Biblioteca

Filtrar
Como vencer um debate sem precisar ter razão

Título: Gênero: Filosofia

Como vencer um debate sem precisar ter razão

Autor

SCHOPENHAUER, Arthur e CARVALHO, Olavo de

Sinopse

O que o leitor tem nas mãos é um tratado de patifaria intelectual. Mas não para uso dos patifes, e sim de suas possíveis vítimas. Trata-se de um receituário de precauções contra a argumentação desonesta, aquele tipo de polêmica interesseira onde o que importa não é provar, mas vencer. Ensina a reconhecer e a desmontar as artimanhas do debatedor capcioso — o sujeitinho que, nada tendo a objetar seriamente às razões do adversário, procura apenas desmoralizá-lo ou confundir a platéia para fazer com que o verdadeiro pareça falso e o falso verdadeiro. Na maior parte dos casos, um homem tanto mais gesticula e dramatiza em defesa de suas opiniões quanto menos está seguro delas por dentro, por não as haver examinado bem. Tradução da “dialética erística” de schopenhauer: daniela caldas e olavo de carvalho introdução, notas e comentários: olavo de carvalho.

O futuro do pensamento brasileiro. Estudos sobre o nosso lugar no mundo

Título: Gênero: Filosofia

O futuro do pensamento brasileiro. Estudos sobre o nosso lugar no mundo

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Nesta breve porém profunda coletânea de estudos, o filósofo brasileiro Olavo de Carvalho avalia a tradição do pensamento brasileiro, aponta as lacunas e os pilares que a constituem e esboça um sombrio prognóstico. A coletânea reúne a conhecida conferência dada na UNESCO em 1997, “Os mais excluídos dos excluídos”, entrevistas e ensaios introdutórios às obras de dois dos maiores intelectuais que o Brasil já teve: Otto Maria Carpeaux e Mário Ferreira dos Santos. Com estilo vigoroso e análise impiedosa, Olavo comenta a (possível) alta cultura brasileira fundamentalmente a partir de seus maiores expoentes: os já citados Mário Ferreira e Otto Maria Carpeaux, e também Miguel Reale e Gilberto Freyre.

Tolos, fraudes e militantes: pensadores da nova esquerda

Título: Gênero: Filosofia

Tolos, fraudes e militantes: pensadores da nova esquerda

Autor

SCRUTON, Roger

Sinopse

Roger Scruton investiga o que se tornou a esquerda hoje e como a ideologia evoluiu ao longo do século XX, fazendo uma dissecação política devastadora de suas estratégias e de seus objetivos. O grupo identificado como Nova Esquerda — composto de pensadores influentes como Jürgen Habermas, György Lukács e Jacques Derrida — apresentou um deslocamento tático no território do seu exercício de poder, desviando o foco da preocupação com a representação da classe trabalhadora para a proteção de mulheres, LGBTs e imigrantes. Com seu já conhecido estilo, Scruton pacientemente busca desmontar os argumentos da esquerda e, ao explicar as obras em termos usados pelos próprios formuladores, desnuda suas pretensões e suposições.

Uma filosofia polítca: argumentos para o conservadorismo

Título: Gênero: Filosofia

Uma filosofia polítca: argumentos para o conservadorismo

Autor

SCRUTON, Roger

Sinopse

A partir de temas precisos e variados, que estão presentes nas discussões cotidianas – como patriotismo, sustentabilidade, vegetarianismo, aborto, suicídio assistido, diversidade de gênero e secularismo –, Scruton oferece uma visão coesa da política, fundada no respeito às tradições e no cuidado pela cultura local. A atenção às polêmicas contemporâneas não torna a exposição fragmentada, pois Scruton a todo momento contrapõe a visão de mundo moderna, baseada no naturalismo filosófico, com um entendimento mais profundo da natureza humana, que permite investigar as raízes dos regimes totalitários e nos desembaraçar da linguagem ideológica dos discursos políticos.

O que é conservadorismo

Título: Gênero: Filosofia

O que é conservadorismo

Autor

SCRUTON, Roger

Sinopse

Os capítulos deste livro seguem um critério de exposição analítica dos elementos principais do pensamento conservador. Por isso começa por explicar a atitude conservadora para depois esclarecer de que forma o conservadorismo se alicerça na ideia de autoridade, o que permite entender a importância da Constituição e o papel do Estado como defensor dos diferentes modos de vida de uma sociedade ordeira. A partir disso, é possível compreender a perspectiva conservadora a respeito da lei e da liberdade, que não é vista de forma abstrata nem absoluta, e da propriedade, que exerce uma função consagradora dentro da sociedade. Nos capítulos seguintes, o autor apresenta uma crítica à ideia de alienação do trabalho, faz uma defesa da existência e do funcionamento das instituições autônomas (família, instituições de educação, esportes competitivos), explica a aliança entre poder e autoridade para a composição do establishment (o grande objetivo interno da política e do governo) e apresenta a sua concepção de mundo público, formado pelo estado-nação, pelo estadista e pela política externa. Para encerrar a obra, é apresentada a contraposição entre liberalismo e conservadorismo.

Não com um estrondo, mas com um gemido. A política e a cultura do declínio

Título: Gênero: Política

Não com um estrondo, mas com um gemido. A política e a cultura do declínio

Autor

DALRYMPLE, Theodore

Sinopse

Não com um Estrondo, mas com um Gemido: A Política e a Cultura do Declínio é dividido em duas partes: "Artistas e Ideólogos" e "Política e Cultura". A primeira traz ensaios sobre Samuel Johnson, Arthur Koestler, Henrik Ibsen, J. G. Ballard. A segunda centra-se em patologias sociais britânicas e suas fontes políticas e culturais. O autor discorre também sobre a sensação de declínio do mundo ocidental, especialmente na Grã-Bretanha, sobre multiculturalismo islâmico e terror.

O verdadeiro Che Guevara e os idiotas úteis que o idolatram

Título: Gênero: Biografia

O verdadeiro Che Guevara e os idiotas úteis que o idolatram

Autor

FONTOVA, Humberto

Sinopse

A partir de um levantamento minucioso de fatos históricos e testemunhas diretas do período revolucionário, o livro O Verdadeiro Che Guevara desmistifica a imagem de um dos ícones políticos mais controversos do século XX. O Verdadeiro Che Guevara poderia ser facilmente enquadrado como um livro polêmico. Afinal, ele nos mostra uma face desconhecida do famoso herói revolucionário: um médico fracassado, um incompetente estrategista militar e cruel assassino. Contudo, todas essas acusações que em um primeiro instante soam como meramente ofensivas, são evidenciadas por Fontova com um volume inédito de fatos históricos e com testemunhos de participantes diretos da Revolução Cubana, tanto de membros da revolução como de seus refugiados. Com isso o autor vai muito além do que já foi publicado sobre Che. Grande parte das publicações sobre a vida de Ernesto Guevara foram amparadas apenas de duas fontes: uma biografia escrita por um membro do partido comunista do México e os arquivos da Revolução Cubana, que incluem os diários de Che, ambos em poder do Departamento de Propaganda de Cuba e controlados diretamente por Fidel Castro e Aída Guevara, sua viúva. Acrescente-se a essa “revolução” na versão oficial da vida de Guevara, o estilo irônico e sagaz do autor, desnudando por completo um dos maiores ícones do século XX.

Pensadores da nova esquerda

Título: Gênero: Filosofia

Pensadores da nova esquerda

Autor

SCRUTON, Roger

Sinopse

Neste livro, o filósofo britânico Roger Scruton analisa a obra de catorze intelectuais da chamada Nova Esquerda. São eles: E. P. Thompson, Ronald Dworkin, Michel Foucault, R. D. Laing, Raymond Williams, Rudolf Bahro, Antonio Gramsci, Louis Althusser, Immanuel Wallerstein, Jürgen Habermas, Perry Anderson, György Lukács, J. K. Galbraith e Jean-Paul Sartre. Antes de tratar destes autores individualmente, Scruton procura esclarecer o que é a esquerda e por que escolheu abordar estes autores. Ao final, ele também explicita a perspectiva subjacente a suas análises, de maneira a deixar claro de que ponto de vista partem as críticas feitas.

O que é fascismo? E outros ensaios

Título: Gênero: Filosofia

O que é fascismo? E outros ensaios

Autor

ORWELL, George

Sinopse

Romancista celebrado pelas distopias de 1984 e A revolução dos bichos, George Orwell também foi um prolífico repórter e colunista. Entre as décadas de 1930 e 1940, o autor de O que é fascismo? colaborou em diversos veículos da imprensa britânica. Nesta coletânea de 24 ensaios publicados em revistas e jornais, organizado por Sérgio Augusto, Orwell explora um amplo espectro de assuntos, sempre perpassados pela política, sua principal obsessão intelectual e literária. Com temas que variam de Adolf Hitler à pornografia, de W. B. Yeats a O grande ditador, os textos selecionados pelo jornalista Sérgio Augusto compõem um inteligente mosaico das opiniões de Orwell durante o período crítico da Segunda Guerra Mundial e do início da Guerra Fria. Com sua visão irônica do mundo conflagrado da época, os ensaios demonstram a potência criativa do "socialismo democrático" adotado pelo escritor como credo político após sua experiência na Guerra Civil Espanhola, em contraposição aos totalitarismos de esquerda e de direita então em voga.

O jardim das aflições: de Epicuro à ressurreição de César etc. 4ª ed

Título: Gênero: Filosofia

O jardim das aflições: de Epicuro à ressurreição de César etc. 4ª ed

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

A tese fundamental deste monumental ensaio é a de que a história do ocidente é marcada pela ideia de Império e de suas sucessivas tentativas de reestruturação; mesmo com roupagens diferentes, há sempre o mesmo objetivo: ampliar os domínios do Império até os limites do mundo visível.

Conhecimento por presença. Em torno da filosofia de Olavo de Carvalho

Título: Gênero: Filosofia

Conhecimento por presença. Em torno da filosofia de Olavo de Carvalho

Autor

Ronald Robson

Sinopse

A unidade de conhecimento e de autoconhecimento - nota profunda da Filosofia de Olavo de Carvalho - só pode existir, ainda que apenas como ideal, para uma mente que, entre ciência e ética, entre metafísica e política, não veja hiato algum. O cerne de sua filosofia está no convite a que agarremos - como quem toma, com as próprias mãos, coisa palpável - a materialidade da presença; está na proposta de que a metafísica seja violentamente materializada. Em oposição ao "materialismo espiritual", estabelece um espiritualismo material: "o 'materialismo' de um mundo feito de Espírito, transparência, inteligibilidade".

O imbecil juvenil: o que restou do imbecil. Vol. II

Título: Gênero: Política

O imbecil juvenil: o que restou do imbecil. Vol. II

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Embora tenha anunciado sua intenção de mudar de assunto depois da Longa marcha da vaca para o brejo, o autor não conseguiu mantê-la e acabou por aumentar a série O que restou do imbecil - um combate jornalístico contra o próprio estado de coisas, uma frágil barreira de papel em oposição à maré montante de estupidez letrada.Esta obra tem por objetivo documentar aquilo que não pode remediar: o discurso dominante do baixo ventre da intelectualidade brasileira acabou por colorir-se ainda mais, assumindo tons mais ferozes, dogmáticos e arrogantes, que assinalam um progresso substancial da inteligência pátria ladeira abaixo e prenunciam a breve conversão da estupidez verbal em vias de fato.O título deste volume, O imbecil juvenil, alude por um lado àquela observação de René Descartes segundo a qual todos os nossos problemas advêm de que antes de ser adultos fomos crianças; e, por outro, ao consagrado termo gramsciano, tropicalmente adaptado às terras brasílicas a fim de comentar as muitas manifestações da imbecil-coletividade. O leitor que se prepare.

A longa marcha da vaca para o brejo. O que restou o imbecil. Vol I

Título: Gênero: Política

A longa marcha da vaca para o brejo. O que restou o imbecil. Vol I

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Este livro divide-se em duas partes: a primeira contém praticamente todos os artigos que o autor publicou em 1997 sobre assuntos variados, além de outros inéditos, algumas cartas enviadas a jornais e quatro orelhas de livro; a segunda resume a polêmica suscitada pelo caso dos três alunos da PUC-RIO que, em 1997, foram acusados absurda e injustamente de racismo, sob os auspícios do reitor. Os escritos aqui reunidos não refletem apenas reações momentâneas a acontecimentos do dia, mas a tentativa de pensá-los numa escala um pouco maior que o século. Além de comporem uma boa coleção de notas de rodapé a "O Jardim das Aflições", caberiam também, por sua índole, em "O Imbecil coletivo"- se o autor não tivesse jurado não engordar mais este último. Formam, portanto, o primeiro volume da série "O que restou do Imbecil", que promete ser tão longa (ou mais) quanto a marcha da vaca para o brejo.

Edmund Husserl contra o psicologismo

Título: Gênero: Filosofia

Edmund Husserl contra o psicologismo

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Entre 1992 e 1993, na cidade do Rio de Janeiro, Olavo de Carvalho ministrou um curso sobre Edmund Husserl e suas Investigações lógicas. As aulas foram transcritas pelos alunos, o que gerou um material com cerca de setecentas laudas, que agora recebeu um tratamento editorial mais apropriado à publicação. O livro que o leitor tem em mãos é o resultado desse processo, pautado pela conservação da oralidade e da ordem expositiva adotadas pelo autor durante o curso.

A Nova Era e revolução cultural: Fritjof Capra e Antonio Gramsci - 4ª ed.

Título: Gênero: Filosofia

A Nova Era e revolução cultural: Fritjof Capra e Antonio Gramsci - 4ª ed.

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

“A ‘Nova Era’ da qual Fritjof Capra se tornou festejado porta-voz e a ‘Revolução Cultural’ de Antonio Gramsci têm algo em comum: ambas pretendem introduzir no espírito humano modificações vastas, profundas e irreversíveis. Ambas convocam à ruptura com o passado, e propõem à humanidade um novo céu e uma nova terra. A primeira vem alcançando imensa repercussão nos círculos científicos e empresariais brasileiros. A segunda, sem fazer tanto barulho, exerce há três décadas uma influência marcante no c urso da vida política e cultural neste país. Nenhuma das duas foi jamais submetida ao mais breve exame crítico. Aceitas por mera simpatia à primeira vista, penetram, propagam-se, ganham poder sobre as consciências, tornam-se forças decisivas na condução da vida de milhões de pessoas que jamais ouviram falar delas, mas que padecem os efeitos do seu impacto cultural. Para os adeptos e propagadores conscientes das duas novas propostas, nada mais reconfortante do que a passividade atônita com que o público letrado brasileiro tudo recebe, tudo admite, tudo absorve e copia, com aquele talento para a imitação maquinal que compensa a falta de verdadeira inteligência”.

Aristóteles em nova perspectiva. Introdução à teoria dos quatro discursos

Título: Gênero: Filosofia

Aristóteles em nova perspectiva. Introdução à teoria dos quatro discursos

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Há embutida nas obras de Aristóteles uma idéia medular, que escapou à percepção de quase todos os seus leitores e comentaristas, da Antiguidade até hoje. Mesmo aqueles que a perceberam – e foram apenas dois, que eu saiba, ao longo dos milênios – limitaram-se a anotá-la de passagem, sem lhe atribuir explicitamente uma importância decisiva para a compreensão da filosofia de Aristóteles.

No entanto, ela é a chave mesma dessa compreensão, se por compreensão se entende o ato de captar a unidade do pensamento de um homem desde suas próprias intenções e valores, em vez de julgá-lo de fora ato que implica respeitar cuidadosamente o inexpresso e o subentendido, em vez de sufocá-lo na idolatria do “texto” coisificado, túmulo do pensamento. A essa idéia denomino Teoria dos Quatro Discursos. Pode ser resumida em uma frase: o discurso humano é uma potência única, que se atualiza de quatro maneiras diversas: a poética, a retórica, a dialética e a analítica (lógica).

Os EUA e a Nova Ordem Mundial. 2ª ed.

Título: Gênero: Política

Os EUA e a Nova Ordem Mundial. 2ª ed.

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Quais são os fatores e os atores históricos, políticos, ideológicos e econômicos que definem atualmente a dinâmica e a configuração do poder no mundo e qual a posição dos Estados Unidos da América no que é conhecido como Nova Ordem Mundial? Essa é a pergunta que o cientista político russo Alexandre Dugin e o filósofo brasileiro Olavo de Carvalho procuram responder nesse debate, que atingiu momentos acalorados e polêmicos. Partindo de posições radicalmente diversas, cada autor esclarece como vê o atual conflito de interesses no plano internacional, elucidando quem são seus principais atores e quais as forças e objetivos envolvidos. No final, os dois debatedores não chegam a um acordo e o grande vencedor é o leitor, que sai do debate com uma visão mais abrangente da política internacional e da luta pelo poder que está sendo travada para a formação da Nova Ordem Mundial.

Maquiavel ou a confusão demoníaca, 2ª ed

Título: Gênero: Filosofia

Maquiavel ou a confusão demoníaca, 2ª ed

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

A origem deste ensaio remonta ao curso de filosofia política proferido em 2004 por Olavo de Carvalho aos alunos de Administração Pública da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Das notas preparadas para essas aulas, o autor redigiu a primeira versão do ensaio, que foi pensado como um dos capítulos de uma obra maior sobre a mentalidade revolucionária, mas acabou sendo editado à parte em 2011 em virtude de sua extensão. A presente edição acrescentou ao texto principal alguns artigos do autor que ilustram de um modo ou de outro o argumento central desenvolvido por Olavo em sua análise da obra de Maquiavel.

Mário Ferreira dos Santos. Guia para o estudo de sua obra

Título: Gênero: Filosofia

Mário Ferreira dos Santos. Guia para o estudo de sua obra

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Ao longo de mais de duas décadas de ensino, Olavo de Carvalho já expôs algumas vezes a seus alunosos príncipios e as descobertas monumentais da filosofia de Mário Ferreira dos Santos, a quem Olavo não hesita em se referir como "um dos maiores filósofos do século XX - não só do Brasil, mas do mundo". Este livro reúne o essencial de quanto Olavo escreveu e ensinou a respeito da obra de Mário.

Visões de Descartes. Entre o gênio mau e o espírito da verdade

Título: Gênero: Filosofia

Visões de Descartes. Entre o gênio mau e o espírito da verdade

Autor

CARVALHO, Olavo de

Sinopse

Olavo de Carvalho reúne neste livro o essencial do que tem ensinado sobre René Descartes em seus cursos e conferências. Convencido de que a filosofia não nasce do gosto pelo raciocínio abstrato, mas do impulso de apreender e expressar o sentido universal da experiência acessível, o autor nos conduz a um retorno das idéias de Descartes às experiências reais que as originaram. Esse método não pretende dar uma explicação psicológica de uma filosofia, mas esclarecer o sentido efetivo que as idéias tinham na consciência individual do filósofo que as pensou, para além – e por baixo – do sentido formal e dicionarizado que elas adquiriram ao longo da tradição filosófica. Para Olavo de Carvalho, a filosofia de Descartes não é um sistema abstrato de idéias, mas um drama cognitivo.