromisso inabalável uniu todos os governantes, inclusive aqueles chamados (erradamente, segundo o autor) de liberais ou neoliberais: a preservação do Estado monumental e mesmo o seu crescimento. Por quê?

Para responder a esse conjunto de questões, o autor vasculha a história política do Brasil desde que os portugueses aqui chegaram até os dias de hoje. Com texto brilhante, leve, bem-humorado e informativo, recorrendo também às explicações de pensadores brasileiros e portugueses, tece uma espécie de conversa entre os intelectuais que refletiram sobre a cultura política do Brasil para narrar a história de um país cuja formação cultural se confunde com a onipresença da burocracia nacional.

Anterior
Próximo