Biblioteca

Filtrar
O livro politicamente incorreto da esqueda e do socialismo

DisponívelGênero: História

Título

Autor

WILLIAMSON, Kevin D

Sinopse

No livro politicamente incorreto da esquerda e do Socialismo, Kevin D. Williamson prova que o socialismo é militarista e ultranacionalista; degrada o meio ambiente; só beneficia os detentores do poder; não deu certo nem em paraísos socialistas como a Suécia; e está até infiltrado em algumas economias ocidentais, notavelmente a dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo que fala das incoerências e falhas do sistema socialista, o livro mostra que, ao contrário do que muitos pensam, o socialismo está mais presente na nossa vida do que imaginamos.

Vida e Milagres de São Bento

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

GREGÓRIO MAGNO, São

Sinopse

Quando São Bento faleceu, no ano de 547, sua obra gloriosa e fecunda apenas estava começando. O grande Patriarca dos Monges do Ocidente haveria de realizar postumamente, por meio de seus filhos Beneditinos, uma obra civilizadora e evangelizadora colossal.

Sua vida admirável, escrita no ano de 593 por um quase contemporâneo seu, o Papa São Gregório Magno, ainda hoje encanta e edifica. As perfumadas e maravilhosas linhas traçadas pela pena inspirada de São Gregório Magno têm feito um real bem espiritual a todos que as leem.

Com certeza esse livro maravilhoso irá elevar a sua vida espiritual e aumentar a sua fé!!

1984

DisponívelGênero: Literatura

Título

Autor

ORWELL, George

Sinopse

Publicado pela primeira vez em 1949, apenas um ano antes da morte de seu autor, 1984 tornou-se um clássico moderno que nos alerta que o autoritarismo (não importa onde se origine) pode ser muito mais assustador do que monstros assassinos ou extraterrestres famintos.

Em suas páginas, conhecemos Winston Smith, funcionário público que vive como outros milhões de cidadãos em Oceânia, dominada por um governo extremista, que controla com mãos de ferro a sociedade em todas as esferas imagináveis. Vigiado a todo tempo pelo Grande Irmão, uma entidade onipresente, Winston amarga o desconforto de uma realidade cuidadosamente fabricada a fim de manter a sociedade em estado de constante paranoia e ignorância. Reagir é preciso, mas como parar as engrenagens de um sistema que tudo manipula, da verdade ao amor?

Como vencer um debate sem precisar ter razão

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

SCHOPENHAUER, Arthur e CARVALHO, Olavo de

Sinopse

O que o leitor tem nas mãos é um tratado de patifaria intelectual. Mas não para uso dos patifes, e sim de suas possíveis vítimas. Trata-se de um receituário de precauções contra a argumentação desonesta, aquele tipo de polêmica interesseira onde o que importa não é provar, mas vencer. Ensina a reconhecer e a desmontar as artimanhas do debatedor capcioso — o sujeitinho que, nada tendo a objetar seriamente às razões do adversário, procura apenas desmoralizá-lo ou confundir a platéia para fazer com que o verdadeiro pareça falso e o falso verdadeiro. Na maior parte dos casos, um homem tanto mais gesticula e dramatiza em defesa de suas opiniões quanto menos está seguro delas por dentro, por não as haver examinado bem. Tradução da “dialética erística” de schopenhauer: daniela caldas e olavo de carvalho introdução, notas e comentários: olavo de carvalho.

A revolução dos bichos

DisponívelGênero: Literatura

Título

Autor

ORWELL, George

Sinopse

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, A revolução dos bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.

Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto. Depois das profundas transformações políticas que mudaram a fisionomia do planeta nas últimas décadas, a pequena obra-prima de Orwell pode ser vista sem o viés ideológico reducionista. Mais de sessenta anos depois de escrita, ela mantém o viço e o brilho de uma alegoria perene sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão dos grandes projetos de revolução política. É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens. Escrito com perfeito domínio da narrativa, atenção às minúcias e extraordinária capacidade de criação de personagens e situações, A revolução dos bichos combina de maneira feliz duas ricas tradições literárias: a das fábulas morais, que remontam a Esopo, e a da sátira política, que teve talvez em Jonathan Swift seu representante máximo. "A melhor sátira já escrita sobre a face negra da história moderna." Malcolm Bradbury "Um livro para todos os tipos de leitor, seu brilho ainda intacto depois de sessenta anos." Ruth Rendell

Anterior
Próximo