Biblioteca

Filtrar
Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs, as manifestações que tomaram as ruas do Brasil

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

MORGENSTEIN, Flávio

Sinopse

Um livro fundamental para entender as manifestações de Junho de 2013

Neste notável e corajoso livro de estreia, desde já leitura obrigatória para o entendimento do Brasil, Flavio Morgenstern cumpre o que o título promete: desnuda sem dó, mais do que as "jornadas de junho" de 2013 em si, o espírito da insurreição e o cenário e os interesses que a incubaram.

Valendo-se de sua consistente cultura política, sólida noção de tempo histórico, leitura (e releitura) arguta do noticiário, memória incorruptível, prosa abundante e humor desconcertante, o autor investiga e destrincha – com técnica original e abordagem inédita – aquela imensa onda de manifestações, tão imediatamente comprada como histórica quanto ainda hoje incompreendida.

Ponerologia: psicopatas no poder

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

LOBACZEWSKI, Andrew

Sinopse

Não é preciso nenhum estudo especial para saber que, invariavelmente, o discurso comunista, pró-comunista ou esquerdista é cem por cento baseado na exploração da compaixão e da culpa. Isso é da experiência comum.

Mas o que o dr. Lobaczewski e seus colaboradores descobriram foi muito além desse ponto. Eles descobriram, em primeiro lugar, que só uma classe psicopatas tem a agressividade mental suficiente para se impor a toda uma sociedade por esse meios. Segundo: descobriram que, quando os psicopatas dominam, a insensitividade moral se espalha por toda a sociedade, roendo o tecido das relações humanas e fazendo da vida um inferno. Terceiro: descobriram que isso acontece não porque a psicopatia seja contagiosa, mas porque aquelas mentes menos ativas que, meio às tontas, vão se adaptando às novas regras e valores, se tornam presas de uma sintomalogia claramente histéria, ou histeriforme. O histérico não diz o que sente, mas passa a sentir aquilo que disse - e, na medida em que aquilo que disse é a cópia de fórmulas prontas espalhadas na atmosfera como gases onipresentes, qualquer empenho de chamá-lo de volta às suas perpecções reais abala de tal modo a sua segurança psicológica emprestada, que acaba sendo recebido como uma ameaça, uma agressão, um insulto. - Olavo de Carvalho (trecho do prefácio)

Esquerda caviar

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CONSTANTINO, RODRIGO

Sinopse

O livro é sobre aquilo que tradicionalmente se chamou de “esquerda festiva” – que o autor atualiza e renomeia para “esquerda caviar” – e trata da associação histórica entre ícones da cultura (Chico Buarque, por exemplo) e líderes autoritários/populistas (Fidel, Hugo Chavez); entre elite econômica (George Soros) e causas politicamente corretas (meio ambiente, aquecimento global). Embora escorado em ampla bibliografia e em evidente estudo, o livro tem um caráter essencial de provocação e de chamada à discussão.

Vida e Milagres de São Bento

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

GREGÓRIO MAGNO, São

Sinopse

Quando São Bento faleceu, no ano de 547, sua obra gloriosa e fecunda apenas estava começando. O grande Patriarca dos Monges do Ocidente haveria de realizar postumamente, por meio de seus filhos Beneditinos, uma obra civilizadora e evangelizadora colossal.

Sua vida admirável, escrita no ano de 593 por um quase contemporâneo seu, o Papa São Gregório Magno, ainda hoje encanta e edifica. As perfumadas e maravilhosas linhas traçadas pela pena inspirada de São Gregório Magno têm feito um real bem espiritual a todos que as leem.

Com certeza esse livro maravilhoso irá elevar a sua vida espiritual e aumentar a sua fé!!

Como vencer um debate sem precisar ter razão em 38 estratagemas (dialética erística)

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

SCHOPENHAUER, Arthur e CARVALHO, Olavo de

Sinopse

O que o leitor tem nas mãos é um tratado de patifaria intelectual. Mas não para uso dos patifes, e sim de suas possíveis vítimas. Trata-se de um receituário de precauções contra a argumentação desonesta, aquele tipo de polêmica interesseira onde o que importa não é provar, mas vencer. Ensina a reconhecer e a desmontar as artimanhas do debatedor capcioso — o sujeitinho que, nada tendo a objetar seriamente às razões do adversário, procura apenas desmoralizá-lo ou confundir a platéia para fazer com que o verdadeiro pareça falso e o falso verdadeiro. Na maior parte dos casos, um homem tanto mais gesticula e dramatiza em defesa de suas opiniões quanto menos está seguro delas por dentro, por não as haver examinado bem. Tradução da “dialética erística” de schopenhauer: daniela caldas e olavo de carvalho introdução, notas e comentários: olavo de carvalho.

Anterior
Próximo