Biblioteca

Filtrar
Arquipélago Gulag. Edição abreviada.

DisponívelGênero: História

Título

Autor

SOLJENÍTSYN, Aleksandr

Sinopse

Arquipélago Gulag – Um experimento de investigação artística (1918-1956), obra-prima do russo Aleksandr Soljenítsyn (1918-2008), prêmio Nobel de Literatura, foi escrita clandestinamente entre 1958 e 1967. Para contar a história, construída a partir do testemunho de 227 sobreviventes dos campos do Gulag, na União Soviética, Soljenítsyn precisou montar uma verdadeira operação secreta. Passou duas temporadas em um sítio na Estônia, longe da vigilância soviética, onde escreveu a maior parte do texto. Com o manuscrito pronto, aquartelou-se em uma casa de campo próxima a Moscou, onde revisou, datilografou e microfilmou cada página em 1968. Uma cópia foi entregue a uma amiga francesa, que naquele mesmo ano contrabandeou o livro para fora da cortina de ferro.

A primeira edição de Arquipélago Gulag foi lançada em Paris no final de 1973, mesmo ano em que o manuscrito foi descoberto pela KGB. Poucas semanas depois do lançamento, o autor foi preso, acusado de "alta traição", teve a cidadania soviética retirada e foi obrigado a deixar a URSS. Isso não impediu para o livro fosse traduzido para dezenas de línguas, recebesse críticas positivas e vendesse milhões de cópias.

Esta edição da obra foi traduzida diretamente do russo a partir da última versão do livro ― condensada, apesar de ter perto de 700 páginas. Esse trabalho foi realizado por Natália Soljenítsyna, a pedido do próprio autor, com o intuito de atrair novos leitores, já no final da vida. Os três volumes originais foram reduzidos a um só, preservando a estrutura de capítulos da obra original. A capa foi desenhada por Mateus Valadares.

Conhecimento por presença. Em torno da filosofia de Olavo de Carvalho

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

Ronald Robson

Sinopse

A unidade de conhecimento e de autoconhecimento - nota profunda da Filosofia de Olavo de Carvalho - só pode existir, ainda que apenas como ideal, para uma mente que, entre ciência e ética, entre metafísica e política, não veja hiato algum. O cerne de sua filosofia está no convite a que agarremos - como quem toma, com as próprias mãos, coisa palpável - a materialidade da presença; está na proposta de que a metafísica seja violentamente materializada. Em oposição ao "materialismo espiritual", estabelece um espiritualismo material: "o 'materialismo' de um mundo feito de Espírito, transparência, inteligibilidade".

Como vencer a guerra cultural: um plano de batalha cristão para uma sociedade em crise

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

KREEFT, Peter

Sinopse

Muitos Cristãos caíram na armadilha de proclamar “Paz! Paz!” quando não há paz alguma. Escondendo-se dos assuntos que os pressionam no dia-a-dia, acreditaram que resistir à cultura dominante é inútil. Ao mesmo tempo, outros Cristãos foram afoitos ao declararem guerra muito cedo, confundindo possíveis aliados com inimigos. Em “Como Vencer a Guerra Cultural”, Peter Kreeft nos chama para a batalha. Cristãos têm de entender a verdadeira natureza da guerra cultural – uma guerra entre a cultura da vida e a da morte. Kreeft identifica os inimigos reais que estão diante da Igreja e indica os principais campos de disputa. Finalmente nos dá uma estratégia para a luta e equipa os Cristãos com as armas necessárias para uma campanha bem sucedida. Acima de tudo, Kreeft nos assegura que a guerra pode ser vencida – e de fato, será! Para aqueles que acreditam em Cristo, a vitória está garantida porque o bem triunfa sobre o mal e a vida vence a morte. O Amor nunca desiste. Nós também não.

Fidel e Raúl, meus irmãos: a história secreta

DisponívelGênero: Biografia

Título

Autor

CASTRO, Juanita; COLLINS, María Antonieta

Sinopse

Este livro de memórias apresenta um relato não só da vida de uma personagem, mas também dos acontecimentos que mudaram a história da américa latina. Juanita Castro, irmã de Fidel e Raúl, mostra a família Castro, desde a infância e juventude até as novas gerações, passando pelas lutas contra Batista, pela Revolução Cubana até o momento em que decide se posicionar contra o regime de Fidel. Durante esta história, Juanita procura mostrar o lado menos conhecido de personagens da revolução além de Fidel e Raúl - Ernesto 'Che' Guevara, Celia Sánchez, companheira de Fidel, o revolucionário Camilo Cienfuegos e tantos outros. Juanita também revela segredos que guardou por tantos anos de atividades como agente da CIA.

A rebelião das massas

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

ORTEGA Y GASSET, José

Sinopse

A rebelião das massas é um ensaio filosófico brilhante, um dos livros mais importantes do século XX. A esta altura, 85 anos depois do seu lançamento, o livro já foi reeditado e traduzido inúmeras vezes e para dezenas de línguas.

O autor coloca em questão os conceitos de homem-massa, razão histórica e governo mundial. Para o público brasileiro, o ensaio de Ortega y Gasset, acidentalmente político, mas essencialmente filosófico, talvez tenha mais a dizer hoje do que em qualquer outro período da história nacional.

Traduzida da edição madrilense de 1948, esta edição conta também com uma introdução de Julián Marías à obra e algumas notas explicativas, tanto do tradutor quanto de outras edições espanholas, muitas do próprio autor.

Anterior
Próximo