Biblioteca

Filtrar
Regresso ao admirável mundo novo

Título: Gênero: Política

Regresso ao admirável mundo novo

Autor

HUXLEY, Aldous

Sinopse

Quase trinta anos após lançar sua obra-prima e um dos monumentos da ficção científica, Aldous Huxley retorna ao seu Admirável mundo novo. Neste livro, Aldous Huxley se propõe a avaliar as previsões de sua obra original e trata sobre ameaças à humanidade, tais como a superpopulação, a manipulação genética e psicológica, o uso de drogas prescritas como forma de controle social, e a ascensão de regimes autoritários.

Huxley compara sua distopia com a de George Orwell, de quem fora professor, e coloca lado a lado acertos e erros de ambas. Alguns dos temas de seu Admirável mundo novo permanecem atuais e urgentes neste seu Retorno, publicado em 1958. São assuntos que ainda repercutem em nosso tempo, como o reforço positivo de comportamentos e a flexibilização da noção de verdade. E de que forma atuam as redes sociais senão como reforços de boa conduta e espaço para veiculação de mensagens falsas? Ao lançar questões para o futuro, propõe que as nações devem educar seus cidadãos para a liberdade, sob risco de caírem na mão de ditaduras.

Esta edição traz notas que contextualizam dados e informações do texto original, e também um posfácio escrito por Carlos Orsi, pesquisador do Instituto Questão de Ciência, que contextualiza o exercício especulativo de Huxley e também propõe debates para o nosso tempo, como a manipulação emocional da publicidade, a tecnologia a serviço do controle total, e o efeito de hipnose das redes sociais.

O Código dos homens

Título: Gênero: Miscelânia

O Código dos homens

Autor

DONOVAN, Jack

Sinopse

Este livro é uma resposta à pergunta: "O que é masculinidade?". Se ser homem é adotar certo comportamento e se há um comportamento a se adotar para ser um homem, qual é o código que o rege? "Qual é o Código dos Homens?" Há décadas que as pessoas têm falado de uma "crise" da masculinidade. Nossos líderes criaram um mundo apesar dos homens, um mundo que se recusa a aceitá-los como eles são e que não está nem aí para o que querem. Nosso mundo pede aos homens que mudem "para melhor", mas o que oferece em troca é menos valioso para eles que o que tinham seus pais e avôs. Os porta-vozes do mundo futuro exortam os homens a abandonarem os antigos hábitos e tomarem um novo rumo. Mas que rumo é esse e aonde ele conduz?

História Depredada

Título: Gênero: História

História Depredada

Autor

ARAÚJO, Rogério Silva

Sinopse

História depredada – Delírios marxistas sobre a Inconfidência Mineira trata basicamente de uma investigação a respeito das raízes históricas e das motivações de um dos eventos que definiram a identidade brasileira – a Inconfidência Mineira, para depois concentrar-se nas distorções políticas e ideológicas que incidiram sobre este ao longo dos anos, especialmente ideológicas, a partir da ascensão das esquerdas ao poder.

Entre distorções propositais e erros, alguns grosseiros, o autor os expõe todos, comprova a má-fé ou a inabilidade de alguns historiadores, sem ataques pessoais; concentra-se na verdade dos fatos, para em seguida dedicar-se às suas consequências para a historiografia nacional.

Fidel e Raúl, meus irmãos: a história secreta

Título: Gênero: Biografia

Fidel e Raúl, meus irmãos: a história secreta

Autor

CASTRO, Juanita; COLLINS, María Antonieta

Sinopse

Este livro de memórias apresenta um relato não só da vida de uma personagem, mas também dos acontecimentos que mudaram a história da américa latina. Juanita Castro, irmã de Fidel e Raúl, mostra a família Castro, desde a infância e juventude até as novas gerações, passando pelas lutas contra Batista, pela Revolução Cubana até o momento em que decide se posicionar contra o regime de Fidel. Durante esta história, Juanita procura mostrar o lado menos conhecido de personagens da revolução além de Fidel e Raúl - Ernesto 'Che' Guevara, Celia Sánchez, companheira de Fidel, o revolucionário Camilo Cienfuegos e tantos outros. Juanita também revela segredos que guardou por tantos anos de atividades como agente da CIA.

Dirceu: a biografia

Título: Gênero: Biografia

Dirceu: a biografia

Autor

CABRAL, Otávio

Sinopse

Daniel, Hoffmann, Carlos Henrique, Pedro Caroço. Cubano, argentino, brasileiro. Todos foram – são – José Dirceu, personagem cuja trajetória se confunde com a história da esquerda latino-americana na segunda metade do século XX, e particularmente com a do Brasil, já no século XXI.

Dirceu foi líder estudantil em 1968, protagonista do histórico congresso da UNE em Ibiúna. Capturado, seria um dos presos trocados pelo embaixador americano. Desbaratado o movimento, encarcerados ou mortos cada um de seus integrantes, sobreviveria para mergulhar num longo período de clandestinidade, a ser somente interrompido, em 1979, pela anistia. Livre, conheceria o sindicalista Lula, fundaria o PT e se tornaria o mais afamado articulador político do petismo.

Em 2003, pela via democrática que não ajudara a construir, alcançaria o Palácio, ministro mais importante de um presidente eleito pela esperança. E então o mensalão... De súbito desempregado, era o mais novo consultor da República, capitalista convicto, lobista feito milionário. E então o julgamento do mensalão... A condenação.

Não é que Dirceu não tenha, afinal, chegado a lugar algum. Ele chegou a vários; chegará a outros tantos ainda. Este livro, porém, fabuloso trabalho de reportagem de Otávio Cabral, é antes sobre os caminhos de um homem que é muitos, e sobre sua capacidade de se reinventar. É sobre o comandante Daniel, o argentino Hoffmann, o comerciante Carlos Henrique, o namorador Pedro Caroço. É sobre as escolhas, muito mais que os fins. É sobre a ambição e o desejo, muito mais que o poder.

• O jornalista Otávio Cabral é editor de Veja, a mais importante revista semanal do Brasil, na qual trabalha desde 2004. Em vinte anos de carreira, acumula passagens pelos jornais Notícias Populares e Folha de S. Paulo. Durante dez anos, de 2000 a 2010, cobriu os principais acontecimentos da política nacional diretamente em Brasília.

Manifesto do nada na terra do nunca

Título: Gênero: Política

Manifesto do nada na terra do nunca

Autor

LOBÃO

Sinopse

Quando aparece um ofendido que se acha no direito de vir me inquirindo com aquela famosa pergunta: “Quem é você?”, eu respondo: Eu sou O Nada, drogado, decadente, matricida, epilético, reacionário, roqueiro.

E como Nada eu vou contar para vocês a história da Terra do Nunca, o Brasil-Peter Pan que se recusa a crescer.

Lobão leva o leitor a pensar por conta própria e prova ser possível – e necessário – divergir com elegância. É, como ele mesmo diz, “chumbo grosso envolto em nuvens de veludo”. Do seu ponto de vista original, Lobão traça uma jornada tragicômica pela estética e a política do Brasil contemporâneo.

Estrela Cadente: as contradições e trapalhadas do PT

Título: Gênero: Política

Estrela Cadente: as contradições e trapalhadas do PT

Autor

CONSTANTINO, RODRIGO

Sinopse

Rodrigo Constantino busca, em 'Estrela Cadente', desfazer a névoa do esquecimento popular e nos mostra os contrastes entre as promessas ufanistas e a triste realidade, à qual retornamos após a euforia de cada eleição, provando que políticos são negociantes de promessas e esperança; se chegarem numa encruzilhada, são capazes de seguir em todas as direções. O leitor ainda poderá constatar que o medo tinha razão e foi derrotado pelas últimas fichas da esperança de um povo aturdido e sem opções na arena política, onde reinam a corrupção, os escândalos e a incompetência.

1984

Título: Gênero: Literatura

1984

Autor

ORWELL, George

Sinopse

Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário.

O Evangelho segundo a Filosofia

Título: Gênero: Filosofia

O Evangelho segundo a Filosofia

Autor

SCHOMMER, Aurélio

Sinopse

Saiba como a história e a filosofia moldaram a percepção do Evangelho Em O evangelho segundo a filosofia, Aurélio Schommer analisa como a história e a filosofia moldaram, ao longo dos séculos, a percepção do livro mais lido e influente de todos os tempos. Guia moral? Revelação? Receita de bem viver? Para a filosofia, o Evangelho pode ser tudo isso. Mas, principalmente, é a mensagem do homem mais influente de todos os tempos, o Verbo divino, o sofista crucificado, como definiu o primeiro filósofo grego a mencionar o Cristo. Como dizia Voltaire, se aceitamos o Evangelho como revelação, toda a filosofia se torna inútil. É só seguir Jesus. Muitos, como Pascal, o fizeram, mas seguiram filosofando. Uma abordagem única, capaz de quebrar dogmas e paradigmas seculares.