Notícias

Leonardo Dias se reúne com moradores atingidos pelo afundamento de solo e defende projeto

Fillipe Lima 07/02/2023
Leonardo Dias se reúne com moradores atingidos pelo afundamento de solo e defende projeto

O vereador Leonardo Dias (PL) e um grupo com mais cinco edis se reuniram, no início da tarde desta terça-feira (7), com um grupo de lideranças que representa os milhares de atingidos pelo afundamento de solo, nos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Bom Parte, Mutange e parte do Farol.


A reunião teve como objetivo acolher reivindicações dos atingidos acerca do veto dado pela Prefeitura no dia 18 de janeiro deste ano – ao Projeto de Lei, de autoria de Leonardo Dias, que tinha como objetivo destinar 50% do valor acordado entre a Prefeitura de Maceió e a mineradora Braskem aos antigos moradores dos bairros atingidos.


Durante a reunião, Leonardo Dias explicou que o veto não dá por encerrado o trâmite legal do Projeto de Lei aprovado, uma vez que, a pauta retornará à Câmara Municipal de Maceió (CMM) para apreciação do Plenário da Casa de Mário Guimarães.


“Não há nenhuma inconstitucionalidade no projeto de lei. A matéria foi aprovada por unanimidade pela CCJ [Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final] e pelo plenário da Casa. Podem ter certeza de que eu irei lutar pela derrubada do veto”, pontuou Dias aos líderes das associações de moradores que representam os atingidos pelo afundamento de solo.


O Presidente do Instituto Associativo dos Pais e Amigos do Bairro do Farol, Marcelo Alves, explicou que o grupo entende a necessidade do veto do Projeto de Lei ser derrubado pelos vereadores ou uma nova legislação que beneficie aos antigos moradores das regiões afetadas.


“Nós tomamos conhecimento do veto do Projeto de Lei através da imprensa e tivemos a iniciativa de fazer uma mobilização que saiu da Praça Centenário e viemos até aqui para pedir aos vereadores que façam uma análise desse projeto para manter o Projeto de Lei ou fazer um novo projeto que fique a contento e beneficie todos os moradores da região prejudicada”.


A Sessão para a derrubada ou manutenção do veto ainda não tem data para ser realizada pelo plenário da CMM.