Notícias
Leonardo Dias aprova três leis em defesa da vida na Câmara de Maceió
Nesta quarta-feira (29), o vereador Leonardo Dias (PL) aprovou junto à Câmara Municipal de Maceió (CMM) três projetos que têm como objetivo defender a vida e às mulheres em procedimento de aborto.
As legislações foram aprovadas em duas discussões durante as sessões ordinária e extraordinária de hoje. A primeira lei tem como objetivo a criação de um espaço específico para mulheres que sofrem abortos espontâneos em hospitais públicos e privados de Maceió.
Dias entende que o atendimento às pacientes precisa ser mais acolhedor e humanizado, sendo focado em minimizar os traumas sofridos pelas pacientes que perdem seus bebês. Este projeto foi desenvolvido após uma conversa entre o vereador e uma mulher que passou pelo procedimento abortivo.
“A experiência de aborto espontâneo pode ser muito dolorosa para as mulheres que passam por essa situação. É uma experiência traumática e angustiante e que pode ser agravada pelo fato de mães que perdem seus filhos estarem no mesmo ambiente de outras que estão dando à luz”, afirmou.
Foi aprovada ainda as criações do Disque Pró-vida, que tem como objetivo dispor de uma linha telefônica a partir da qual será encaminhada para um centro de informações a fim de ter todos os esclarecimentos, sejam de natureza científica ou procedimental, sobre as consequências da prática do aborto.
Por fim, foi criada a Semana de Conscientização sobre a Síndrome pós-aborto, que tem como finalidade informar e conscientizar a população maceioense sobre as consequências psicológicas que acometem a mulher após a realização de procedimentos abortivos.
As leis aprovadas serão encaminhadas para a sanção ou veto do Poder Executivo.