Notícias
Por valorização da Cultura local, Leonardo Dias firma compromisso com classe artística
O vereador eleito, Leonardo Dias (PSD), assinou nessa quinta-feira (26) o Pacto pela Cultura de Maceió, de iniciativa de diversos representantes da classe artística do Estado de Alagoas.
A principal preocupação da classe artística tem sido a grande paralisação dos eventos culturais devido as medidas de isolamento social geradas pela pandemia do Covid-19. Sem contratos e bilheteria, os artistas locais estão com dificuldades para produzirem e manterem as próprias subsistências.
No mesmo caminho, o Estado de Alagoas é empobrecido com a paralisação das atividades. Estima-se que 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual é gerado pelo setor cultural.
Dentre os compromissos firmados por Leonardo Dias no Pacto pela Cultura de Maceió estão:
- Criar a Lei do 50%, que prevê o compromisso de contratar 50% do valor de atrações nacionais com artistas locais em eventos da Prefeitura de Maceió;
- Incentivar, por meio de instrumentos como editais, programas e ações da economia criativa, a exemplo da moda, do audiovisual, do artesanato, da música, do teatro, do folclore, da gastronomia e demais manifestações artísticas e culturais;
- Colocar em funcionamento a Lei Municipal de Incentivo à Cultura;
- Pautar a Economia Criativa como investimento de Desenvolvimento Econômico da Cidade;
- Valorizar os diversos segmentos culturais e artísticos, mantendo o diálogo e ofertando parcerias e incentivos;
- Instituir legalmente o Marco Zero de Maceió com a concepção de elemento artístico/arquitetônico para consolidar a memória cultural da cidade;
- Apresentar o projeto de Lei de Patrimônio Imaterial Municipal e Valorização dos Mestres de Cultura Popular da Cidade de Maceió.
De acordo com Leonardo Dias, é importante manter os artistas locais estimulados e valorizados. Recentemente, o vereador eleito esteve em Brasília e se reuniu com o secretário Especial da Cultura, Mário Frias, para viabilizar a construção de um Centro de Tradições Nordestinas em Maceió. Ele garante que, em seu mandato, terá como meta aproximar os artistas locais aos maceioenses.
"Já tinha assumido o compromisso de tentar viabilizar, junto à Secretaria de Cultura, a criação do Centro de Tradições Nordestinas, em Maceió. Estive com o secretário da Cultura, Mário Frias, para tratar sobre esse assunto. É uma preocupação minha valorizar os artistas locais, sobretudo, os de manifestações folclóricas, que estão esquecidos pelo poder público, que muitas vezes focam em nomes de repercussão nacional", disse o vereador eleito.