Biblioteca

Filtrar
Os Pais Apostólicos

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

LIGHTFOOT, J.B

Sinopse

Os Pais Apostólicos é uma das mais importantes obras religiosas e possui escritos de teólogos cristãos seguidores dos Doze Apóstolos. Nele os estudiosos abordam a eclesiologia, sendo um exemplo dos estudos teológicos dos primeiros cristãos, discorrendo sobre a hierarquia da igreja, a sua origem, moralidade e disciplina, itens que norteiam a cristandade e são referência para fiéis e estudiosos até os dias atuais, e ainda representam importante valor histórico.

Aristóteles em nova perspectiva. Introdução à teoria dos quatro discursos

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Há embutida nas obras de Aristóteles uma idéia medular, que escapou à percepção de quase todos os seus leitores e comentaristas, da Antiguidade até hoje. Mesmo aqueles que a perceberam – e foram apenas dois, que eu saiba, ao longo dos milênios – limitaram-se a anotá-la de passagem, sem lhe atribuir explicitamente uma importância decisiva para a compreensão da filosofia de Aristóteles.

No entanto, ela é a chave mesma dessa compreensão, se por compreensão se entende o ato de captar a unidade do pensamento de um homem desde suas próprias intenções e valores, em vez de julgá-lo de fora ato que implica respeitar cuidadosamente o inexpresso e o subentendido, em vez de sufocá-lo na idolatria do “texto” coisificado, túmulo do pensamento. A essa idéia denomino Teoria dos Quatro Discursos. Pode ser resumida em uma frase: o discurso humano é uma potência única, que se atualiza de quatro maneiras diversas: a poética, a retórica, a dialética e a analítica (lógica).

A Bíblia no meu dia-a-dia

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

ABIB, Jonas

Sinopse

A Palavra de Deus, materializada no livro da Bíblia, é uma dádiva para toda a humanidade e para cada um de nós, de maneira muito especial. Contudo, a fim de crescermos em amor com relação à Palavra, é preciso treino e persistência.

Em A Bíblia no meu dia-a-dia, Monsenhor Jonas Abib apresenta um excelente método capaz de nos fazer vencedores nessa tarefa. É um "livro de receitas" para todos aqueles que desejam o conhecimento da Palavra de Deus, a intimidade com o seu coração e um encontro verdadeiro com o Senhor.

Cartas de um diabo a seu aprendiz

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

LEWIS, C. S.

Sinopse

Irônica, astuta, irreverente. Assim pode ser descrita esta obra-prima de C.S. Lewis, dedicada a seu amigo J.R.R. Tolkien.

Um clássico da literatura cristã, este retrato satírico da vida humana, feito pelo ponto de vista do diabo, tem divertido milhões de leitores desde sua primeira publicação, na década de 1940. O livro faz parte da Coleção Especial C.S. Lewis, que conta com um projeto gráfico e tradução aprimorados, além da edição em capa dura.

Cartas de um diabo a seu aprendiz é a correspondência ao mesmo tempo cômica, séria e original entre um diabo e seu sobrinho aprendiz. Revelando uma personalidade mais espirituosa, Lewis apresenta nesta obra best-seller a mais envolvente narrativa já escrita sobre livre arbítrio, fraquezas humanas e tentações — e a superação delas.

Os histéricos no poder. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil. Vol. 8

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Olavo de Carvalho é correspondente do Diário do Comércio nos EUA desde 2005 e publica periodicamente a coluna Mundo Real. Ao longo de duas décadas, apesar de uma vida agitada de jornalista, escritor, conferencista e professor, elaborou uma sofisticada filosofia política, cuja aplicação prática encontramos em seus artigos para o Diário do Comércio que a VIDE Editorial reuniu nessas Cartas de um terráqueo ao planeta Brasil. Neste oitavo volume, Os histéricos no poder, apresentamos todos os artigos e editoriais publicados em 2012. Nele, encontramos não apenas o noticiário faltante em nossa imprensa sobre o que acontece nos EUA, mas longas análises da situação política brasileira, da conjuntura internacional e não raras lições de filosofia e ciências humanas. Sobre o autor: Olavo de Carvalho nasceu em Campinas em 1947. É filósofo, educador, escritor e jornalista. Sua militância jornalística é intensa, mas não se confunde com o mero comentário opinioso das notícias do dia. Pelo contrário, seu trabalho como jornalista é a expressão mais superficial de uma profunda e longa investigação filosófica, que se desenvolve longe da agitação cotidiana, no silêncio meditativo em que o filósofo se guarda não somente para observar os fatos, mas também para contemplar os princípios e conceitos que lhes dão inteligibilidade.

Anterior
Próximo