Biblioteca

Filtrar
O Príncipe

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

MAQUIAVEL, Nicolau

Sinopse

Nesta obra, que é um clássico sobre pensamento político, o grande escritor Maquiavel mostra como funciona a ciência política.

Discorre sobre os diferentes tipos de Estado e ensina como um príncipe pode conquistar e manter o domínio sobre um Estado.

Trata daquilo que é o seu objetivo principal: as virtudes que o governante deve adquirir e os vícios que deve evitar para manter-se no poder.

Maquiavel mostra em O Príncipe que a moralidade e a ciência política são separadas.

Ele aponta a contradição entre governar um Estado e, ao mesmo tempo, levar uma vida moral.

Deus Fala A Seus Filhos

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

AJUDA À IGREJA QUE SOFRE

Sinopse

Em 1979, por ocasião do Ano Internacional da Criança, iniciaram-se as publicações desta pequena colectânea ilustrada de textos bíblicos do Antigo e do Novo Testamento, destinados a serem oferecidos a crianças do Terceiro Mundo. No mesmo ano, “Deus Fala aos seus Filhos” foi doado aos bispos reunidos em Puebla, México, para a Terceira Conferência do Episcopado Latino-americano.

Não é raro que esta pequena Bíblia seja o único livro que as crianças têm, em muitos casos, é usada como material didáctico para a alfabetização e, graças às traduções nas línguas locais, tem ajudado no desenvolvimento da identidade linguística e cultural.

Entre os 135 idiomas que as 40 milhões de cópias de “Deus fala aos seus filhos” estão distribuídas, são particularmente significativas as edições em árabe (490.000 cópias), russo (470.000 cópias), vietnamita (300.000 cópias) e chinês (230.000 cópias). São relevantes também as edições em malayalam para a Índia (350.000 cópias), em hausa para a Nigéria (265.000 cópias) e avmara para a Bolívia (150.000 cópias). No prazo de 1 ano, está prevista a distribuição de mais 1.300.000 cópias e a realização de novas traduções, entre as quais, em maia para o México e gumuzinga para a Etiópia.

O Outono da Idade Média

DisponívelGênero: História

Título

Autor

HUIZINGA, Johan

Sinopse

Um dos grandes clássicos da história cultural ganha nova edição revisada e com aparatos críticos escritos por especialistas. Um dos maiores livros já escritos sobre a Idade Média.

Publicado em 1919, O outono da Idade Média é um dos grandes clássicos da história cultural. Aqui, o medievo é visto na plenitude de seus contrastes, distante do lugar-comum segundo o qual não passaria de uma transição letárgica entre a Antiguidade e o Renascimento.

Neste estudo, o historiador holandês Johan Huizinga utilizou métodos e fontes pouco usuais em sua época para mostrar a vida medieval em sua expressão cultural, artística e religiosa, assim como seus modos de sentir felicidade, sofrimento e afeto.

Entre o passado e o futuro de uma ciência fundada sobre alicerces vacilantes, Huizinga trabalha com as tensões permanentes associadas ao desejo simultâneo de compreender e narrar um período tão rico de nossa história.

Tradução de Francis Petra Janssen.

Introdução de Naiara Damas.

Posfácio de Anton van der Lem.

A cólera dos imbecis. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil. Vol. 10

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Até os anos 60 a esquerda era uma minoria insatisfeita em luta contra o establishment acomodado. Tinha, por isso, alguma mobilidade intelectual, seguia o debate cultural mais amplo e, no mínimo para se posicionar contra, lia atentamente os livros de seus adversários locais e internacionais. à medida que foi se concentrando na luta e depois no exercício do poder, fechou-se em si própria, numa busca obsessiva de autoconfirmação e na reiteração de chavões necessários ao adestramento da militância animalizada, e simplesmente perdeu o pé no mundo da alta cultura. Já não entende o que se fala fora dos seus círculos internos, e, não entendendo, reage com a impulsividade cega e louca de quem nada tem a dizer, só a maldizer. O melhor que tem a objetar ao autor de alguma idéia que lhe desagrada é ensejar que vá preso ou morra. Não tenho dúvida de que, mais cedo ou mais tarde, passarão do desejo à ação, como sempre fizeram em todos os países que governaram e fazem ainda naqueles em que mandam. Georges bernanos já dizia que nada no mundo se compara à cólera dos imbecis.

Como a Igreja Católica construiu a civilização Ocidental

DisponívelGênero: História

Título

Autor

WOODS JR, Thomas E

Sinopse

Se perguntarmos a um estudante universitário o que sabe do contributo da Igreja Católica para a sociedade, a sua resposta talvez se resuma a uma palavra: «opressão», por exemplo, ou «obscurantismo». No entanto, essa palavra deveria ser «civilização». O autor destas páginas, Thomas Woods, doutorado pela Universidade de Columbia, mostra como toda a Civilização Ocidental nasceu e se desenvolveu apoiada nos valores e ensinamentos da Igreja Católica. Em concreto explica, entre muitas outras coisas: • Por que o milagre da ciência moderna e de uma filosofia que levou a razão à sua plenitude só puderam nascer sobre o solo da mentalidade católica; • Como a Igreja criou uma instituição que mudou o mundo: a Universidade; • Como ela nos deu uma arquitetura e umas artes plásticas de beleza incomparável; • Como os filósofos escolásticos desenvolveram os conceitos básicos da economia moderna, que trouxe para o Ocidente uma riqueza sem precedentes; • Como o nosso Direito, garantia da liberdade e da justiça, nasceu em ampla medida do Direito canônico; • Como a Igreja criou praticamente todas as instituições de assistência que conhecemos, dos hospitais à previdência; • Como humanizou a vida, ao insistir durante séculos nos direitos universais do ser humano – tanto dos cristãos como dos pagãos – e na sacralidade de cada pessoa. Num momento em que se propaga uma imagem da Igreja como inimiga dos progressos da ciência e da técnica, e da liberdade do pensamento, este é um livro que desfaz preconceitos, corrige clichês e ensina inúmeras verdades teimosamente omitidas no ensino colegial e universitário.

Anterior
Próximo