Biblioteca

Filtrar
A província: estudo sobre a descentralização do Brasil

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

BASTOS, Tavares

Sinopse

This is a reproduction of a book published before 1923. This book may have occasional imperfections such as missing or blurred pages, poor pictures, errant marks, etc. that were either part of the original artifact, or were introduced by the scanning process. We believe this work is culturally important, and despite the imperfections, have elected to bring it back into print as part of our continuing commitment to the preservation of printed works worldwide. We appreciate your understanding of the imperfections in the preservation process, and hope you enjoy this valuable book.

A cólera dos imbecis. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil. Vol. 10

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Até os anos 60 a esquerda era uma minoria insatisfeita em luta contra o establishment acomodado. Tinha, por isso, alguma mobilidade intelectual, seguia o debate cultural mais amplo e, no mínimo para se posicionar contra, lia atentamente os livros de seus adversários locais e internacionais. à medida que foi se concentrando na luta e depois no exercício do poder, fechou-se em si própria, numa busca obsessiva de autoconfirmação e na reiteração de chavões necessários ao adestramento da militância animalizada, e simplesmente perdeu o pé no mundo da alta cultura. Já não entende o que se fala fora dos seus círculos internos, e, não entendendo, reage com a impulsividade cega e louca de quem nada tem a dizer, só a maldizer. O melhor que tem a objetar ao autor de alguma idéia que lhe desagrada é ensejar que vá preso ou morra. Não tenho dúvida de que, mais cedo ou mais tarde, passarão do desejo à ação, como sempre fizeram em todos os países que governaram e fazem ainda naqueles em que mandam. Georges bernanos já dizia que nada no mundo se compara à cólera dos imbecis.

Imitação de Cristo

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

KEMPIS, Tomás de

Sinopse

Publicado entre 1379 a 1471, A imitação de Cristo atravessa os séculos como uma das referências para o Cristianismo. Ela ressalta a pessoa e a vida de Cristo como modelo supremo para todo aquele que entrega sua vida a Deus. A obra enfatiza a vida espiritual e interior, em detrimento das vaidades terrenas, e apresenta reflexões práticas para a vida cristã: orientações para a leitura das Escrituras; utilidade das adversidades; submissão às autoridades; advertência contra a tentação e exortação para se resistir a ela. TOMÁS DE KEMPIS1380–1471Foi um monge agostiniano alemão e teólogo cristão do século 15. No mosteiro do monte de Santa Agnes, onde permaneceu por mais de 70 anos, Kempis tornou-se um copista e escritor profícuo. A imitação de Cristo é a obra mais proeminente desse autor.

Regresso ao admirável mundo novo

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

HUXLEY, Aldous

Sinopse

Quase trinta anos após lançar sua obra-prima e um dos monumentos da ficção científica, Aldous Huxley retorna ao seu Admirável mundo novo. Neste livro, Aldous Huxley se propõe a avaliar as previsões de sua obra original e trata sobre ameaças à humanidade, tais como a superpopulação, a manipulação genética e psicológica, o uso de drogas prescritas como forma de controle social, e a ascensão de regimes autoritários.

Huxley compara sua distopia com a de George Orwell, de quem fora professor, e coloca lado a lado acertos e erros de ambas. Alguns dos temas de seu Admirável mundo novo permanecem atuais e urgentes neste seu Retorno, publicado em 1958. São assuntos que ainda repercutem em nosso tempo, como o reforço positivo de comportamentos e a flexibilização da noção de verdade. E de que forma atuam as redes sociais senão como reforços de boa conduta e espaço para veiculação de mensagens falsas? Ao lançar questões para o futuro, propõe que as nações devem educar seus cidadãos para a liberdade, sob risco de caírem na mão de ditaduras.

Esta edição traz notas que contextualizam dados e informações do texto original, e também um posfácio escrito por Carlos Orsi, pesquisador do Instituto Questão de Ciência, que contextualiza o exercício especulativo de Huxley e também propõe debates para o nosso tempo, como a manipulação emocional da publicidade, a tecnologia a serviço do controle total, e o efeito de hipnose das redes sociais.

O Príncipe

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

MAQUIAVEL, Nicolau

Sinopse

Nesta obra, que é um clássico sobre pensamento político, o grande escritor Maquiavel mostra como funciona a ciência política.

Discorre sobre os diferentes tipos de Estado e ensina como um príncipe pode conquistar e manter o domínio sobre um Estado.

Trata daquilo que é o seu objetivo principal: as virtudes que o governante deve adquirir e os vícios que deve evitar para manter-se no poder.

Maquiavel mostra em O Príncipe que a moralidade e a ciência política são separadas.

Ele aponta a contradição entre governar um Estado e, ao mesmo tempo, levar uma vida moral.

Anterior
Próximo