Notícias
Leonardo Dias cobra celeridade na realização de cirurgias cardíacas em Alagoas

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Maceió (CMM) desta quinta-feira (8), o vereador Leonardo Dias (PL) se pronunciou sobre o atraso na regulação de pacientes que necessitam de cirurgias cardíacas na Rede Pública de Saúde, em Alagoas.
Durante seu discurso, o vereador destacou que tem sido acionado por diversas pessoas que estão necessitando de procedimentos considerados urgentes, como pontes de safena. Devido a demora na regulação, uma delas acabou falecendo. "Essas pessoas estão esperando há meses por cirurgias que deveriam ser feitas com urgência".
Leonardo ressaltou que, apesar de o diálogo entre os entes públicos ter avançado após reunião intermediada por ele, no mês passado, é necessário que haja maior eficiência e celeridade, para que não ocorram problemas maiores aos pacientes e ao próprio sistema de saúde.
“Conseguimos avanços importantes, sobretudo com boas perspectivas para ampliação de leitos, especialmente no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe”, comentou o vereador.
Leonardo afirmou que é necessário avançar em dois pontos fundamentais que impactam diretamente a superlotação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): as cirurgias ortopédicas e cardíacas, ambas com gargalos no HGE.
O vereador defendeu que o Hospital da Cidade seja preparado para retomar os procedimentos cardíacos, uma vez que o antigo Hospital do Coração, adquirido pelo Município, era referência nesse tipo de procedimento.
"Precisamos agilizar o planejamento para solicitar o credenciamento ao Ministério da Saúde e, assim, retomar essas cirurgias. Enquanto isso não acontece, precisamos da mão do Estado no sentido de agilizar esses procedimentos", concluiu.