Notícias
Leonardo Dias participa da inauguração da Casa Fecha Feridas e comemora parceria com lei do pé diabético

O vereador Leonardo Dias (PL) participou, na manhã desta sexta-feira (4), da inauguração da Casa Fecha Feridas Prof. Isaac Soares de Lima, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
O espaço será dirigido pelo médico angiologista e cirurgião vascular Guilherme Pitta e será parceiro da Prefeitura de Maceió, que implementou na Rede Municipal a Lei do Programa de Atenção ao Pé Diabético (PAPE), de autoria de Leonardo Dias.
O vereador parabenizou a parceria e ressaltou que a Casa Fecha Feridas será de fundamental importância para a redução de amputações ocasionadas pelo pé diabético em Alagoas.
"Eu sempre tive o costume de visitar as UPAs e pude verificar pessoas com pé diabético aguardando regulação por muitos dias e, com isso, perdendo seus membros. O tempo é crucial no tratamento da ferida.”
O vereador parabenizou também o investimento da Prefeitura no Programa Saúde Família: “Muitas vezes, lá na ponta, o agente de saúde não conseguia chegar por limitações. Essa medida do prefeito JHC e do secretário Mourinha, de inserir 80 novas equipes, é fundamental para o tratamento precoce dessas feridas. A lei do pé diabético tem auxiliado a Prefeitura nesse sentido, preparando essa estrutura", explicou o vereador.
A legislação determina que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estejam preparadas para identificar os primeiros sinais de complicações, enquanto as Unidades de Referência em Saúde (URSs) devem estar capacitadas para manejar casos mais graves e encaminhar rapidamente os pacientes a leitos hospitalares, buscando, assim, reduzir as taxas de amputação.
"Agora contamos com a Casa Fecha Feridas, com o apoio da Uncisal, para atender essas pessoas e evitar a amputação. Alagoas é o estado que mais amputa, e a expectativa é de que possamos reduzir pelo menos 50% desse número, o que será uma grande vitória para a nossa saúde", concluiu Dias.
Durante o evento de inauguração do espaço, o diretor da Casa Fecha Feridas, Dr. Guilherme Pitta, enalteceu a importância da lei aprovada pelo vereador.
"A lei do pé diabético, do Leonardo Dias, estabelece que teremos uma rede básica toda preparada para o tratamento inicial. Caso o paciente necessite, será encaminhado para a Unidade de Referência em Saúde. Teremos um fluxo organizado", detalhou Pitta.
A Casa Fecha Feridas está localizada na Rua Aminadab Valente, 165, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.
Foto: Ascom Uncisal