Notícias
Leonardo Dias se solidariza com funcionários e cobra solução urgente para o Hospital Veredas
Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Maceió (CMM) realizada nesta quarta-feira (6), o vereador Leonardo Dias (PL) voltou a demonstrar sua preocupação com a atual situação dos funcionários e da ineficácia na utilização de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Veredas.
Durante seu mandato, Leonardo Dias mantém uma rotina de fiscalizações nas unidades de saúde de Maceió. Em várias destas visitas, o vereador encontrou pacientes esperando meses para serem transferidos para leitos de hospitais públicos, como o Veredas.
Em seu pronunciamento, Leonardo Dias lamentou a falta de pagamentos dos salários dos funcionários do Hospital Veredas, o que acarretará em uma greve prevista para iniciar nesta quinta-feira (7).
“Durante nossas fiscalizações, acompanhamos muitos pacientes que aguardam até 70 dias por cirurgias, que são marcadas e canceladas repetidamente. Essa espera interminável não é aceitável. Precisamos resolver os problemas dos pacientes nas UPAs, dos que não têm acesso aos leitos e dos funcionários que precisam receber seus salários”, concluiu Dias.
Dias repercutiu ainda a ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Defensoria Pública da União (DPU), que determinou que o Município de Maceió decrete uma intervenção temporária na unidade hospitalar, com o envolvimento do Ministério da Saúde e do Estado de Alagoas. O objetivo é garantir o funcionamento contínuo e adequado do hospital, que atende pacientes do SUS.
O MPF solicitou que a Justiça determine uma gestão conjunta entre o Município, o Estado e órgãos de controle, com o objetivo de recuperar o hospital. Na semana passada, a Justiça estipulou um prazo até o dia 8 de novembro para que propostas de intervenção sejam apresentadas.
O vereador entende que o plano de intervenção deverá ser apresentado na próxima sexta-feira (8). Entretanto, tal problema não é novo. Em maio deste ano, o vereador apresentou uma denúncia à CMM relatando a situação de pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos sem receber o devido atendimento. Leonardo destacou casos de pessoas que permanecem por dias em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), aguardando transferência ou tratamento adequado.
“Em maio, denunciamos a dificuldade de regulação dos pacientes para o Veredas. Em visita a um dos pacientes, vi a quantidade de leitos vagos que não eram disponibilizados para o SUS. Conversei com o então secretário Luiz Romero, que conseguiu abrir mais 15 leitos, mas o problema persistiu. Agora, o MPF acionou a Justiça para uma intervenção”, explicou Dias.
Para o vereador, a intervenção será fundamental para evitar o fechamento dos leitos públicos do Hospital Veredas, o que sobrecarregaria ainda mais a Rede Municipal de Saúde. “O fechamento deste equipamento público seria uma catástrofe para Maceió, pois temos uma grande carência de leitos hospitalares. Não contar com esses leitos seria ainda mais prejudicial”, destacou Dias.