Biblioteca

Filtrar
Filhos e pais: sabedoria e orientação para os pais

DisponívelGênero: Educação

Título

Autor

SHEEN, Fulton

Sinopse

"Os pais cometem o maior erro de suas vidas quando igualam liberdade com amor nas relações com seus filhos, ou quando dizem: "Mas se eu não deixasse o João fazer o que quisesse, me faltaria amor por ele". Ou: "Por que eu deveria ensinar a ele algum princípio moral ou religião? Esperemos atà que ele seja velho o suficiente para decidir por si". Mas, segundo a mesma lógica, por que os pais sempre deveriam ensinar português aos filhos? Por que não esperar atà que completem vinte e um anos e então deixar que decidam qual idioma querem aprender? Por que impor hábitos de limpeza, polidez ou honestidade? Todos os pais que se eximem de exercer controle e disciplina inteligentes sobre seus filhos são pragas sociais muito antes de seus filhos se tornarem delinquentes.Que imenso Saara separa o mundo ocidental, no qual a liberdade à identificada com o sentimentalismo, do mundo comunista, onde a liberdade à identificada com a tirania. Em um caso, há liberdade sem lei e, no outro, lei sem liberdade. Somente aqueles que têm firmeza moral podem compreender a verdade básica de que amor implica liberdade, mas nem toda liberdade implica amor".

Concepção católica da política

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

MEINVILLE, Julio

Sinopse

Concepção católica da política: um livro de pedagogia política, escrito por um mestre, pai e pastor, por um sacerdote de Cristo, para os jovens leigos que precisam de critérios guiados pela doutrina católica na grande obra de "buscar o reino de Deus tratando das realidades temporais e ordenando-as segundo Deus... para iluminar e ordenar de tal modo as realidades temporais, a que estão estreitamente ligados, que elas sejam sempre feitas segundo Cristo e progridam e glorifiquem o Criador e Redentor" (Concílio Vaticano II, Lumen Gentium IV, 31)

A revolução dos bichos

DisponívelGênero: Literatura

Título

Autor

ORWELL, George

Sinopse

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, A revolução dos bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.

Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto. Depois das profundas transformações políticas que mudaram a fisionomia do planeta nas últimas décadas, a pequena obra-prima de Orwell pode ser vista sem o viés ideológico reducionista. Mais de sessenta anos depois de escrita, ela mantém o viço e o brilho de uma alegoria perene sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão dos grandes projetos de revolução política. É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens. Escrito com perfeito domínio da narrativa, atenção às minúcias e extraordinária capacidade de criação de personagens e situações, A revolução dos bichos combina de maneira feliz duas ricas tradições literárias: a das fábulas morais, que remontam a Esopo, e a da sátira política, que teve talvez em Jonathan Swift seu representante máximo. "A melhor sátira já escrita sobre a face negra da história moderna." Malcolm Bradbury "Um livro para todos os tipos de leitor, seu brilho ainda intacto depois de sessenta anos." Ruth Rendell

A Bíblia no meu dia-a-dia

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

ABIB, Jonas

Sinopse

A Palavra de Deus, materializada no livro da Bíblia, é uma dádiva para toda a humanidade e para cada um de nós, de maneira muito especial. Contudo, a fim de crescermos em amor com relação à Palavra, é preciso treino e persistência.

Em A Bíblia no meu dia-a-dia, Monsenhor Jonas Abib apresenta um excelente método capaz de nos fazer vencedores nessa tarefa. É um "livro de receitas" para todos aqueles que desejam o conhecimento da Palavra de Deus, a intimidade com o seu coração e um encontro verdadeiro com o Senhor.

Comentário às cartas de S. Paulo 1

DisponívelGênero: Religião

Título

Sinopse

A obra em questão é o primeiro dos três tomos que abarcarão a totalidade do comentário de São João Crisóstomo (347-407 d.C.) ao corpus paulinum, isto é, às catorze cartas paulinas arroladas no cânon católico. São João Crisóstomo representa um dos maiores intérpretes do pensamento de São Paulo para o Oriente cristão.

Anterior
Próximo