Biblioteca

Filtrar
A cólera dos imbecis. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil. Vol. 10

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Até os anos 60 a esquerda era uma minoria insatisfeita em luta contra o establishment acomodado. Tinha, por isso, alguma mobilidade intelectual, seguia o debate cultural mais amplo e, no mínimo para se posicionar contra, lia atentamente os livros de seus adversários locais e internacionais. à medida que foi se concentrando na luta e depois no exercício do poder, fechou-se em si própria, numa busca obsessiva de autoconfirmação e na reiteração de chavões necessários ao adestramento da militância animalizada, e simplesmente perdeu o pé no mundo da alta cultura. Já não entende o que se fala fora dos seus círculos internos, e, não entendendo, reage com a impulsividade cega e louca de quem nada tem a dizer, só a maldizer. O melhor que tem a objetar ao autor de alguma idéia que lhe desagrada é ensejar que vá preso ou morra. Não tenho dúvida de que, mais cedo ou mais tarde, passarão do desejo à ação, como sempre fizeram em todos os países que governaram e fazem ainda naqueles em que mandam. Georges bernanos já dizia que nada no mundo se compara à cólera dos imbecis.

O que é fascismo? E outros ensaios

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

ORWELL, George

Sinopse

Romancista celebrado pelas distopias de 1984 e A revolução dos bichos, George Orwell também foi um prolífico repórter e colunista. Entre as décadas de 1930 e 1940, o autor de O que é fascismo? colaborou em diversos veículos da imprensa britânica. Nesta coletânea de 24 ensaios publicados em revistas e jornais, organizado por Sérgio Augusto, Orwell explora um amplo espectro de assuntos, sempre perpassados pela política, sua principal obsessão intelectual e literária. Com temas que variam de Adolf Hitler à pornografia, de W. B. Yeats a O grande ditador, os textos selecionados pelo jornalista Sérgio Augusto compõem um inteligente mosaico das opiniões de Orwell durante o período crítico da Segunda Guerra Mundial e do início da Guerra Fria. Com sua visão irônica do mundo conflagrado da época, os ensaios demonstram a potência criativa do "socialismo democrático" adotado pelo escritor como credo político após sua experiência na Guerra Civil Espanhola, em contraposição aos totalitarismos de esquerda e de direita então em voga.

Imitação de Cristo

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

KEMPIS, Tomás de

Sinopse

Publicado entre 1379 a 1471, A imitação de Cristo atravessa os séculos como uma das referências para o Cristianismo. Ela ressalta a pessoa e a vida de Cristo como modelo supremo para todo aquele que entrega sua vida a Deus. A obra enfatiza a vida espiritual e interior, em detrimento das vaidades terrenas, e apresenta reflexões práticas para a vida cristã: orientações para a leitura das Escrituras; utilidade das adversidades; submissão às autoridades; advertência contra a tentação e exortação para se resistir a ela. TOMÁS DE KEMPIS1380–1471Foi um monge agostiniano alemão e teólogo cristão do século 15. No mosteiro do monte de Santa Agnes, onde permaneceu por mais de 70 anos, Kempis tornou-se um copista e escritor profícuo. A imitação de Cristo é a obra mais proeminente desse autor.

O Código dos homens

DisponívelGênero: Miscelânia

Título

Autor

DONOVAN, Jack

Sinopse

Este livro é uma resposta à pergunta: "O que é masculinidade?". Se ser homem é adotar certo comportamento e se há um comportamento a se adotar para ser um homem, qual é o código que o rege? "Qual é o Código dos Homens?" Há décadas que as pessoas têm falado de uma "crise" da masculinidade. Nossos líderes criaram um mundo apesar dos homens, um mundo que se recusa a aceitá-los como eles são e que não está nem aí para o que querem. Nosso mundo pede aos homens que mudem "para melhor", mas o que oferece em troca é menos valioso para eles que o que tinham seus pais e avôs. Os porta-vozes do mundo futuro exortam os homens a abandonarem os antigos hábitos e tomarem um novo rumo. Mas que rumo é esse e aonde ele conduz?

Liturgia: peregrinação ao coração do Mistério

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

COSTA, Valeriano Santos (ORG)

Sinopse

Liturgia - Peregrinação ao coração do mistério faz parte da coleção "Celebrar e viver a fé" que apresenta obras que tratam os temas práticos da liturgia em estreita interação com a vida para alcançar a profissão de fé vivida como decorrência da fé celebrada. Celebramos o mistério pascal a partir do que vivemos e o vivemos a partir do que celebramos. São destinatários desta coleção os estudantes e professores com interesse em aprofundar a liturgia a partir de sua experiência celebrativa e vital na chamada liturgia da vida, tanto do ponto de vista pastoral como espiritual e teológico./nA obra apresenta uma série de artigos sobre o tema da liturgia concebida como peregrinação do ser humano rumo ao coração do mistério. O ponto de partida são os sinais sensíveis e belos da liturgia, o ponto de chegada é Jesus Cristo, que depois da ressurreição vive gloriosa e misteriosamente não só nos céus, mas também entre nós, irradiando o amor de Deus - ágape - sobretudo por meio da liturgia da Igreja./nAtravessa todo o texto a consciência de que o ser humano é um ser peregrino, que, além de buscar a si mesmo em sua própria identidade, busca sua transcendência. Não se fixa em si mesmo e nem em sua situação histórica. Somos peregrinos por natureza, movidos pela intenção de atingir sempre mais profundamente a plenitude humana, que se dá no encontro com Deus. Esta obra é uma importante contribuição para a caminhada de inculturação da liturgia no nosso contexto./nOs articulistas participantes são membros da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI), que comemorou trinta anos de história em janeiro de 2019.

Anterior
Próximo