Biblioteca

Filtrar
Vem pra rua: a história do movimento popular que mobilizou o Brasil

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CHEQUER, Rogerio e BUTTERFIELD, Colin

Sinopse

O Movimento Vem Pra Rua mobilizou e continua motivando milhões de brasileiros a fazer grandes mudanças na política do país. Olhando a multidão nas ruas gritando contra a corrupção, exigindo reformas e pedindo justiça, é difícil imaginar como isso tudo começou: duas pessoas que pensaram um Brasil melhor, dividiram com outros seus ideais e partiram para a ação.

A história deste livro é a história da construção desse movimento. É sobre como o desejo de mudar começou, viralizou,

ganhou mentes e apoios. Como se multiplicaram as convocações via redes sociais. Como os políticos foram pressionados. Como o Vem Pra Rua ajudou a criar uma nova cidadania. Cada um que se indignou com os desvios nos rumos da nação – e demonstrou essa indignação – faz parte desses novos tempos. E, de um jeito ou de outro, vai se encontrar neste livro.

A Nova Era e revolução cultural: Fritjof Capra e Antonio Gramsci - 4ª ed.

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

“A ‘Nova Era’ da qual Fritjof Capra se tornou festejado porta-voz e a ‘Revolução Cultural’ de Antonio Gramsci têm algo em comum: ambas pretendem introduzir no espírito humano modificações vastas, profundas e irreversíveis. Ambas convocam à ruptura com o passado, e propõem à humanidade um novo céu e uma nova terra. A primeira vem alcançando imensa repercussão nos círculos científicos e empresariais brasileiros. A segunda, sem fazer tanto barulho, exerce há três décadas uma influência marcante no c urso da vida política e cultural neste país. Nenhuma das duas foi jamais submetida ao mais breve exame crítico. Aceitas por mera simpatia à primeira vista, penetram, propagam-se, ganham poder sobre as consciências, tornam-se forças decisivas na condução da vida de milhões de pessoas que jamais ouviram falar delas, mas que padecem os efeitos do seu impacto cultural. Para os adeptos e propagadores conscientes das duas novas propostas, nada mais reconfortante do que a passividade atônita com que o público letrado brasileiro tudo recebe, tudo admite, tudo absorve e copia, com aquele talento para a imitação maquinal que compensa a falta de verdadeira inteligência”.

A mesa da Palavra I: elenco das leituras da missa, com comentários de J. Aldazábal

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

ALDAZÁBAL, J.

Sinopse

A coleção "Comentários" apresenta as introduções dos livros litúrgicos, acompanhadas de comentários, ao pé da página, os quais alargam a compreensão teológica e ampliam as possibilidades de uma prática litúrgica mais enriquecedora./nA liturgia cristã, em continuidade, aliás, com as celebrações judaicas, e em virtude do caráter que reconhece ao culto, em espírito e verdade, sempre deu grande ênfase à proclamação da Palavra, a partir da leitura de trechos selecionados dos livros sagrados./nTal ênfase é compreensível, dado o caráter simbólico de todo culto cristão, em que palavras e gestos são significativos de realidades de outra ordem, as quais constituem a natureza dos laços espirituais que nos unem a Deus e uns aos outros./nUma certa incompreensão desse caráter simbólico do culto nos levou a uma religiosidade sacramentalista, que privilegia a materialidade das palavras e a eficácia do gesto em prejuízo da realidade significada. A reforma litúrgica operada pelo Vaticano II está em grande parte baseada na compreensão da Palavra de Deus pelo povo que celebra e, por isso mesmo, dá grande importância às leituras./nEste volume I do livro A Mesa da palavra, traz a introdução ao Lecionário, chamada Elenco das leituras da missa, aqui reproduzida e comentada pelo saudoso liturgista José Aldazábal, nos ajuda a conhecer e aprofundar as razões que levaram a estruturar, de um modo concreto, a proclamação da Palavra de Deus no Ano Litúrgico, a compreender as direções e critérios que foram seguidos na seleção de leituras e as condições para que a celebração seja proveitosa para todos.

Introdução à Nova Ordem Mundial

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

COSTA, Alexandre

Sinopse

"O livro de Alexandre Costa, Introdução à Nova Ordem Mundial, poderia levar o título de 'O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota útil do globalismo'. Condensa e ordena, numa linguagem simples e clara, as informações e as fontes essencial sobre a elite globalista ocidental, seus planos, sua mentalidade, seus meios de ação. Muito bom mesmo". - Olavo de Carvalho "Ler Introdução à Nova Ordem Mundial é como tomar a pílula vermelha de Matrix: absolutamente perturbador... e sem volta!". - Flabia Barros Ximenes "Frente a uma realidade diferente do esperado, inferior aos anseios ou mesmo quando oposta ao consenso, as pessoas tendem a reagir de duas maneiras diferentes, que costumam corresponder a traços da sua personalidade e do seu caráter. A forma correta de reação, no meu entender, é aquela que procura primeiro compreender a mensagem para então remetê-la à experiência pessoal e à realidade. A outra forma de encarar o espanto de se deparar com um mundo diferente do que seus gurus insistem em repetir é desprezar a mensagem antes mesmo de conhecê-la e, assim que possível, pregar-lhe o rótulo de 'teoria da conspiração'. Para os primeiros acredito que o livro possa ser útil de alguma forma". - o autor.

O homem eterno

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

CHESTERTON, Gilbert Keith

Sinopse

"A verdade mais simples sobre o homem é que ele é um ser muito estranho; quase que no sentido de ser um estrangeiro na terra.

Com toda a sobriedade, pode-se dizer que ele tem bem mais da aparência externa de alguém a trazer hábitos estrangeiros de uma outra terra do que da aparência de mero desenvolvimento desta terra. Ele tem uma vantagem injusta e uma desvantagem injusta.

Ele não pode dormir só com a sua própria pele; ele não pode confiar em seus próprios instintos. Ele é ao mesmo tempo um criador movendo as suas mãos e dedos miraculosos e uma espécie de aleijado. Ele está enrolado em ataduras artificiais chamadas roupas; ele está escorado em muletas artificiais chamadas mobília. A sua mente tem as mesmas liberdades duvidosas e as mesmas limitações selvagens.

Único entre todos os animais, ele é sacudido com a bela loucura chamada riso; como se ele tivesse percebido algum segredo na forma mesma do universo, escondida do próprio universo. Único entre todos os animais, ele sente a necessidade de desviar os seus pensamentos das realidades básicas de sua existência corporal; de escondê-los como se na presença de alguma possibilidade mais alta que cria o mistério da vergonha."

— G. K. Chesterton

Anterior
Próximo