Biblioteca

Filtrar
Por que o Brasil é um país atrasado? O que fazer para entrarmos de vez no século XXI

Título: Gênero: Política

Por que o Brasil é um país atrasado? O que fazer para entrarmos de vez no século XXI

Autor

ORLEANS E BRAGANÇA, Luiz Philippe de

Sinopse

Por que o Brasil é um país atrasado? Revela os motivos que nos levaram à atual situação de decadência política, institucional e econômica. Livro de estreia do acadêmico, ativista político e descendente da família real Luiz Philippe de Orleans e Bragança, a obra convida o leitor a entender a realidade brasileira a partir da revisão de princípios universais que estiveram sufocados pelas narrativas políticas e pela burocracia de estado.

O panorama que emerge de suas páginas pode ser desanimador para muita gente, mas não para o autor: ele faz uma obra propositiva ― sem se limitar à denúncia e à crítica ―, que revela quais são as bandeiras legítimas na construção e na defesa do estado de direito.

Mestre em ciências políticas pela universidade de Stanford, nos EUA, Luiz Philippe usa sua sólida formação intelectual e a experiência profissional em grandes bancos de investimento para analisar o Brasil contemporâneo com profundidade e lucidez em um texto acessível a qualquer leitor, mesmo àqueles sem conhecimento prévio de teorias políticas e econômicas. Assim, será possível compreender como se construiu, ao longo dos séculos, um estado interventor no Brasil, processo que atingiu seu ápice na promulgação da constituição de 1988.

Por que o Brasil é um país atrasado? Presta um serviço à sociedade brasileira ao combater a desinformação e os mitos cristalizados na vida e na política nacionais. Conhecer as estruturas que causam nossa instabilidade e os caminhos para sua superação é o desafio que todos os brasileiros têm pela frente.

Para mim, o viver é Cristo. Paulo de Tarso

Título: Gênero: Religião

Para mim, o viver é Cristo. Paulo de Tarso

Autor

FLORES, José H. Prado

Sinopse

Para mim, o viver é Cristo nos mostra cada um dos passos de Paulo de Tarso rumo à conversão para o cristianismo. A partir da revelação no caminho de Damasco – quando o então inimigo dos cristãos é despertado da cegueira que o acometia –, o apóstolo se abre para a verdade da salvação em Cristo e torna-se um dos maiores defensores da fé cristã. Descobre por meio dela um Deus misericordioso que se coloca como Pai cheio de amor em busca de seus filhos pecadores onde quer que eles estejam. O apóstolo nos é apresentado aqui como um espelho para a nossa conversão, mostrando que se seguirmos o ensinamento do mestre Jesus, como ele assim o fez, poderemos alcançar a salvação.

Operação araguaia: os arquivos secretos da guerrilha

Título: Gênero: História

Operação araguaia: os arquivos secretos da guerrilha

Autor

MORAIS, Taís e SILVA, Eumano

Sinopse

As Forças Amadas afirmam que os arquivos da Guerrilha do Araguaia foram queimados. Não é verdade. Eles estão agora neste livro histórico. Num magistral esforço de pesquisa e jornalismo investigativo entre civis e militares – um trabalho que durou sete anos – Taís Morais e Eumano Silva revelam arquivos secretos sobre a Guerrilha do Araguaia, o maior confronto das Forças Armadas desde a II Guerra Mundial e, a partir deles, entrevistando sobreviventes, contam pela primeira vez, como um trágico e terrível romance, a sangrenta e chocante história desta guerra secreta que os militares tentam há mais de 30 anos esconder. Um livro fascinante, para se ler com espanto, inquietação e horror, sobre um dos períodos mais sombrios de nossa história.

Invasão Vertical dos Bárbaros

Título: Gênero: Filosofia

Invasão Vertical dos Bárbaros

Autor

SANTOS, Mário Ferreira dos

Sinopse

A história nos relata que houve muitas invasões horizontais de bárbaros; hoje, porém, vivemos uma invasão vertical de bárbaros, que é a que penetra pela cultura – como se vê entre intelectuais que insistem em justificar o terrorismo, músicos que defendem uma vida desregrada ou artistas que zombam da beleza. Esta obra é a denúncia do filósofo Mário Ferreira dos Santos dessa invasão que nos ameaça definitivamente.

Não, sr. Comuna! Guia para desmascarar as falácias esquerdistas

Título: Gênero: Política

Não, sr. Comuna! Guia para desmascarar as falácias esquerdistas

Autor

SINOTTI, Evandro

Sinopse

O livro Não, Sr. Comuna!: Guia para desmascarar as falácias esquerdistas, escrito e publicado por Evandro Sinotti, é uma obra que tem o objetivo de transmitir uma sólida base teórica para debater e não acreditar nas falácias ditas por pessoas simpatizantes às ideias de esquerda. A obra desmascara 23 falácias que geralmente são faladas por pessoas com ideias de esquerda através de argumentos concretos, baseados em dados, fatos e obras de autores renomados. Depois de 23 capítulos, você terá argumento suficiente para não acreditar no que os comunas dizem.

Confissões

Título: Gênero: Religião

Confissões

Autor

AGOSTINHO, Santo

Sinopse

Numa época em que estão na moda as biografias é mais do que atual a leitura desse clássico. Santo Agostinho faz uma autoacusação, sem atenuantes, ao contrário dos autores das biografias contemporâneas, que procuram se colocar em evidência e se comprazem no falar de si mesmo. Trata-se realmente de uma "confissão" no duplo sentido que o latim confere a esse termo: confessar a própria miséria e confessar a grandeza da misericórdia divina.

Guia politicamente incorreto da Filosofia: ensaio de ironia

Título: Gênero: Filosofia

Guia politicamente incorreto da Filosofia: ensaio de ironia

Autor

PONDÉ, Luiz Felipe

Sinopse

Em 'O Guia Politicamente Incorreto da Filosofia', Luiz Felipe Pondé busca desbravar a história do politicamente correto, através do pensamento de grandes filósofos, como Nietzsche, Darwin, o escritor Nelson Rodrigues, entre outros. Dividido por temas, a obra se baseia em conceitos defendidos por grandes filósofos do mundo inteiro para abordar assuntos como capitalismo, religião, mulheres, instintos humanos, preconceito, felicidade e covardia.

Patrística: caminhos da tradição cristã

Título: Gênero: Religião

Patrística: caminhos da tradição cristã

Autor

BOGAZ, Antônio S et al.

Sinopse

Os Padres da Igreja edificam os tópicos fundamentais da vida cristã, para crer, celebrar e viver. Para renovar a comunidade cristã, os cristãos hão de voltar sempre à sua primeira juventude e assim evitar o perene perigo do "envelhecimento" da Igreja. O Concílio Vaticano II inaugurou uma época de fidelidade mais decidida e mais esclarecida à tradição, em sua expressão patrística. Apontou à Igreja atual os caminhos da colegialidade, do diálogo, da partilha e da comunhão da graça do Espírito, bem como da valorização dos carismas e dos ministérios, na diversidade dos serviços e das vocações. São esses os "caminhos da tradição cristã" de que este livro, em boa hora, quer ser o manual, leve e simples, mas rico e seguro em informações, estimulando a aprofundar a reflexão e a pesquisa, e, por que não, a promover a contemplação, na convivência com os Santos Padres da Igreja. Frei Carlos Josaphat

Fortes na Tribulação

Título: Gênero: Religião

Fortes na Tribulação

Autor

ANDRADE, Fabrício

Sinopse

Os problemas fazem parte da vida. E ainda não existe nenhum truque que os faça desaparecer. A alternativa, portanto, é encará-los. Pensando nisso, Padre Fabrício Andrade escreveu este livro com o anseio de nos orientar na melhor resposta que podemos dar às dificuldades, sempre objetivando o amadurecimento da nossa fé e nosso comprometimento com a vontade de Deus. Neste livro você será convidado a descobrir a verdade à sua volta, a razão de seus sofrimentos e medos, e a experimentar uma transformação, algo completamente novo. Para aceitar o convite, no entanto, é indispensável determinação e coragem, uma vez que será liberto do "seu querer" e guiado pelo vento do Senhor.

O banquete do Cordeiro

Título: Gênero: Religião

O banquete do Cordeiro

Autor

HAHN, Scott

Sinopse

Neste livro, o Dr. Scott Hahn mostra-nos toda a beleza e profundidade da Santa Missa. Um ex-protestante calvinista, doutor em Sagrada Escritura e especialista em Apocalipse, explica a Santa Missa à luz da Revelação de São João. Ao entrar em contato com os Padres da Igreja, percebeu poucos que a Igreja Católica é a verdadeira Igreja de Cristo, a verdadeira sucessora das primeiras gerações de cristãos. Ele pôde perceber, assim como os primeiros cristãos, quanto a Santa Missa está relacionada com a Sagrada Escritura e que participar da Missa é vivenciar o céu. Antes de se converter ao catolicismo, Scott Hahn passou a assistir a Santa Missa e ficou maravilhado com o que viu a Bíblia estava diante dos seus olhos e quando ouviu pela primeira vez o sacerdote pronunciar as palavras da Consagração: "Isto é o meu corpo... Este é o cálice do meu sangue", sentiu que todas as suas dúvidas se dissiparam. Sendo conhecedor profundo da Bíblia, em especial do Apocalipse, entendeu que a Missa antecipava a festa de núpcias de Cristo com a Igreja, a Noiva do Cordeiro, que São João descreve no final do livro. Sentiu-se diante do trono do céu, onde Jesus é saudado para sempre como o Cordeiro de Deus. "Vamos ao céu quando vamos à Missa... A Missa é o céu na terra". Dr. Scott Hahn nos ajuda a mergulhar profundamente neste Santo Mistério. Prof. Felipe Aquino

Manual Politicamente incorreto do catolicismo

Título: Gênero: História

Manual Politicamente incorreto do catolicismo

Autor

ZMIRAK, John

Sinopse

Há mais coisas entre o Céu e a Terra do que sonha o politicamente correto. Neste livro o leitor verá destruída a imagem engessada e caricatural que se tem da Igreja Católica nos dias de hoje, seja ligada a um dogmatismo e a uma “fé cega”, seja a uma religiosidade cor-de-rosa. Partindo do que a própria Igreja diz de si mesma, o autor expõe a verdadeira relação que a Igreja tem com a ciência, o sexo, as armas, o dinheiro e a política. Combinando sarcasmo e profundidade, entretendo e ao mesmo tempo informando, o manual guia o leitor com a perspicácia de um fio de navalha.

O Sagrado Magistério. Coleção Escola da fé III

Título: Gênero: Religião

O Sagrado Magistério. Coleção Escola da fé III

Autor

AQUINO, Felipe

Sinopse

Neste volume propõe-se o conhecimento acerca da importância do Magistério da Igreja. Entre outros assuntos, pretende-se abordar sobre- o que é a Infalibilidade da Igreja e do Papa, o Estado do Vaticano, a Santa Sé, a Cúria Romana, os bens da Igreja,os 265 Papas que a Igreja já teve, os 21 Concílios Ecumênicos que a Igreja já realizou em sua história, a importância do Catecismo da Igreja, o Código de Direito Canônico da Igreja, os Pronunciamentos dogmáticos dos Papas, os documentos sobre a Eucaristia e alguns Pronunciamentos importantes do Papa João Paulo II sobre as seitas, o culto afro, a Renovação Carismática Católica, os divorciados em segundo casamento, dentre outros.

Escola da Fe - A Sagrada Escritura - Volume II

Título: Gênero: Religião

Escola da Fe - A Sagrada Escritura - Volume II

Autor

AQUINO, Felipe

Sinopse

Segundo o autor deste livro, a Bíblia é um livro humano-divino, todo de Deus e todo do homem, e que transmite o pensamento de Deus, mas de forma humana. Para ele, é preciso conhecer os gêneros literários, a época em que cada livro foi escrito, a situação em que foi escrito, a história do povo hebreu, os sentidos da Escritura, e como a Igreja a interpreta. Neste Volume o leitor terá uma exposição da Sagrada Escritura à luz do ensinamento da Igreja. Este título se propõe a ser um curso bíblico para ajudar a entender melhor a Bíblia.

A Sagrada Tradição. Coleção Escola da fé I

Título: Gênero: Religião

A Sagrada Tradição. Coleção Escola da fé I

Autor

AQUINO, Felipe

Sinopse

A Igreja baseia-se na Sagrada Escritura e na Sagrada Tradição Apostólica para conhecer tudo aquilo que Jesus Cristo ensinou. Portanto, não basta conhecer a Bíblia; é preciso conhecer a Tradição. O Concílio Vaticano II, através da Constituição Dogmática dei Verbum, deixou claro que: ". A Sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a Palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos. Resulta, assim, que não é através da Escritura apenas que a Igreja consegue a sua certeza a respeito de tudo o que foi revelado. Por isso, ambas - Tradição e Escritura - devem ser recebidas e veneradas com igual sentimento de piedade e reverência" (DV, 9). "Foi a Tradição Apostólica que fezaIgreja discernir que escritos deviam ser enumerados na lista dos Livros Sagrados" (DV, 8). "Pela Tradição torna-se conhecido à Igreja o Cânon completo dos Livros Sagrados e as próprias Escrituras são nelas cada vez mais profundamente compreendidas.

Esquerda caviar

Título: Gênero: Política

Esquerda caviar

Autor

CONSTANTINO, RODRIGO

Sinopse

O livro é sobre aquilo que tradicionalmente se chamou de “esquerda festiva” – que o autor atualiza e renomeia para “esquerda caviar” – e trata da associação histórica entre ícones da cultura (Chico Buarque, por exemplo) e líderes autoritários/populistas (Fidel, Hugo Chavez); entre elite econômica (George Soros) e causas politicamente corretas (meio ambiente, aquecimento global). Embora escorado em ampla bibliografia e em evidente estudo, o livro tem um caráter essencial de provocação e de chamada à discussão.

Para entender e celebrar a liturgia

Título: Gênero: Religião

Para entender e celebrar a liturgia

Autor

AQUINO, Felipe

Sinopse

Através da Liturgia, Cristo continua a obra de nossa salvação. Sua "eficácia, no mesmo título e grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja" (SC,7). Diz a Sacrosantum Concilium, que por ela, o próprio Cristo exerce o seu múnus sacerdotal para a nossa salvação. Assim, a celebração litúrgica, como obra de Cristo Sacerdote e de seu corpo que é a Igreja, é ação sagrada por excelência. Entretanto, muitos católicos a desconhecem. Este livro apresenta de maneira condensada, o rico sentido daLiturgia e os significados dos termos litúrgicos, dos sinais usados, das vestes e objetos litúrgicos, das cores, do rito litúrgico, do tempo litúrgico, da liturgia das horas, e das principais normas aprovadas para a celebração da Santa Missa contidasna Instrução Geral do Missal Romano.

Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade

Título: Gênero: Filosofia

Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade

Autor

BUTLER, Judith

Sinopse

Uma das obras acadêmicas mais comentadas dos últimos cinquenta anos, Problemas de gênero é tão celebrada quanto controversa. Neste livro inspirador que fundou a Teoria de gênero, Judith Butler apresenta uma crítica contundente aos princípios de identidade do movimento feminista atual, questionando a categoria “mulher”.

Em Problemas de gênero, fundador da Teoria Queer, Judith Butler Para Butler, não é possível que exista apenas uma identidade: ela deveria ser pensada no plural, e não no singular. Ou ainda, não é possível que haja a libertação da mulher, a menos que primeiro se subverta a identidade de mulher.

Com essa formulação radical, Judith Butler interroga também a categoria de heterossexualidade, de forma a relançar a oposição sexo e gênero em novas coordenadas e em outras linhas de força, nas quais podemos nos aprofundar em perguntas como: o que é ser homem e o que é ser mulher?; o que faz um homem ser homem e o que faz de uma mulher uma mulher? Questões cuja ampliação contemplaria a multiplicidade de sexualidades, tão visíveis na contemporaneidade.

Problemas de gênero é o primeiro livro de Butler publicado no Brasil. Lançado na década de 1990 nos Estados Unidos, esse livro escrito de forma provocativa e pouco usual no meio acadêmico contribuiu de forma decisiva para a renovação crítica do pensamento feminista na atualidade.

Os judeus do Papa

Título: Gênero: História

Os judeus do Papa

Autor

GORDON, Thomas

Sinopse

A II Guerra Mundial eclodiu na Europa. O exército nazista avan­ça pelo continente anexando e massacrando, deixando o rastro de sangue que marcou o século XX. No Vaticano, o papa Pio XII observa os horrores dos combates e tem que definir a posi­ção da Igreja perante o mundo. Mas ele não declara repúdio a Hitler nem se coloca ao lado dos Aliados ― simplesmente silencia e a História lhe confere o título de papa omisso. Por trás do silêncio havia um segredo agora revelado por documentos ofi­ciais secretos. Pio XII organizou uma ampla rede de ajuda humanitária para os judeus de toda a Europa. Sob orientação dele, padres e freiras arriscaram a vida fornecendo abrigo nos mosteiros e conventos a milhares de judeus. Pio XII doou ouro do próprio Vaticano para ajudar os judeus romanos e es­condeu milhares deles em sua residência de verão, enquanto Roma era ocupa­da e bombardeada pelos alemães. Os judeus do papa é um dos melhores livros históricos já escritos. Baseado em uma rica pesquisa documental, é uma obra indispensável aos leitores que querem entender o que realmente aconteceu em Roma sob a liderança do injustiçado papa Pio XII.

Comentário às cartas de S. Paulo 1

Título: Gênero: Religião

Comentário às cartas de S. Paulo 1

Sinopse

A obra em questão é o primeiro dos três tomos que abarcarão a totalidade do comentário de São João Crisóstomo (347-407 d.C.) ao corpus paulinum, isto é, às catorze cartas paulinas arroladas no cânon católico. São João Crisóstomo representa um dos maiores intérpretes do pensamento de São Paulo para o Oriente cristão.

A revolução dos bichos

Título: Gênero: Literatura

A revolução dos bichos

Autor

ORWELL, George

Sinopse

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, A revolução dos bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.

Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto. Depois das profundas transformações políticas que mudaram a fisionomia do planeta nas últimas décadas, a pequena obra-prima de Orwell pode ser vista sem o viés ideológico reducionista. Mais de sessenta anos depois de escrita, ela mantém o viço e o brilho de uma alegoria perene sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão dos grandes projetos de revolução política. É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens. Escrito com perfeito domínio da narrativa, atenção às minúcias e extraordinária capacidade de criação de personagens e situações, A revolução dos bichos combina de maneira feliz duas ricas tradições literárias: a das fábulas morais, que remontam a Esopo, e a da sátira política, que teve talvez em Jonathan Swift seu representante máximo. "A melhor sátira já escrita sobre a face negra da história moderna." Malcolm Bradbury "Um livro para todos os tipos de leitor, seu brilho ainda intacto depois de sessenta anos." Ruth Rendell