Biblioteca

Filtrar
10 livros que estragaram o mundo e outros cinco que não ajudaram em nada

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

WIKER, Benjamin

Sinopse

Benjamin Wiker, Ph.D. em Ética Teológica e professor em renomadas universidades americanas, como a Thomas Aquinas College, na Califórnia, reúne e analisa quinze livros que considera tão prejudiciais para o desenvolvimento do mundo que afirma, sem rodeios, que hoje estaríamos bem melhor sem eles. A começar pelo clássico de Maquiavel, O Príncipe, o autor faz uma jornada de 450 anos e, depois de passar por escritos de Descartes, Rousseau, Lênin e Hitler, analisa as falácias de pesquisadores tarimbados mais recentes, como Alfred Kinsey, Margaret Mead e Betty Friedan. Sem deixar de argumentar com seriedade e consistência, Wiker ainda nos presenteia com uma linguagem bastante direta e divertida, fazendo-nos lembrar do brilhante ensaísta britânico G. K. Chesterton.

Tolos, fraudes e militantes: pensadores da nova esquerda

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

SCRUTON, Roger

Sinopse

Roger Scruton investiga o que se tornou a esquerda hoje e como a ideologia evoluiu ao longo do século XX, fazendo uma dissecação política devastadora de suas estratégias e de seus objetivos. O grupo identificado como Nova Esquerda — composto de pensadores influentes como Jürgen Habermas, György Lukács e Jacques Derrida — apresentou um deslocamento tático no território do seu exercício de poder, desviando o foco da preocupação com a representação da classe trabalhadora para a proteção de mulheres, LGBTs e imigrantes. Com seu já conhecido estilo, Scruton pacientemente busca desmontar os argumentos da esquerda e, ao explicar as obras em termos usados pelos próprios formuladores, desnuda suas pretensões e suposições.

Manifesto do nada na terra do nunca

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

LOBÃO

Sinopse

Quando aparece um ofendido que se acha no direito de vir me inquirindo com aquela famosa pergunta: “Quem é você?”, eu respondo: Eu sou O Nada, drogado, decadente, matricida, epilético, reacionário, roqueiro.

E como Nada eu vou contar para vocês a história da Terra do Nunca, o Brasil-Peter Pan que se recusa a crescer.

Lobão leva o leitor a pensar por conta própria e prova ser possível – e necessário – divergir com elegância. É, como ele mesmo diz, “chumbo grosso envolto em nuvens de veludo”. Do seu ponto de vista original, Lobão traça uma jornada tragicômica pela estética e a política do Brasil contemporâneo.

Cartas de um diabo a seu aprendiz

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

LEWIS, C. S.

Sinopse

Irônica, astuta, irreverente. Assim pode ser descrita esta obra-prima de C.S. Lewis, dedicada a seu amigo J.R.R. Tolkien.

Um clássico da literatura cristã, este retrato satírico da vida humana, feito pelo ponto de vista do diabo, tem divertido milhões de leitores desde sua primeira publicação, na década de 1940. O livro faz parte da Coleção Especial C.S. Lewis, que conta com um projeto gráfico e tradução aprimorados, além da edição em capa dura.

Cartas de um diabo a seu aprendiz é a correspondência ao mesmo tempo cômica, séria e original entre um diabo e seu sobrinho aprendiz. Revelando uma personalidade mais espirituosa, Lewis apresenta nesta obra best-seller a mais envolvente narrativa já escrita sobre livre arbítrio, fraquezas humanas e tentações — e a superação delas.

O jardim das aflições: de Epicuro à ressurreição de César etc. 4ª ed

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

A tese fundamental deste monumental ensaio é a de que a história do ocidente é marcada pela ideia de Império e de suas sucessivas tentativas de reestruturação; mesmo com roupagens diferentes, há sempre o mesmo objetivo: ampliar os domínios do Império até os limites do mundo visível.

Anterior
Próximo