Biblioteca

Filtrar
Inquérito do fim do mundo: o apagar das luzes do Direito Brasileiro

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

PIOVESAN, Cláudia (Org)

Sinopse

Há tempos venho repetindo, como uma espécie de mantra: - o crime sem castigo leva ao castigo sem crime. Uma das bem-aventuranças do Sermão da Montanha diz respeito à justiça: "Bem-aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados." (Mt 5, 6) Isso significa que a justiça é um anseio que habita o coração do homem. Obrigar o homem a viver sem justiça é como tentar fazê-lo viver sem coração.

O progresso da ignorância. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil. Vol. 9

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Estamos tão habituados a ouvir falar de “progresso do conhecimento”, que não nos damos conta de que essa expressão não é um conceito descritivo, a tradução verbal de uma realidade, e sim apenas uma figura de linguagem, uma metonímia, por trás da qual não há senão uma impressão confusa e até mesmo enganosa. “Conhecimento”, a rigor, só existe na mente de quem conhece, no instante e no grau em que conhece. Mas em que medida o homem que está desorientado no meio de uma massa de informações tem real “conhecimento” dela? O “progresso do conhecimento” implica necessariamente o concomitante aumento da ignorância. E, quando a ignorância e o conhecimento se mesclam de maneira inseparável, é a ignorância que predomina, pois é ela que determina a forma do conjunto. Não é preciso dizer que, levada ao seu extremo, a impossibilidade de discernir conhecimento e ignorância põe em risco não somente a segurança da civilização, mas a própria integridade da inteligência humana.

A democracia na América

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

TOCQUEVILLE, Alexis de

Sinopse

Em maio de 1831, Alexis de Tocqueville foi enviado aos Estados Unidos pelo governo francês para estudar o sistema prisional americano.

Seu relatório foi apresentado após nove meses de viagem, mas foram suas demais anotações sobre economia e política que resultaram nesta obra, publicada originalmente em dois volumes.

O primeiro, de 1835, sobre leis e costumes do país, e o segundo, de 1840, sobre os sentimentos e opiniões do autor a respeito de sua viagem.Os dois tomos estão reunidos nesta edição.

Tocqueville a princípio destaca a igualdade de condições, seja financeira ou intelectual, da qual gozavam os americanos.

O autor descreve o sistema de herança, a universalidade da educação básica e, até mesmo, os recursos financeiros e educacionais dos imigrantes fundadores do país como fatores que contribuíram para essa igualdade.

A Democracia na América é a fotografia da energia pela participação política de uma nação em seus primeiros passos.

Tocqueville faz ainda uma predição dos Estados Unidos e da Rússia como as grandes potências do século seguinte.

Um clássico indispensável para os apreciadores de História, Política e Ciências Sociais.

Sou católico, vivo minha fé

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

CNBB

Sinopse

Destinado a ajudar os católicos a conhecerem melhor os fundamentos da fé e da vida cristã católica. O texto traz exposições breves e essenciais sobre aquilo que os católicos creem, como rezam e como são chamados a viver. No final, aparecem algumas respostas.

O Código dos homens

DisponívelGênero: Miscelânia

Título

Autor

DONOVAN, Jack

Sinopse

Este livro é uma resposta à pergunta: "O que é masculinidade?". Se ser homem é adotar certo comportamento e se há um comportamento a se adotar para ser um homem, qual é o código que o rege? "Qual é o Código dos Homens?" Há décadas que as pessoas têm falado de uma "crise" da masculinidade. Nossos líderes criaram um mundo apesar dos homens, um mundo que se recusa a aceitá-los como eles são e que não está nem aí para o que querem. Nosso mundo pede aos homens que mudem "para melhor", mas o que oferece em troca é menos valioso para eles que o que tinham seus pais e avôs. Os porta-vozes do mundo futuro exortam os homens a abandonarem os antigos hábitos e tomarem um novo rumo. Mas que rumo é esse e aonde ele conduz?

Anterior
Próximo