Notícias
Leonardo Dias visita casa de acolhimento onde vivem 90 indígenas refugiados da Venezuela
O vereador Leonardo Dias (PL) visitou, na tarde desta sexta-feira (2), o espaço onde atualmente estão vivendo os indígenas da tribo Warao, que fugiram de seu país natal devido à crise humanitária provocada pelo regime socialista da Venezuela.
No início de seu mandato, Leonardo ficou ciente da situação de um grupo de 10 adultos waraos que chegaram a Maceió, em 2021. Rapidamente, o vereador levou os refugiados à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para que pudessem receber ajuda do Poder Público.
Em meio aos trâmites, Leonardo apresentou o líder do grupo dos refugiados, Argenis Jesús, aos religiosos da Casa de Ranquines, que passaram a dar assistência aos venezuelanos.
Desde então, o vereador mantém contato com o grupo, que tem se estabelecido na capital alagoana, onde atualmente vivem em um espaço no conjunto Eustáquio Gomes, no bairro da Cidade Universitária.
“Eles começaram a chegar por aqui após fugir desta nefasta ditadura na Venezuela. O povo venezuelano tem sido tratado de forma degradante. Muitos têm se alimentado de restos de comida em lixões. Os waraos não foram diferentes, conseguiram vir para o Brasil e esse grupo – que começou com 10 – já cresceu e são mais de 90, somente em Maceió”, afirmou Dias.
O vereador defende que os indígenas sejam ainda mais acolhidos em Maceió e que possam viver como cidadãos brasileiros na cidade onde escolheram.
“É lamentável vermos histórias como essas, mas infelizmente elas existem. O Argenis e os waraos vieram para Maceió e aqui encontraram um ponto de apoio para recomeçarem suas vidas com dignidade. E a visita de hoje, na verdade, foi como um amigo que estará sempre à disposição para ajudá-los nesse recomeço, após passarem por tanto sofrimento”, concluiu.