Notícias
Lei do Marco da Liberdade Econômica, de Leonardo Dias, contribui para Maceió registrar recorde em taxa de desemprego
A Lei do Marco da Liberdade Econômica, de autoria do vereador Leonardo Dias (PL), tem se destacado como uma importante ferramenta para impulsionar a economia de Maceió. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desemprego na capital alagoana caiu para 7,4%, o menor desde 2012.
A lei visa reduzir a burocracia para o início de atividades empresariais de baixo risco e contribuiu para que Maceió entre as dez primeiras cidades brasileiras no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças.
O IBGE também apontou que Maceió reduziu o número de desempregados em 8 mil, enquanto o resto do estado registrou aumento de 2 mil.
"A defesa do livre mercado sempre foi uma pauta do nosso mandato. O Marco da Liberdade Econômica nasceu após ouvirmos os mais diversos setores da economia", afirmou Dias.
Os principais setores que contribuíram para o crescimento econômico foram:
- Serviços: 3.289 vagas
- Construção: 1.013 empregos
- Indústria: 400 vagas
- Agropecuária: 217 vagas
- Comércio: 156 vagas
Desde a promulgação da lei em 27 de julho de 2022, Maceió tem se destacado regionalmente na criação de empregos, registrando a menor taxa de desemprego entre as capitais do Nordeste em 2023.