Biblioteca
Título: Gênero: Filosofia
A dialética simbólica. Estudos reunidos
Autor
CARVALHO, Olavo de
Sinopse
Este livro, para o poeta Bruno Tolentino, é parte essencial da filosofia de Olavo de Carvalho, que só pode ser devidamente compreendida ao se levar em conta as questões que o autor aborda, com maestria, nessa reunião de estudos, habilmente coerida: o simbolismo e o modo de raciocínio analógico, a relação entre poesia e filosofia, o modo de existência dos gêneros literários e suas espécies, a metafísica e a cosmovisão tradicional como base da crítica artística – entre outros tópicos.Olavo aplica e exemplifica os fundamentos que expõe na primeira parte do livro numa segunda parte, composta de 3 críticas cinematográficas e uma teatral: analisa filmes consagrados pela crítica, como O silêncio dos inocentes (vencedor de 5 Oscars), Aurora (vencedor de 3 Oscars) e Central do Brasil (nomeado a 2 Oscars).
Título: Gênero: Filosofia
A filosofia e seu Inverso e outros estudos
Autor
CARVALHO, Olavo de
Sinopse
O que é pensar? O que une Kant às decisões da ONU em favor de um governo global? Por que o culto da ciência “começa na ignorância do que seja a razão e culmina no apelo explícito à autoridade do irracional”? Essas e outras questões são respondidas por Olavo de Carvalho neste livro que reúne alguns de seus textos produzidos nos últimos anos. Mas devemos ler Olavo de Carvalho? Há duas respostas possíveis: a dos seus detratores, sempre negativa. E a dos que se recusam a aceitar o doutrinamento da Weltanschauung pós-moderna, que, amealhando adeptos entre liberais e esquerdistas, baseia-se num tripé corruptor: relativismo, hedonismo e ateísmo. Olavo sabe que, para uma efetiva resistência cultural, os que desejam se manter lúcidos devem possuir um corpo teórico consistente, capaz de apresentar respostas persuasivas ao mundo de falso desvanecimento do homem contemporâneo e de advogar em defesa da verdade, o valor mais vilipendiado nos dias atuais. Assim, frente aos ideólogos cujo objetivo é nos convencer de que princípios e valores são obstáculos à liberdade, Olavo denuncia a ditadura do relativismo – a arma que restou à esquerda diante do fracasso da ditadura do proletariado. E o faz com seu estilo característico, que lhe permite, como ele mesmo diz, “transitar livremente entre o discurso acadêmico e a voz do coração”, movido por seu objetivo “quase obsessivo: a busca do Supremo Bem”. Nada é pequeno neste livro. A resposta a certos polemistas transforma-se nos degraus que Olavo transpõe para ensinar arquitetura gótica ou recolocar a lógica como elemento acessório da produção filosófica. Desmonta Martial Guéroult, presta tributo à inesquecível figura de Stanislavs Ladusãns, rebate Peter Singer, Richard Dawkins e outros pseudoluminares. E o faz seguindo o método que propõe a seus alunos: espantar-se frente à realidade da experiência. Mas não só. Olavo de Carvalho nos recorda que não esquecer nossa condição mortal é o ponto de partida da investigação metafísica. Aqui, ele ultrapassa a filosofia – e assemelha-se aos mestres da espiritualidade monástica, que recomendam a reflexão sobre a própria morte para curar uma das mais nocivas doenças da alma: a acídia.
Título: Gênero: Política
A cólera dos imbecis. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil. Vol. 10
Autor
CARVALHO, Olavo de
Sinopse
Até os anos 60 a esquerda era uma minoria insatisfeita em luta contra o establishment acomodado. Tinha, por isso, alguma mobilidade intelectual, seguia o debate cultural mais amplo e, no mínimo para se posicionar contra, lia atentamente os livros de seus adversários locais e internacionais. à medida que foi se concentrando na luta e depois no exercício do poder, fechou-se em si própria, numa busca obsessiva de autoconfirmação e na reiteração de chavões necessários ao adestramento da militância animalizada, e simplesmente perdeu o pé no mundo da alta cultura. Já não entende o que se fala fora dos seus círculos internos, e, não entendendo, reage com a impulsividade cega e louca de quem nada tem a dizer, só a maldizer. O melhor que tem a objetar ao autor de alguma idéia que lhe desagrada é ensejar que vá preso ou morra. Não tenho dúvida de que, mais cedo ou mais tarde, passarão do desejo à ação, como sempre fizeram em todos os países que governaram e fazem ainda naqueles em que mandam. Georges bernanos já dizia que nada no mundo se compara à cólera dos imbecis.
Título: Gênero: Política
O progresso da ignorância. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil. Vol. 9
Autor
CARVALHO, Olavo de
Sinopse
Estamos tão habituados a ouvir falar de “progresso do conhecimento”, que não nos damos conta de que essa expressão não é um conceito descritivo, a tradução verbal de uma realidade, e sim apenas uma figura de linguagem, uma metonímia, por trás da qual não há senão uma impressão confusa e até mesmo enganosa. “Conhecimento”, a rigor, só existe na mente de quem conhece, no instante e no grau em que conhece. Mas em que medida o homem que está desorientado no meio de uma massa de informações tem real “conhecimento” dela? O “progresso do conhecimento” implica necessariamente o concomitante aumento da ignorância. E, quando a ignorância e o conhecimento se mesclam de maneira inseparável, é a ignorância que predomina, pois é ela que determina a forma do conjunto. Não é preciso dizer que, levada ao seu extremo, a impossibilidade de discernir conhecimento e ignorância põe em risco não somente a segurança da civilização, mas a própria integridade da inteligência humana.
Título: Gênero: Política
Breve retrato do Brasil. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil. Vol. 7
Autor
CARVALHO, Olavo de
Sinopse
Olavo de Carvalho é correspondente do Diário do Comércio nos EUA desde 2005 e publica periodicamente a coluna Mundo Real. Ao longo de duas décadas, apesar de uma vida agitada de jornalista, escritor, conferencista e professor, elaborou uma sofisticada filosofia política, cuja aplicação prática encontramos em seus artigos para o Diário do Comércio que a VIDE Editorial reuniu nessas Cartas de um terráqueo ao planeta Brasil. Neste sétimo volume, Breve retrato do Brasil, apresentamos todos os artigos e editoriais publicados em 2011. Nele, encontramos não apenas o noticiário faltante em nossa imprensa sobre o que acontece nos EUA, mas longas análises da situação política brasileira, da conjuntura internacional e não raras lições de filosofia e ciências humanas.
Título: Gênero: Política
O dever de insultar. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil, vol. 6
Autor
CARVALHO, Olavo de
Sinopse
Nele, encontramos não apenas o noticiário faltante em nossa imprensa sobre o que acontece nos EUA, mas longas análises da situação política brasileira, da conjuntura internacional e não raras lições de filosofia e ciências humanas.
Título: Gênero: Política
Os histéricos no poder. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil. Vol. 8
Autor
CARVALHO, Olavo de
Sinopse
Olavo de Carvalho é correspondente do Diário do Comércio nos EUA desde 2005 e publica periodicamente a coluna Mundo Real. Ao longo de duas décadas, apesar de uma vida agitada de jornalista, escritor, conferencista e professor, elaborou uma sofisticada filosofia política, cuja aplicação prática encontramos em seus artigos para o Diário do Comércio que a VIDE Editorial reuniu nessas Cartas de um terráqueo ao planeta Brasil. Neste oitavo volume, Os histéricos no poder, apresentamos todos os artigos e editoriais publicados em 2012. Nele, encontramos não apenas o noticiário faltante em nossa imprensa sobre o que acontece nos EUA, mas longas análises da situação política brasileira, da conjuntura internacional e não raras lições de filosofia e ciências humanas. Sobre o autor: Olavo de Carvalho nasceu em Campinas em 1947. É filósofo, educador, escritor e jornalista. Sua militância jornalística é intensa, mas não se confunde com o mero comentário opinioso das notícias do dia. Pelo contrário, seu trabalho como jornalista é a expressão mais superficial de uma profunda e longa investigação filosófica, que se desenvolve longe da agitação cotidiana, no silêncio meditativo em que o filósofo se guarda não somente para observar os fatos, mas também para contemplar os princípios e conceitos que lhes dão inteligibilidade.
Título: Gênero: Política
O império mundial da burla. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil, vol. 5
Autor
CARVALHO, Olavo de
Sinopse
Olavo de Carvalho é correspondente do Diário do Comércio nos EUA desde 2005 e publica periodicamente a coluna Mundo Real. Ao longo de duas décadas, apesar de uma vida agitada de jornalista, escritor, conferencista e professor, elaborou uma sofisticada filosofia política, cuja aplicação prática encontramos em seus artigos para o Diário do Comércio que a VIDE Editorial reuniu nessas Cartas de um terráqueo ao planeta Brasil.
Neste quinto volume, O império mundial da burla, apresentamos todos os artigos e editoriais publicados em 2009. Nele, encontramos não apenas o noticiário faltante em nossa imprensa sobre o que acontece nos EUA, mas longas análises da situação política brasileira, da conjuntura internacional e não raras lições de filosofia e ciências humanas.
Título: Gênero: Política
A inversão revolucionária em ação. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil, vol. 4
Autor
CARVALHO, Olavo de
Sinopse
A série Cartas de um terráqueo ao planeta Brasil traz ao leitor todos os artigos do filósofo Olavo de Carval¬ho publicados em sua coluna Mundo Real, no Diário do Comércio de São Paulo.
Neste quarto volume, A inversão revolucionária em ação, estão reunidos os artigos e editoriais que o autor escreveu em 2008.
O leitor encontrará nessas páginas as notícias que a nossa grande imprensa não deu, além de exposições da política americana e mundial que por aqui não se viu, algumas análises da cultura brasileira e também lições de ciência política nas quais jamais se pensou, tudo fundamentado nos princípios de uma filosofia que o autor vem desenvolvendo há pelo menos duas décadas.
Título: Gênero: Política
A fórmula para enlouquecer o mundo. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil, vol. 3
Autor
CARVALHO, Olavo de
Sinopse
No Brasil de hoje, todos os “formadores de opinião” mais salientes, sem exceção visível – comentaristas de mídia, acadêmicos, políticos, figuras do show business – pensam por figuras de linguagem, sem a mínima preocupação – ou capacidade – de distinguir entre a fórmula verbal e os dados da experiência. Impõem seus estados subjetivos ao leitor ou ouvinte de maneira direta, sem uma realidade mediadora que possa servir de critério de arbitragem entre emissor e receptor da mensagem.
A discussão racional fica, assim, inviabilizada na base, sendo substituída pelo mero confronto entre modos de sentir, uma demonstração mútua de força psíquica bruta que dá a vitória, quase que necessariamente, ao lado mais barulhento, histriônico, fanático e intolerante.
Título: Gênero: Política
O mundo como jamais funcionou. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil, vol. 2
Autor
CARVALHO, Olavo de
Sinopse
A série Cartas de um terráqueo ao planeta Brasil traz ao leitor todos os artigos do filósofo Olavo de Carvalho publicados em sua coluna Mundo Real, no Diário do Comércio de São Paulo. Neste segundo volume, O mundo como jamais funcionou, estão reunidos os artigos editoriais que o autor escreveu em 2006.
O leitor encontrará nessas páginas as notícias que a nossa grande imprensa não deu, além de exposições da política americana e mundial que por aqui não se viu, algumas análises da cultura brasileira e também lições de ciência política nas quais jamais se pensou, tudo fundamentado nos princípios de uma filosofia que o autor vem desenvolvendo há pelo menos duas décadas.
Título: Gênero: Política
Apoteose da vigarice. Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil, vol. 1
Autor
CARVALHO, Olavo de
Sinopse
A série Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil traz ao leitor todos os artigos do filósofo Olavo de Carvalho publicados em sua coluna Mundo Real, no Diário do Comércio de São Paulo. Neste primeiro, Apoteose da Vigarice, estão reunidos os artigos e editoriais que o autor escreveu em 2005.
O leitor encontrará nessas páginas as notícias que a nossa grande imprensa não deu, além de exposições da política americana e mundial que por aqui não se viu, algumas análises da cultura brasileira e também lições de ciência política nas quais jamais se pensou, tudo fundamentado nos princípios de uma filosofia que o autor vem desenvolvendo há, pelo menos, duas décadas.
Título: Gênero: Filosofia
Reflexões sobre a vaidade dos homens
Autor
AIRES, Matias
Sinopse
Neste livro o autor faz reflexões sobre o comportamento dos indivíduos analisando a vaidade de vários pontos de vista, que considera a maior paixão da humanidade e motivo pela vivência superficial pautada pelo mostrar e não pelo ser, influenciando atitudes que transcendem a razão. As vaidades são a base da vida, dos limites humanos, das virtudes e o entendimento de todo o Universo na obra de Matias Aires.
Título: Gênero: Filosofia
O banquete
Autor
PLATÃO
Sinopse
Uma reflexão sobre o amor em suas diferentes variantes. Um diálogo em busca da verdade sobre a qual muitas vezes acreditamos, principalmente nos mais ternos anos da juventude, era o motor do mundo. Talvez a obra mais importante deste filósofo depois de A República, da qual o Cristianismo claramente bebeu. Compreender Platão é, em muitos casos, compreender em grande medida os valores que prevalecem hoje nesta parte do mundo. No Ocidente. O Banquete ou Amor, que apresenta a figura de Sócrates em festa e conversa animada com amigos, é antes de tudo uma obra de arte e um importante documento sociológico.
Título: Gênero: Filosofia
O Príncipe
Autor
MAQUIAVEL, Nicolau
Sinopse
Nesta obra, que é um clássico sobre pensamento político, o grande escritor Maquiavel mostra como funciona a ciência política.
Discorre sobre os diferentes tipos de Estado e ensina como um príncipe pode conquistar e manter o domínio sobre um Estado.
Trata daquilo que é o seu objetivo principal: as virtudes que o governante deve adquirir e os vícios que deve evitar para manter-se no poder.
Maquiavel mostra em O Príncipe que a moralidade e a ciência política são separadas.
Ele aponta a contradição entre governar um Estado e, ao mesmo tempo, levar uma vida moral.
Título: Gênero: Religião
Os Pais Apostólicos
Autor
LIGHTFOOT, J.B
Sinopse
Os Pais Apostólicos é uma das mais importantes obras religiosas e possui escritos de teólogos cristãos seguidores dos Doze Apóstolos. Nele os estudiosos abordam a eclesiologia, sendo um exemplo dos estudos teológicos dos primeiros cristãos, discorrendo sobre a hierarquia da igreja, a sua origem, moralidade e disciplina, itens que norteiam a cristandade e são referência para fiéis e estudiosos até os dias atuais, e ainda representam importante valor histórico.
Título: Gênero: Política
Feminsmo: perversão e subversão
Autor
CAMPAGNOLO, Ana Caroline
Sinopse
Neste livro, a historiadora e professora Ana Caroline Campagnolo revê a trajetória do feminismo, confrontando as alegadas motivações e supostas conquistas do movimento com suas reais conseqüências na história cultural do Ocidente e - em especial - do Brasil. Em vez de adotar a periodização consagrada que divide a história do feminismo em três "ondas", Campagnolo identifica cinco fases que marcaram o desenrolar desse movimento de traços ideológicos. Essas etapas remontam ao século XV e se estendem até os nossos dias, "em que se vê ameaçada a civilização que nossos antepassados levantaram a peso e ouro e esforço de sangue".
Título: Gênero: Filosofia
Como ser um conservador
Autor
SCRUTON, Roger
Sinopse
A bíblia do pensamento conservador.
O filósofo político inglês Roger Scruton construiu sua reputação ao empregar a sua inteligência na reflexão e divulgação do pensamento conservador. É um pensador que sabe conjugar de forma exemplar um raciocínio profundo com um texto sofisticado e preciso.
O tema central desta obra, Como ser um conservador, é o conservadorismo. E é a partir da apresentação teórica e prática do pensamento conservador em suas várias dimensões na vida em sociedade que Scruton examina e explica como ser um conservador. E o faz com uma habilidade grandiosa para expor teoria e análise de maneira clara e concisa sem simplificá-las ou vulgarizá-las.
A mestria de Scruton permite ao leitor encerrar esta leitura com a percepção de que aprendeu algo valioso e com o sentimento de que pertence a uma tradição, mesmo que ainda tenha que descobrí-la.
Como ser um conservador trata-se de obra de suma relevância para o Brasil neste momento de indizível interesse pelas ideias conservadoras.
Título: Gênero: Política
Inquérito do fim do mundo: o apagar das luzes do Direito Brasileiro
Autor
PIOVESAN, Cláudia (Org)
Sinopse
Há tempos venho repetindo, como uma espécie de mantra: - o crime sem castigo leva ao castigo sem crime. Uma das bem-aventuranças do Sermão da Montanha diz respeito à justiça: "Bem-aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados." (Mt 5, 6) Isso significa que a justiça é um anseio que habita o coração do homem. Obrigar o homem a viver sem justiça é como tentar fazê-lo viver sem coração.
Título: Gênero: Política
Introdução à Nova Ordem Mundial
Autor
COSTA, Alexandre
Sinopse
"O livro de Alexandre Costa, Introdução à Nova Ordem Mundial, poderia levar o título de 'O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota útil do globalismo'. Condensa e ordena, numa linguagem simples e clara, as informações e as fontes essencial sobre a elite globalista ocidental, seus planos, sua mentalidade, seus meios de ação. Muito bom mesmo". - Olavo de Carvalho "Ler Introdução à Nova Ordem Mundial é como tomar a pílula vermelha de Matrix: absolutamente perturbador... e sem volta!". - Flabia Barros Ximenes "Frente a uma realidade diferente do esperado, inferior aos anseios ou mesmo quando oposta ao consenso, as pessoas tendem a reagir de duas maneiras diferentes, que costumam corresponder a traços da sua personalidade e do seu caráter. A forma correta de reação, no meu entender, é aquela que procura primeiro compreender a mensagem para então remetê-la à experiência pessoal e à realidade. A outra forma de encarar o espanto de se deparar com um mundo diferente do que seus gurus insistem em repetir é desprezar a mensagem antes mesmo de conhecê-la e, assim que possível, pregar-lhe o rótulo de 'teoria da conspiração'. Para os primeiros acredito que o livro possa ser útil de alguma forma". - o autor.