Notícias

Após lei de Leonardo Dias, prefeitura instala redes de contenção de resíduos sólidos em Maceió

Fillipe Lima 17/11/2023
Após lei de Leonardo Dias, prefeitura instala redes de contenção de resíduos sólidos em Maceió

Na tarde desta sexta-feira (17), o vereador Leonardo Dias (PL) acompanhou a instalação de redes de contenção de resíduos sólidos em canais situados na Vila Brejal, no bairro da Levada.

O vereador esteve no local ao lado do diretor-presidente da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Moacir Teófilo. Alguns pontos da cidade têm recebido as redes de contenção de resíduos sólidos após a aprovação de lei, de autoria de Leonardo Dias, aprovada em 2021.

A legislação tem como objetivo ajudar a reduzir os danos ambientais que são causados em função dos resíduos presentes na rede hidrográfica da capital alagoana.

“As redes ajudarão a conter muito lixo que é descartado irregularmente por algumas pessoas. Isso vai ajudar a impedir que resíduos sólidos sejam lançados no mar e nas lagoas, como no caso da Vila Brejal. Esse problema causa assoreamento e impacta também na Economia, pois atinge diretamente no sururu, que é uma das principais fontes de renda da região”, destacou Dias.

Dias ressaltou ainda que as redes de contenção de resíduos sólidos já foram instaladas em outros pontos da cidade e deverão ser inseridos em todos os córregos e canais de Maceió, como o Riacho Salgadinho, que corta diversos bairros da região central da capital alagoana. Leonardo alertou que é preciso que a população também faça sua parte descartando o lixo corretamente.

“Agradeço o empenho do secretário Moacir Teófilo e ao prefeito JHC, que garantiram a instalação das redes de contenção no Riacho Salgadinho. Será de fundamental importância para que resíduos sólidos não desaguem em nossas praias. Entretanto, é preciso sempre ressaltar que esse é um trabalho em conjunto e contínuo junto à população para que o lixo seja corretamente descartado”, complementou.