Biblioteca

Filtrar
Reflexões sobre a vaidade dos homens

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

AIRES, Matias

Sinopse

Neste livro o autor faz reflexões sobre o comportamento dos indivíduos analisando a vaidade de vários pontos de vista, que considera a maior paixão da humanidade e motivo pela vivência superficial pautada pelo mostrar e não pelo ser, influenciando atitudes que transcendem a razão. As vaidades são a base da vida, dos limites humanos, das virtudes e o entendimento de todo o Universo na obra de Matias Aires.

Reflexões sobre a revolução na França

DisponívelGênero: História

Título

Autor

BURKE, Edmund

Sinopse

“Foram escritas várias obras antirrevolucionárias sobre a Revolução. Burke escreveu um livro revolucionário contra a Revolução”. – Novalis (1772-1801) –

“[…] a Revolução Francesa é a mais espantosa que aconteceu até agora no mundo. As coisas mais surpreendentes foram produzidas, em mais de um caso, pelos meios mais absurdos e ridículos; nos modos mais ridículos, e, aparentemente, pelos mais vis instrumentos. Tudo parece fora do natural neste estranho caos de leviandade e ferocidade, onde todas as espécies de crimes misturam-se com todas as espécies de loucuras. Em vista dessa monstruosa cena tragicômica, necessariamente as paixões mais opostas se sucedem e, às vezes, se misturam, fazendo-nos passar do desprezo à indignação, do riso às lágrimas, do desprezo ao horror.”

Definidas pioneiramente pelo político, jurista e historiador escocês James Mackintosh (1765-1832) como um “manifesto da contrarrevolução”, e descritas pelo historiador A. Cobban (1901-1968) como “o maior e o mais influente panfleto político jamais escrito, e uma contribuição clássica para a teoria política da civilização ocidental”, eis as Reflexões sobre a Revolução na França, de Edmund Burke (1730-1797), publicadas em primeiro de novembro de 1790.

Desde então, duas questões têm inquietado os leitores da obra. A primeira procura entender as razões que levaram um político e intelectual de histórico liberal, como Burke (defensor da causa dos católicos irlandeses, dos colonos norte-americanos e do povo indiano contra os diversos abusos das autoridades britânicas), a odiar tão radicalmente a Revolução na França.

E num momento em que, como bem notou o historiador E. Halévy, “era uma ilusão compartilhada por todos os simpáticos à França na Inglaterra que a Revolução de 1789 era uma revolução de tipo inglês, uma imitação da revolução de 1688 e inspirada nas ideias inglesas”.

Em segundo lugar, e na esteira da primeira questão, por que o tom agressivo e veemente da obra, que levou um filósofo liberal como Isaiah Berlin a caracterizar seu autor como um inimigo da Ilustração?

Este livro representa não somente a obra fundadora do moderno conservadorismo político, como avança em alguns dos principais conceitos: seja da crítica filosófica ao totalitarismo, seja da crítica historiográfica revisionista à Revolução Francesa da segunda metade do século XX.

A província: estudo sobre a descentralização do Brasil

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

BASTOS, Tavares

Sinopse

This is a reproduction of a book published before 1923. This book may have occasional imperfections such as missing or blurred pages, poor pictures, errant marks, etc. that were either part of the original artifact, or were introduced by the scanning process. We believe this work is culturally important, and despite the imperfections, have elected to bring it back into print as part of our continuing commitment to the preservation of printed works worldwide. We appreciate your understanding of the imperfections in the preservation process, and hope you enjoy this valuable book.

Para mim, o viver é Cristo. Paulo de Tarso

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

FLORES, José H. Prado

Sinopse

Para mim, o viver é Cristo nos mostra cada um dos passos de Paulo de Tarso rumo à conversão para o cristianismo. A partir da revelação no caminho de Damasco – quando o então inimigo dos cristãos é despertado da cegueira que o acometia –, o apóstolo se abre para a verdade da salvação em Cristo e torna-se um dos maiores defensores da fé cristã. Descobre por meio dela um Deus misericordioso que se coloca como Pai cheio de amor em busca de seus filhos pecadores onde quer que eles estejam. O apóstolo nos é apresentado aqui como um espelho para a nossa conversão, mostrando que se seguirmos o ensinamento do mestre Jesus, como ele assim o fez, poderemos alcançar a salvação.

Os EUA e a Nova Ordem Mundial. 2ª ed.

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Quais são os fatores e os atores históricos, políticos, ideológicos e econômicos que definem atualmente a dinâmica e a configuração do poder no mundo e qual a posição dos Estados Unidos da América no que é conhecido como Nova Ordem Mundial? Essa é a pergunta que o cientista político russo Alexandre Dugin e o filósofo brasileiro Olavo de Carvalho procuram responder nesse debate, que atingiu momentos acalorados e polêmicos. Partindo de posições radicalmente diversas, cada autor esclarece como vê o atual conflito de interesses no plano internacional, elucidando quem são seus principais atores e quais as forças e objetivos envolvidos. No final, os dois debatedores não chegam a um acordo e o grande vencedor é o leitor, que sai do debate com uma visão mais abrangente da política internacional e da luta pelo poder que está sendo travada para a formação da Nova Ordem Mundial.

Anterior
Próximo