Notícias
Leonardo Dias aprova criação de comendas que fortalecem a catolicidade em Maceió
A Câmara Municipal de Maceió (CMM) aprovou nesta quarta-feira (4), a criação de cinco comendas de autoria do vereador Leonardo Dias (PL) que visam fortalecer e promover a catolicidade no município de Maceió. Dias tem se destacado em defesa da fé direcionando emendas às instituições religiosas que realizam trabalho social, bem como com projetos de lei e o combate à cristofobia.
Hoje foram aprovadas comendas de autoria do vereador que reconhecem a contribuição de membros da comunidade católica em diversas áreas. São elas:
• Comenda Dom Antônio Brandão, destinada ao reconhecimento de sacerdotes, religiosos ou leigos católicos que se destacaram no campo da evangelização;
• Comenda Dom Bosco, que visa o reconhecimento de sacerdotes, religiosos ou leigos católicos que se destacaram no campo da educação católica;
• Comenda Frei Damião, destinada ao reconhecimento de sacerdotes, religiosos católicos que se destacaram no campo da missão;
• Comenda Santa Cecília, com foco no reconhecimento de cantores, grupos de música, corais e similares que se destacaram no campo da música católica;
• Comenda Santa Dulce dos Pobres, destinada ao reconhecimento de cidadãos que se destacaram na promoção da dignidade humana, especialmente no trabalho em hospitais e casas de detenção.
Além destas aprovadas nesta quarta-feira, Dias também é o autor da criação da comenda Dom Henrique Soares da Costa, que homenageia aqueles que se destacam na luta contra o aborto e em defesa da vida e da comenda Padre Jonas Abib, que reconhece a evangelização pelos meios de comunicação.
É também de Leonardo Dias a lei que instituiu o Dia Municipal de Combate à Cristofobia e o Dia da Santa Mãe de Deus no calendário municipal, a serem lembrados nos dias 3 de abril e 1º de janeiro, respectivamente.
UM MANDATO CATÓLICO
O trabalho de Leonardo Dias tem um histórico de defesa da vida e da fé cristã que antecede o seu mandato como vereador. Como ativista político, Dias articulou a Lei Infância Sem Pornografia, por exemplo, que foi aprovada em mais de 20 municípios, além de ter liderado movimentos contra a inclusão da ideologia de gênero em planos educacionais, ter participado ativamente em campanhas Pró-Vida, dentre outras bandeiras associadas à visão cristã.
"Eu não sou um político católico. Eu sou um católico que está na política. Luto para que Deus esteja no centro da sociedade, enfrentando ideologias que tentam destruir nossos valores", afirmou o vereador.
Recentemente, entrou em vigor uma lei de autoria do vereador que regulamenta a prestação de assistência religiosa em unidades hospitalares públicas e privadas, bem como em prisões civis e militares.
A legislação destaca a importância da assistência religiosa como um direito fundamental, necessário para garantir o pleno exercício da liberdade religiosa e o bem-estar espiritual de pacientes e detentos.
DEFESA DA VIDA
Na pauta da defesa da vida, as ações de Leonardo Dias, durante o mandato, também abraçaram questões sociais, como na lei que autoriza a criação do Bolsa Enxoval, para apoiar mães em situação de vulnerabilidade. Esse trabalho ainda inclui a aprovação da criação do Disque Pró-Vida e da Semana de Conscientização Sobre a Síndrome Pós-aborto, além da criação de espaços específicos, em hospitais, para mulheres que sofrem abortos espontâneos.
Por conta de sua atuação, Dias tem sido reconhecido nacional e internacionalmente. Diante da repercussão de seu trabalho, Dias foi o único vereador brasileiro convidado a participar da VI Cumbre Transatlántica, que teve como tema central "pela liberdade e a cultura da vida".
É válido ressaltar que, inspirado nos valores da caridade cristã, o mandado do vereador também contempla projetos sociais voltados à reinserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho, sendo esta uma de suas principais bandeiras.
Reeleito vereador, nas eleições deste ano, com mais de 10 mil votos, Leonardo Dias reafirmou que seguirá como uma voz forte em defesa da fé católica e dos valores cristãos em Maceió. "Continuaremos empenhados em proteger e valorizar a cultura e a fé católica", concluiu.