Notícias

Câmara aprova projeto de Leonardo Dias que ajuda a diminuir poluição da rede hidrográfica de Maceió

Fillipe Lima 22/06/2021
Câmara aprova projeto de Leonardo Dias que ajuda a diminuir poluição da rede hidrográfica de Maceió

A Câmara Municipal de Maceió (CMM) aprovou, nesta terça-feira (22) -por unanimidade e em primeiro turno - o Projeto de Lei do vereador Leonardo Dias (PSD) que ajudará a resolver a poluição na rede hidrográfica de Maceió.


O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de um sistema de contenção de resíduos sólidos na rede hidrográfica que corta a cidade, sejam riachos, córregos, lagoas e rios, que deságuam no mar.


As instalações de sistemas de contenção servirão como uma forma de minimizar este problema, pois ajudarão a diminuir a poluição hídrica, além de impedir o acúmulo de lixo que é despejado no mar maceioense. Em agosto de 2020, o vereador esteve em Brasília, onde se reuniu com representantes do Ministério do Meio Ambiente para tratar sobre o assunto.


"Maceió é uma cidade turística e nós sempre nos deparamos com toneladas de lixo de resíduos sólidos sendo retirados da região do Riacho Salgadinho. Obviamente, esse Projeto de Lei não irá resolver o problema do saneamento, porque a água que vai escorrer continuará sendo poluída, mas iremos, pelo menos, proporcionar uma visão diferente no momento em que esses resíduos sólidos deixam de ir para o mar, ocasionando morte dos animais que ali estão e impactando negativamente no turismo de nossa cidade. É um Projeto que tem um prazo de 365 dias para a Prefeitura se adequar, mas que traz um ganho ambiental fantástico e principalmente, um ganho econômico na atividade turística. Eu já conversei com a Seminfra e existe uma previsão de 11 barreiras desse tipo serem instaladas no Salgadinho. Então, que isso se estenda para todos os canais que deságuam no nosso mar", colocou Leonardo.