Biblioteca

Filtrar
Como vencer um debate sem precisar ter razão em 38 estratagemas (dialética erística)

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

SCHOPENHAUER, Arthur e CARVALHO, Olavo de

Sinopse

O que o leitor tem nas mãos é um tratado de patifaria intelectual. Mas não para uso dos patifes, e sim de suas possíveis vítimas. Trata-se de um receituário de precauções contra a argumentação desonesta, aquele tipo de polêmica interesseira onde o que importa não é provar, mas vencer. Ensina a reconhecer e a desmontar as artimanhas do debatedor capcioso — o sujeitinho que, nada tendo a objetar seriamente às razões do adversário, procura apenas desmoralizá-lo ou confundir a platéia para fazer com que o verdadeiro pareça falso e o falso verdadeiro. Na maior parte dos casos, um homem tanto mais gesticula e dramatiza em defesa de suas opiniões quanto menos está seguro delas por dentro, por não as haver examinado bem. Tradução da “dialética erística” de schopenhauer: daniela caldas e olavo de carvalho introdução, notas e comentários: olavo de carvalho.

Autobiografia

DisponívelGênero: Biografia

Título

Autor

CHESTERTON, Gilbert Keith

Sinopse

Não estou aqui defendendo doutrinas como a do Sacramento da Penitência, e tampouco aquela igualmente atordoante doutrina do amor divino pelo homem. Não estou escrevendo um livre de polemica religiosa, dos quais escrevi vários e dos quais provavelmente irei escrever outras ainda, a menos que seja violentamente detido por amigos e parentes. Estou aqui empenhado a mórbida e aviltante tarefa de estabelecer quais foram realmente os efeitos de tais doutrinas em meus próprios sentimentos e ações. E estou, pela própria natureza da tarefa, especialmente preocupado com o fato de que essas doutrinas me parecem se ligar a toda a minha vida, desde seu princípio, como quaisquer outras doutrinas jamais poderiam, e em especial resolver simultaneamente os dois problemas da minha alegria infantil e da minha permanente cisma de quando garoto. E elas influenciaram especialmente uma ideia principal da minha vida não direi que a doutrina que sempre ensinei, mas a doutrina que eu sempre teria gostado de ensinar. É a ideia de aceitar as coisas com gratidão e de não dá-las sempre por certas e garantidas.

O Príncipe

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

MAQUIAVEL, Nicolau

Sinopse

Nesta obra, que é um clássico sobre pensamento político, o grande escritor Maquiavel mostra como funciona a ciência política.

Discorre sobre os diferentes tipos de Estado e ensina como um príncipe pode conquistar e manter o domínio sobre um Estado.

Trata daquilo que é o seu objetivo principal: as virtudes que o governante deve adquirir e os vícios que deve evitar para manter-se no poder.

Maquiavel mostra em O Príncipe que a moralidade e a ciência política são separadas.

Ele aponta a contradição entre governar um Estado e, ao mesmo tempo, levar uma vida moral.

A mesa da Palavra I: elenco das leituras da missa, com comentários de J. Aldazábal

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

ALDAZÁBAL, J.

Sinopse

A coleção "Comentários" apresenta as introduções dos livros litúrgicos, acompanhadas de comentários, ao pé da página, os quais alargam a compreensão teológica e ampliam as possibilidades de uma prática litúrgica mais enriquecedora./nA liturgia cristã, em continuidade, aliás, com as celebrações judaicas, e em virtude do caráter que reconhece ao culto, em espírito e verdade, sempre deu grande ênfase à proclamação da Palavra, a partir da leitura de trechos selecionados dos livros sagrados./nTal ênfase é compreensível, dado o caráter simbólico de todo culto cristão, em que palavras e gestos são significativos de realidades de outra ordem, as quais constituem a natureza dos laços espirituais que nos unem a Deus e uns aos outros./nUma certa incompreensão desse caráter simbólico do culto nos levou a uma religiosidade sacramentalista, que privilegia a materialidade das palavras e a eficácia do gesto em prejuízo da realidade significada. A reforma litúrgica operada pelo Vaticano II está em grande parte baseada na compreensão da Palavra de Deus pelo povo que celebra e, por isso mesmo, dá grande importância às leituras./nEste volume I do livro A Mesa da palavra, traz a introdução ao Lecionário, chamada Elenco das leituras da missa, aqui reproduzida e comentada pelo saudoso liturgista José Aldazábal, nos ajuda a conhecer e aprofundar as razões que levaram a estruturar, de um modo concreto, a proclamação da Palavra de Deus no Ano Litúrgico, a compreender as direções e critérios que foram seguidos na seleção de leituras e as condições para que a celebração seja proveitosa para todos.

Cristianismo puro e simples

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

LEWIS, C. S.

Sinopse

Em um dos períodos mais sombrios da humanidade, a Segunda Guerra Mundial, C.S. Lewis foi convidado pela BBC a fazer uma série de palestras pelo rádio com o intuito de explicar bases da fé cristã de forma simples e clara. Mais tarde, ajustado pelo próprio Lewis, esse material daria origem a Cristianismo puro e simples, um grande clássico da literatura cristã.

Na obra mais popular e acessível de seu legado, Lewis apresenta os principais elementos da cosmovisão cristã e seus princípios básicos, gradativamente conduzindo o leitor a temas mais profundos e complexos, provocando reflexão e debate. Nesta edição especial da coleção C.S. Lewis, com capa dura e tradução de uma das maiores especialistas em Lewis do Brasil, você vai encontrar as palavras que encorajaram e fortaleceram milhares de ouvintes em tempos de guerra ― e ainda reverberam mais de 70 anos depois.

Anterior
Próximo