Biblioteca

Filtrar
Os EUA e a Nova Ordem Mundial. 2ª ed.

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Quais são os fatores e os atores históricos, políticos, ideológicos e econômicos que definem atualmente a dinâmica e a configuração do poder no mundo e qual a posição dos Estados Unidos da América no que é conhecido como Nova Ordem Mundial? Essa é a pergunta que o cientista político russo Alexandre Dugin e o filósofo brasileiro Olavo de Carvalho procuram responder nesse debate, que atingiu momentos acalorados e polêmicos. Partindo de posições radicalmente diversas, cada autor esclarece como vê o atual conflito de interesses no plano internacional, elucidando quem são seus principais atores e quais as forças e objetivos envolvidos. No final, os dois debatedores não chegam a um acordo e o grande vencedor é o leitor, que sai do debate com uma visão mais abrangente da política internacional e da luta pelo poder que está sendo travada para a formação da Nova Ordem Mundial.

O que é fascismo? E outros ensaios

DisponívelGênero: Filosofia

Título

Autor

ORWELL, George

Sinopse

Romancista celebrado pelas distopias de 1984 e A revolução dos bichos, George Orwell também foi um prolífico repórter e colunista. Entre as décadas de 1930 e 1940, o autor de O que é fascismo? colaborou em diversos veículos da imprensa britânica. Nesta coletânea de 24 ensaios publicados em revistas e jornais, organizado por Sérgio Augusto, Orwell explora um amplo espectro de assuntos, sempre perpassados pela política, sua principal obsessão intelectual e literária. Com temas que variam de Adolf Hitler à pornografia, de W. B. Yeats a O grande ditador, os textos selecionados pelo jornalista Sérgio Augusto compõem um inteligente mosaico das opiniões de Orwell durante o período crítico da Segunda Guerra Mundial e do início da Guerra Fria. Com sua visão irônica do mundo conflagrado da época, os ensaios demonstram a potência criativa do "socialismo democrático" adotado pelo escritor como credo político após sua experiência na Guerra Civil Espanhola, em contraposição aos totalitarismos de esquerda e de direita então em voga.

Um olhar que cura: terapia das doenças espirituais

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

AZEVEDO JR, Paulo Ricardo

Sinopse

Pe. Paulo Ricardo realiza um estudo sobre oito doenças espirituais – também conhecidas como "espíritos do mal" ou pecados capitais – originárias do excesso de amor por si mesmo. O estudo tem como objetivo ajudar o leitor a fazer o reconhecimento desses males e orientá-lo na terapia de cada um deles. O autor, neste primeiro volume, apresenta três das oito doenças: a gastrimargia (gula), pornéia (luxúria) e a filargíria (avareza), baseando-se nos textos dos Santos Padres, compostos por verdades antigas um tanto esquecidas na atualidade, mas que não deixam de ser adequadas ao homem de hoje.

Escola da Fe - A Sagrada Escritura - Volume II

DisponívelGênero: Religião

Título

Autor

AQUINO, Felipe

Sinopse

Segundo o autor deste livro, a Bíblia é um livro humano-divino, todo de Deus e todo do homem, e que transmite o pensamento de Deus, mas de forma humana. Para ele, é preciso conhecer os gêneros literários, a época em que cada livro foi escrito, a situação em que foi escrito, a história do povo hebreu, os sentidos da Escritura, e como a Igreja a interpreta. Neste Volume o leitor terá uma exposição da Sagrada Escritura à luz do ensinamento da Igreja. Este título se propõe a ser um curso bíblico para ajudar a entender melhor a Bíblia.

O progresso da ignorância. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil. Vol. 9

DisponívelGênero: Política

Título

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Estamos tão habituados a ouvir falar de “progresso do conhecimento”, que não nos damos conta de que essa expressão não é um conceito descritivo, a tradução verbal de uma realidade, e sim apenas uma figura de linguagem, uma metonímia, por trás da qual não há senão uma impressão confusa e até mesmo enganosa. “Conhecimento”, a rigor, só existe na mente de quem conhece, no instante e no grau em que conhece. Mas em que medida o homem que está desorientado no meio de uma massa de informações tem real “conhecimento” dela? O “progresso do conhecimento” implica necessariamente o concomitante aumento da ignorância. E, quando a ignorância e o conhecimento se mesclam de maneira inseparável, é a ignorância que predomina, pois é ela que determina a forma do conjunto. Não é preciso dizer que, levada ao seu extremo, a impossibilidade de discernir conhecimento e ignorância põe em risco não somente a segurança da civilização, mas a própria integridade da inteligência humana.

Anterior
Próximo