Biblioteca
Título: Gênero: Política
O Brasil e a Nova Ordem Mundial
Autor
COSTA, Alexandre
Sinopse
Em seu livro anterior; Introdução à Nova Ordem Mundial; Alexandre Costa apresentou-nos os principais personagens ligados aos diversos movimentos de tendências globalistas; trazendo a lume figuras e nomes em grande parte desconhecidos do grande público; mostrando que a idéia de domínio mundial é real e viva. Agora neste novo livro; da mesma maneira didática e direta; o autor dá um passo adiante e nos faz entender; não somente as origens práticas e intelectuais desses mesmos movimentos; mas também seu modus operandi. Alexandre ainda arremata seu trabalho incluindo uma análise; pioneira e impactante; de como o Brasil; em sua história e atualmente; se enquadra no contexto da Nova Ordem Mundial.
Título: Gênero: Religião
Catecismo da Igreja Católica
Autor
VATICANO
Sinopse
"Um catecismo deve apresentar, com fidelidade e de modo orgânico, o ensinamento da Sagrada Escritura, da Tradição viva na Igreja e do Magistério autêntico, bem como a herança espiritual dos Padres, dos Santos e das Santas da Igreja, para permitir conhecer melhor o mistério cristão e reavivar a fé do povo de Deus. Deve ter em conta as expli-ci-tações da doutrina que, no decurso dos tempos, o Espírito Santo sugeriu à Igreja. É também necessário que ajude a iluminar, com a luz da fé, as novas situações e os problemas que ainda não tinham surgido no passado." (João Paulo II)
Título: Gênero: Religião
Imitação de Cristo
Autor
KEMPIS, Tomás de
Sinopse
Publicado entre 1379 a 1471, A imitação de Cristo atravessa os séculos como uma das referências para o Cristianismo. Ela ressalta a pessoa e a vida de Cristo como modelo supremo para todo aquele que entrega sua vida a Deus. A obra enfatiza a vida espiritual e interior, em detrimento das vaidades terrenas, e apresenta reflexões práticas para a vida cristã: orientações para a leitura das Escrituras; utilidade das adversidades; submissão às autoridades; advertência contra a tentação e exortação para se resistir a ela. TOMÁS DE KEMPIS1380–1471Foi um monge agostiniano alemão e teólogo cristão do século 15. No mosteiro do monte de Santa Agnes, onde permaneceu por mais de 70 anos, Kempis tornou-se um copista e escritor profícuo. A imitação de Cristo é a obra mais proeminente desse autor.
Título: Gênero: Política
A democracia na América
Autor
TOCQUEVILLE, Alexis de
Sinopse
Em maio de 1831, Alexis de Tocqueville foi enviado aos Estados Unidos pelo governo francês para estudar o sistema prisional americano.
Seu relatório foi apresentado após nove meses de viagem, mas foram suas demais anotações sobre economia e política que resultaram nesta obra, publicada originalmente em dois volumes.
O primeiro, de 1835, sobre leis e costumes do país, e o segundo, de 1840, sobre os sentimentos e opiniões do autor a respeito de sua viagem.Os dois tomos estão reunidos nesta edição.
Tocqueville a princípio destaca a igualdade de condições, seja financeira ou intelectual, da qual gozavam os americanos.
O autor descreve o sistema de herança, a universalidade da educação básica e, até mesmo, os recursos financeiros e educacionais dos imigrantes fundadores do país como fatores que contribuíram para essa igualdade.
A Democracia na América é a fotografia da energia pela participação política de uma nação em seus primeiros passos.
Tocqueville faz ainda uma predição dos Estados Unidos e da Rússia como as grandes potências do século seguinte.
Um clássico indispensável para os apreciadores de História, Política e Ciências Sociais.
Título: Gênero: História
Sussurros: A vida privada na Rússia de Stálin
Autor
FIGES, Orlando
Sinopse
Sussurros conta os bastidores de um dos mais importantes momentos políticos dos tempos modernos. E entra no território inexplorado das vidas privadas durante aqueles anos terríveis.
Sussurros revela as histórias ocultas de famílias soviéticas comuns que viveram sob a tirania de Stalin. Muitos livros descrevem os aspectos externos desse período - as prisões e os julgamentos, as escravizações e os assassinatos no Gulag -, mas este é o primeiro a explorar com profundidade sua influência na vida de quem sofreu as opressões stalinistas. Como o povo soviético conduzia sua vida privada durante o governo de Stalin? O que as pessoas realmente pensavam e sentiam? Que tipo de cotidiano era possível nos apartamentos comunais abarrotados, onde quartos eram divididos por uma família inteira - às vezes até por mais de uma - e as conversas podiam ser ouvidas no cômodo ao lado? O que significava a vida privada quando o Estado controlava quase todos os aspectos dela por meio da legislação, da vigilância e da ideologia?
A esfera moral familiar é o principal território de Orlando Figes. O autor explora como esses núcleos reagiam às várias pressões do regime soviético. E não foram poucos os afetados pelo terror: estimativas mostram que cerca de 25 milhões de pessoas foram reprimidas pelo regime soviético entre 1928, quando Stalin assumiu a liderança do partido, e 1953, ano da morte do ditador e do fim de seu reino de horror.
Sussurros é fundamentado em centenas de documentos (cartas, diários, documentos pessoais, memórias, fotografias e objetos) escondidos até recentemente por sobreviventes do terror de Stalin em gavetas e sob colchões em casas espalhadas pela Rússia. Em cada família, foram feitas longas entrevistas com os parentes mais velhos, capazes de explicar o contexto dos documentos e situá-los na história não contada. Esses materiais foram reunidos em um arquivo especial, que representa uma das maiores coleções de documentos sobre a vida privada no período de Stalin.
Um vasto retrato panorâmico de uma sociedade em que todos falavam em sussurros - seja para proteger suas famílias e amigos, ou para informá-los -, Sussurros é um relato emocionante sobre vidas vividas em tempos impossíveis.
Título: Gênero: História
O livro negro do comunismo: crimes, terror e repressão
Autor
COURTOIS, Stéphane et al
Sinopse
O Livro Negro do Comunismo traz a público o saldo estarrecedor de mais de sete décadas de história de regimes comunistas: massacres em larga escala, deportações de populações inteiras para regiões sem a mínima condição de sobrevivência, expurgos assassinos liquidando o menor esboço de oposição, fome e miséria que dizimaram indistintamente milhões de pessoas, enfim, a aniquilação de homens, mulheres, crianças, soldados, camponeses, religiosos, presos políticos e todos aqueles que, pelas mais diversas razões, se encontraram no caminho de implantação do que, paradoxalmente, nascera como promessa de redenção e esperança.
Os autores, historiadores que permanecem ou estiveram ligados à esquerda, não hesitam em usar a palavra genocídio, pois foram cerca de 100 milhões de mortos. Esse número assustador ultrapassa, por exemplo, o número de vítimas do nazismo e até mesmo o das duas guerras mundiais somadas. Genocídio, holocausto, por tanto, confirmado pelos vários relatos de sobreviventes e, principalmente, pelas revelações dos arquivos hoje acessíveis.
O Livro Negro do Comunismo não quer justificar nem encontrar causas para tais atrocidades. Tampouco pretende ser mais um capítulo na polêmica entre esquerda e direita, discutindo fundamentos e teorias marxistas. Trata-se, sobretudo, de dar nome e voz às vítimas e a seus algozes. Vítimas ocultas por demasiado tempo sob a máquina de propaganda dos PCs espalhados pelo mundo. Algozes muitas vezes festejados e recebidos com toda a pompa pelas democracias ocidentais.
Todos que de algum modo tomaram parte na aventura comunista neste século estão, doravante, obrigados a rever suas certezas e convicções.
Encontra-se, assim, uma das principais virtudes deste livro: à luz dos fatos aqui revelados, o Terror Vermelho deve estar presente na consciência dos que ainda creem num futuro para o comunismo.
Uma verdadeira mina de informações detalhadas que registra a perversidade de um sistema que sempre será violento pois não entende outro modo de se impor, especialmente em tempos de paz.
Esta edição acompanha numerosos testemunhos, mapas dos ""Gulags"" e das deportações e ainda 32 páginas de fotografias.
Título: Gênero: Filosofia
Como vencer um debate sem precisar ter razão em 38 estratagemas (dialética erística)
Autor
SCHOPENHAUER, Arthur e CARVALHO, Olavo de
Sinopse
O que o leitor tem nas mãos é um tratado de patifaria intelectual. Mas não para uso dos patifes, e sim de suas possíveis vítimas. Trata-se de um receituário de precauções contra a argumentação desonesta, aquele tipo de polêmica interesseira onde o que importa não é provar, mas vencer. Ensina a reconhecer e a desmontar as artimanhas do debatedor capcioso — o sujeitinho que, nada tendo a objetar seriamente às razões do adversário, procura apenas desmoralizá-lo ou confundir a platéia para fazer com que o verdadeiro pareça falso e o falso verdadeiro. Na maior parte dos casos, um homem tanto mais gesticula e dramatiza em defesa de suas opiniões quanto menos está seguro delas por dentro, por não as haver examinado bem. Tradução da “dialética erística” de schopenhauer: daniela caldas e olavo de carvalho introdução, notas e comentários: olavo de carvalho.
Título: Gênero: Política
A província: estudo sobre a descentralização do Brasil
Autor
BASTOS, Tavares
Sinopse
This is a reproduction of a book published before 1923. This book may have occasional imperfections such as missing or blurred pages, poor pictures, errant marks, etc. that were either part of the original artifact, or were introduced by the scanning process. We believe this work is culturally important, and despite the imperfections, have elected to bring it back into print as part of our continuing commitment to the preservation of printed works worldwide. We appreciate your understanding of the imperfections in the preservation process, and hope you enjoy this valuable book.
Título: Gênero: Religião
A caminho da terra prometida: um percurso espiritual com o livro do Êxodo
Autor
DA COSTA, Henrique Soares
Sinopse
Em Sua perfeita Sabedoria Deus precisa muitas vezes nos arrancar da agitação da vida moderna, da nossa mesmice diária, para nos conduzir ao silêncio e a aridez do deserto, onde Ele quer falar ao nosso coração. Deus deseja livrar-nos da escravidão do pecado para nos levar a “Terra Prometida”.
Sabemos que sem parada e sem reflexão não há mudança em nossa vida. Sendo assim, não podemos atingir a “perfeição cristã” tão desejada por Deus (Mt 5,48). Neste sentido, Dom Henrique Soares, grande mestre espiritual, nos apresenta nesta obra uma série de meditações valiosas, baseadas nas Sagradas Escrituras, sobre a longa caminhada do povo de Deus no deserto, rumo a Terra Prometida. Por meio de uma leitura e meditação da Palavra de Deus, de forma prática, este itinerário nos convida a correlacionar a história do povo hebreu com a nossa própria história, ajudando-nos assim em nosso processo de conversão, que deve ser contínuo.
Aproveite estas páginas inspiradas por Deus, para aumentar sua intimidade com Ele em sua vida espiritual.
Título: Gênero: Religião
A liberdade para a qual Cristo nos libertou: meditações sobre a epístola aos Gálatas
Autor
DA COSTA, Henrique Soares
Sinopse
Com base na força transformadora da Palavra de Deus, Dom Henrique Soares, apresenta aqui uma profunda reflexão sobre a Carta aos Gálatas, percorrendo minuciosamente cada ponto relevante desta Epístola, trazendo à tona seus profundos ensinamentos e exigências para nós hoje. São meditações que nos ajudam a entender esta importante Carta, seus ensinamentos e os questionamentos de Deus para nós. Trata-se de uma "leitura sapiencial das Escrituras", que nos leva a compreender o que diz a Carta aos Hebreus: "A Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e atinge até à divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração" (Hb 4,12).
Título: Gênero: História
A ilha do doutor Castro
Autor
CUMERLATO, Corinne e ROUSSEAU, Denis
Sinopse
Com a vitória da guerrilha que havia liderado, Fidel Castro tornou-se primeiro-ministro e prometeu eleições em dezoito meses. Em 8 de janeiro de 1959, ao discursar em Havana após a tomada do poder, disse que os líderes da revolução jamais iriam se tornar ditadores. Em novembro de 1999, quarenta anos depois, respondendo a pergunta de um jornalista mexicano, ele afirmou: "Sou um combatente, sou um lutador. Enquanto tiver energia, permanecerei em meu posto”. Nessas quatro décadas de poder absoluto, o Líder Máximo, como Fidel é conhecido em Cuba, implementou com rapidez e diligência os princípios socialistas na ilha. Pouco mais de um ano após a revolução, 70% da economia já estava nas mãos do Estado, que confiscou empresas e determinou a coletivização de terras. A economia tornou-se inteiramente planificada, ao estilo soviético, como era desejo de Che Guevara. Uma lei de reforma urbana proibiu qualquer cubano de ter mais de uma casa e tomou todos os imóveis alugados, fazendo de seus moradores inquilinos do Estado. O regime também fuzilou colaboradores da ditadura anterior e dissidentes da revolução, acabou com a liberdade de empreendimentos, de expressão, de reunião e de associação. Colocou todos os meios de comunicação sob o controle, direto ou indireto do Estado e impôs a censura. Cuba é hoje um país onde o emblema “Tudo pelo social” é uma realidade. Em vez de direitos individuais, o Estado garante direitos sociais. Embora o salário médio de um trabalhador qualificado seja o correspondente a apenas vinte dólares, o Estado subsidia uma cesta básica com alimento e às vezes roupas, além de proporcionar educação e assistência médica, subsidiar a moradia, o gás, a eletricidade... Isso coincide com uma descomunal concentração de poder nas mãos do Estado e do Partido Comunista Cubano, e com uma economia decadente por falta de investimentos e incentivos à produção e ao trabalho.Em a Ilha do doutor Castro, Denis Rousseau e Corinne Cumerlato mostram que o castrismo é, antes de tudo, um sistema de controle a serviço de um objetivo principal: a manutenção no poder de um homem e de uma casta dirigente, civil e militar, que goza de uma série de privilégios e que ligou o seu destino ao do Líder Máximo. A sociedade cubana, minada pela delação e pelo medo, sofre os últimos espasmos da ditadura em uma dolorosa agonia: uma economia arruinada, um imenso aparato repressivo que tudo deseja controlar, uma população humilhada em sua luta cotidiana pela sobrevivência, vendo suas forças vivas partirem para o exílio. O livro também esboça os cenários possíveis do pós-castrismo: o que acontecerá à Cuba com a queda do regime inaugurado por Fidel? Um futuro não tão distante, pois o Líder Máximo já tem mais de setenta anos e parece não haver solução para a séria crise econômica iniciada com o fim da ajuda comercial e financeira que a extinta União Soviética dava ao regime. Os autores oferecem, assim, a oportunidade de conhecer como realmente é a vida na ilha do doutor Castro, em todas as suas dimensões.
Título: Gênero: Religião
A fé de Ratzinger: a teologia do Papa Bento XVI
Autor
ROWLAND, Tracey
Sinopse
Este livro foi escrito como uma introdução geral ao pensamento do Papa Emérito Bento XVI, incluindo a sua abordagem em relação à moral e à política teológica, à eclesiologia e à liturgia, além da sua interpretação dos documentos do Concílio Vaticano II. Também trata da questão do lugar do Papa Bento XVI entre os mais importantes teólogos contemporâneos.
A autora, Tracey Rowland, delineia os temas-chaves da obra de Bento XVI, a fim de perscrutar as suas análises em relação ao papel da Igreja perante os erros da modernidade, e os devidos remédios que devem ser ministrados para as enfermidades contemporâneas. Rowland acredita que Bento XVI toma de Santo Agostinho a sua concepção da centralidade do amor, tal como aparece em sua primeira encíclica, e seu vínculo essencial com a verdade, uma convicção de que a fé não pode ser radicalmente separada da razão, além de sua devoção pela beleza como transcendental, seja na arte, na música, na literatura, e sobretudo na liturgia.
Título: Gênero: Filosofia
A Nova Era e revolução cultural: Fritjof Capra e Antonio Gramsci
Autor
CARVALHO, Olavo de
Sinopse
A Nova Era, da qual Fritjof Capra se tornou festejado porta-voz, e a Revolução Cultural, de Antonio Gramsci, têm algo em comum: ambas pretendem introduzir no espírito humano modificações vastas, profundas e irreversíveis. Ambas convocam à ruptura com o passado e propõem à humanidade um novo céu e uma nova terra. A primeira vem alcançando imensa repercussão nos círculos científicos e empresariais brasileiros. A segunda, sem fazer tanto barulho, exerce há três décadas uma influência marcante no curso da vida política e cultural neste país.
Nenhuma das duas foi jamais submetida ao mais breve exame crítico. Aceitas por mera simpatia à primeira vista, penetram, propagam-se, ganham poder sobre as consciências, tornam-se forças decisivas na condução da vida de milhões de pessoas que jamais ouviram falar delas, mas que padecem os efeitos do seu impacto cultural. Para os adeptos e propagadores conscientes das duas novas propostas, nada mais reconfortante do que a passividade atônita com que o público letrado brasileiro tudo recebe, tudo admite, tudo absorve e copia, com aquele talento para a imitação maquinal que compensa a falta de verdadeira inteligência.
Título: Gênero: Filosofia
Como ser um conservador
Autor
SCRUTON, Roger
Sinopse
O filósofo político inglês Roger Scruton construiu sua reputação ao empregar a sua inteligência na reflexão e divulgação do pensamento conservador. É um pensador que sabe conjugar de forma exemplar um raciocínio profundo com um texto sofisticado e preciso.
O tema central deste livro é o conservadorismo. E é a partir da apresentação teórica e prática do pensamento conservador em suas várias dimensões na vida em sociedade que Scruton examina e explica como ser um conservador. E o faz com uma habilidade grandiosa para expor teoria e análise de maneira clara e concisa sem simplificá-las ou vulgarizá-las.
Essa mestria permite ao leitor encerrar a leitura com a percepção de que aprendeu algo valioso e com o sentimento de que pertence a uma tradição, mesmo que ainda tenha que descobri-la.
Título: Gênero: Filosofia
Os intelectuais e a sociedade
Autor
SOWELL, Thomas
Sinopse
Este é um estudo sobre o grande peso que têm os intelectuais, cujas atividades afetam sobejamente, como classe organizada, as sociedades modernas, moldando o o clima de opinião pública de forma decisiva, sob cuja influência são desenvolvidoas as políticas oficiais sobre as mais variadas questões, abarcando os campos da economia, do direito, da guerra e da paz.
Título: Gênero: Filosofia
O jardim das aflições: de Epicuro à ressurreição de César: ensaio sobre o Materialismo e a Religião civil
Autor
CARVALHO, Olavo de
Sinopse
A tese fundamental deste monumental ensaio é a de que a história do ocidente é marcada pela ideia de Império e de suas sucessivas tentativas de reestruturação; mesmo com roupagens diferentes, há sempre o mesmo objetivo: ampliar os domínios do Império até os limites do mundo visível.
Essa é talvez a obra mais comentada e menos encontrada de Olavo de Carvalho. Sua reedição agora, no vigésimo aniversário da primeira publicação, é um presente. O Jardim das Aflições tem, para muitos dos que acompanham o lúcido e incansável trabalho do autor, estatura de obra-prima.
Se é necessário rever essa tese, avaliar em que pontos ela se articula com o cenário político e social do mundo atual, é uma das questões que o próprio autor responde no posfácio inédito.
Título: Gênero: História
O livro politicamente incorreto da esqueda e do socialismo
Autor
WILLIAMSON, Kevin D
Sinopse
No livro politicamente incorreto da esquerda e do Socialismo, Kevin D. Williamson prova que o socialismo é militarista e ultranacionalista; degrada o meio ambiente; só beneficia os detentores do poder; não deu certo nem em paraísos socialistas como a Suécia; e está até infiltrado em algumas economias ocidentais, notavelmente a dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo que fala das incoerências e falhas do sistema socialista, o livro mostra que, ao contrário do que muitos pensam, o socialismo está mais presente na nossa vida do que imaginamos.
Título: Gênero: Educação
Pais super protetores e filhos bananas: o que podemos fazer para não criar uma geração insegura
Autor
LAHEY, Jessica
Sinopse
Pais superprotetores, filhos bananas é leitura essencial para pais e educadores que desejam ajudar as crianças a aprenderem com seus erros e se tornarem adultos autônomos e bem-sucedidos. Pais, alunos e professores relatam como a superproteção pode ser prejudicial à formação das crianças e como os fracassos são importantes para que elas lidem bem com as inevitáveis frustrações da vida. Jessica Lahey é educadora e escreve para o New York Times e The Atlantic.
Título: Gênero: Filosofia
Ortodoxia
Autor
CHESTERTON, Gilbert Keith
Sinopse
“Com certeza existem pessoas que, impensada e levianamente, falam da loucura como coisa de per si atraente, mas basta pensarmos um momento para chegarmos à conclusão de que, se a doença tem algum encanto, é porque geralmente se trata da doença alheia. Um cego pode ser uma coisa pitoresca, mas são precisos dois olhos para vê-la. Da mesma forma, a mais atroz poesia da loucura só poderá ser desfrutada por aqueles que estão em pleno gozo das suas faculdades mentais.
Para um doido, a sua loucura é coisa absolutamente prosaica, pela simples razão de que é absolutamente verdadeira. Um homem que se julga um frango é, aos próprios olhos, tão comum como um frango, da mesma forma que um homem que está convencido de que é um pedaço de vidro. É a homogeneidade da sua mente que o torna estúpido e faz dele um louco." (...)
Título: Gênero: Filosofia
O homem eterno
Autor
CHESTERTON, Gilbert Keith
Sinopse
"A verdade mais simples sobre o homem é que ele é um ser muito estranho; quase que no sentido de ser um estrangeiro na terra.
Com toda a sobriedade, pode-se dizer que ele tem bem mais da aparência externa de alguém a trazer hábitos estrangeiros de uma outra terra do que da aparência de mero desenvolvimento desta terra. Ele tem uma vantagem injusta e uma desvantagem injusta.
Ele não pode dormir só com a sua própria pele; ele não pode confiar em seus próprios instintos. Ele é ao mesmo tempo um criador movendo as suas mãos e dedos miraculosos e uma espécie de aleijado. Ele está enrolado em ataduras artificiais chamadas roupas; ele está escorado em muletas artificiais chamadas mobília. A sua mente tem as mesmas liberdades duvidosas e as mesmas limitações selvagens.
Único entre todos os animais, ele é sacudido com a bela loucura chamada riso; como se ele tivesse percebido algum segredo na forma mesma do universo, escondida do próprio universo. Único entre todos os animais, ele sente a necessidade de desviar os seus pensamentos das realidades básicas de sua existência corporal; de escondê-los como se na presença de alguma possibilidade mais alta que cria o mistério da vergonha."
— G. K. Chesterton