Notícias

Leonardo defende que acordo com a Braskem contemple moradores da região: “é uma questão de justiça"

Fillipe Lima 09/03/2023
Leonardo defende que acordo com a Braskem contemple moradores da região: “é uma questão de justiça"

O vereador Leonardo Dias (PL), propositor do Projeto de Lei que destina 50% do valor acordado entre Braskem e Prefeitura de Maceió para os moradores dos bairros atingidos pelo afundamento de solo, participou de uma audiência pública que tratou sobre a problemática, nessa terça-feira (7), na Câmara Municipal de Maceió (CMM).


Durante pronunciamento, Leonardo Dias relatou que se reuniu com o prefeito João Henrique Caldas (PL) no dia anterior e alinhou o compromisso do Executivo em garantir um acordo que beneficie as mais de 60 mil famílias que precisaram sair dos bairros atingidos.


“Eu tive uma reunião com o prefeito e, considerando que isso é uma questão de justiça, o prefeito se comprometeu comigo de que os moradores serão contemplados no acordo, independente do que os vereadores decidirão sobre o veto. O que está sendo discutido apenas é o percentual que será destinado”, afirmou o vereador.


Ainda durante a audiência pública, Leonardo Dias relembrou que a temática foi uma de suas primeiras ações de seu mandato, com a criação da Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo (CEPBAS), que apresentou inúmeros aspectos sobre a problemática.


“Eu participei de cinco audiências públicas, sendo promotor de uma delas para que pudéssemos compreender quais os problemas da população que saiu de suas casas e das regiões do entorno. Eu tenho a alegria de ser o propositor da lei que tenta disciplinar o uso do dinheiro do acordo que a prefeitura tem tratado com a Braskem”, complementou.


O vereador entende que o ressarcimento aos moradores da região transcende a política. Para Leonardo Dias, a resolução do problema é uma questão de justiça aos moradores da região, que sofreram com traumas, doenças e com o êxodo forçado para outras áreas da cidade.


“Quero deixar claro, que não fiz favor a ninguém, mas tentei fazer justiça com aqueles que tanto sofrem. Por muito tempo vocês foram usados por diversos políticos em buscas de votos às custas das lágrimas dos que sofreram. E garanto que voto não é o objetivo da minha lei. Mais importante que isso é que a justiça seja feita. Vocês têm o meu total apoio para conseguir o máximo de dinheiro possível para quem teve suas histórias apagadas ao saírem de lá sem opção e para continuar a vida em um lugar com muito mais dificuldade”, concluiu o vereador.