Biblioteca
Título: Gênero: Educação
Filhos e pais: sabedoria e orientação para os pais
Autor
SHEEN, Fulton
Sinopse
"Os pais cometem o maior erro de suas vidas quando igualam liberdade com amor nas relações com seus filhos, ou quando dizem: "Mas se eu não deixasse o João fazer o que quisesse, me faltaria amor por ele". Ou: "Por que eu deveria ensinar a ele algum princípio moral ou religião? Esperemos atà que ele seja velho o suficiente para decidir por si". Mas, segundo a mesma lógica, por que os pais sempre deveriam ensinar português aos filhos? Por que não esperar atà que completem vinte e um anos e então deixar que decidam qual idioma querem aprender? Por que impor hábitos de limpeza, polidez ou honestidade? Todos os pais que se eximem de exercer controle e disciplina inteligentes sobre seus filhos são pragas sociais muito antes de seus filhos se tornarem delinquentes.Que imenso Saara separa o mundo ocidental, no qual a liberdade à identificada com o sentimentalismo, do mundo comunista, onde a liberdade à identificada com a tirania. Em um caso, há liberdade sem lei e, no outro, lei sem liberdade. Somente aqueles que têm firmeza moral podem compreender a verdade básica de que amor implica liberdade, mas nem toda liberdade implica amor".
Título: Gênero: Religião
Um olhar que cura: terapia das doenças espirituais
Autor
AZEVEDO JR, Paulo Ricardo
Sinopse
Pe. Paulo Ricardo realiza um estudo sobre oito doenças espirituais – também conhecidas como "espíritos do mal" ou pecados capitais – originárias do excesso de amor por si mesmo. O estudo tem como objetivo ajudar o leitor a fazer o reconhecimento desses males e orientá-lo na terapia de cada um deles. O autor, neste primeiro volume, apresenta três das oito doenças: a gastrimargia (gula), pornéia (luxúria) e a filargíria (avareza), baseando-se nos textos dos Santos Padres, compostos por verdades antigas um tanto esquecidas na atualidade, mas que não deixam de ser adequadas ao homem de hoje.
Título: Gênero: Política
Os EUA e a Nova Ordem Mundial
Autor
CARVALHO, Olavo de. DUGIN, Alexandre
Sinopse
Quais são os fatores e os atores históricos, políticos, ideológicos e econômicos que definem atualmente a dinâmica e a configuração do poder no mundo e qual a posição dos Estados Unidos da América no que é conhecido como Nova Ordem Mundial? Essa é a pergunta que o cientista político russo Alexandre Dugin e o filósofo brasileiro Olavo de Carvalho procuram responder nesse debate, que atingiu momentos acalorados e polêmicos. Partindo de posições radicalmente diversas, cada autor esclarece como vê o atual conflito de interesses no plano internacional, elucidando quem são seus principais atores e quais as forças e objetivos envolvidos. No final, os dois debatedores não chegam a um acordo e o grande vencedor é o leitor, que sai do debate com uma visão mais abrangente da política internacional e da luta pelo poder que está sendo travada para a formação da Nova Ordem Mundial.
Título: Gênero: História
Como a Igreja Católica construiu a civilização Ocidental
Autor
WOODS JR, Thomas E
Sinopse
Se perguntarmos a um estudante universitário o que sabe do contributo da Igreja Católica para a sociedade, a sua resposta talvez se resuma a uma palavra: «opressão», por exemplo, ou «obscurantismo». No entanto, essa palavra deveria ser «civilização». O autor destas páginas, Thomas Woods, doutorado pela Universidade de Columbia, mostra como toda a Civilização Ocidental nasceu e se desenvolveu apoiada nos valores e ensinamentos da Igreja Católica. Em concreto explica, entre muitas outras coisas: • Por que o milagre da ciência moderna e de uma filosofia que levou a razão à sua plenitude só puderam nascer sobre o solo da mentalidade católica; • Como a Igreja criou uma instituição que mudou o mundo: a Universidade; • Como ela nos deu uma arquitetura e umas artes plásticas de beleza incomparável; • Como os filósofos escolásticos desenvolveram os conceitos básicos da economia moderna, que trouxe para o Ocidente uma riqueza sem precedentes; • Como o nosso Direito, garantia da liberdade e da justiça, nasceu em ampla medida do Direito canônico; • Como a Igreja criou praticamente todas as instituições de assistência que conhecemos, dos hospitais à previdência; • Como humanizou a vida, ao insistir durante séculos nos direitos universais do ser humano – tanto dos cristãos como dos pagãos – e na sacralidade de cada pessoa. Num momento em que se propaga uma imagem da Igreja como inimiga dos progressos da ciência e da técnica, e da liberdade do pensamento, este é um livro que desfaz preconceitos, corrige clichês e ensina inúmeras verdades teimosamente omitidas no ensino colegial e universitário.
Título: Gênero: História
Do comunismo
Autor
TISMANEANU, Vladimir
Sinopse
O professor, jornalista e cientista político romeno Vladimir Tismăneanu, presidente da Comissão Presidencial Consultiva para a Análise da Ditadura Comunista da Romênia, escreveu este livro como um esforço teórico e também histórico-memorialístico da experiência comunista na Romênia. Este volume, diz ele, não é um “tratado acerca do comunismo”, mas uma reunião de textos que evidenciam o destino do comunismo como mito político, como religião secular com ambições de explicar a totalidade do mundo e da história humana. Nele, o autor explica por que, antes de encarnar-se como regime político concreto, o comunismo foi e permanece uma doutrina apocalíptico-revolucionária.
Título: Gênero: Religião
Como vencer a guerra cultural: um plano de batalha cristão para uma sociedade em crise
Autor
KREEFT, Peter
Sinopse
Muitos Cristãos caíram na armadilha de proclamar “Paz! Paz!” quando não há paz alguma. Escondendo-se dos assuntos que os pressionam no dia-a-dia, acreditaram que resistir à cultura dominante é inútil. Ao mesmo tempo, outros Cristãos foram afoitos ao declararem guerra muito cedo, confundindo possíveis aliados com inimigos. Em “Como Vencer a Guerra Cultural”, Peter Kreeft nos chama para a batalha. Cristãos têm de entender a verdadeira natureza da guerra cultural – uma guerra entre a cultura da vida e a da morte. Kreeft identifica os inimigos reais que estão diante da Igreja e indica os principais campos de disputa. Finalmente nos dá uma estratégia para a luta e equipa os Cristãos com as armas necessárias para uma campanha bem sucedida. Acima de tudo, Kreeft nos assegura que a guerra pode ser vencida – e de fato, será! Para aqueles que acreditam em Cristo, a vitória está garantida porque o bem triunfa sobre o mal e a vida vence a morte. O Amor nunca desiste. Nós também não.
Título: Gênero: História
Reflexões sobre a revolução na França
Autor
BURKE, Edmund
Sinopse
“Foram escritas várias obras antirrevolucionárias sobre a Revolução. Burke escreveu um livro revolucionário contra a Revolução”. – Novalis (1772-1801) –
“[…] a Revolução Francesa é a mais espantosa que aconteceu até agora no mundo. As coisas mais surpreendentes foram produzidas, em mais de um caso, pelos meios mais absurdos e ridículos; nos modos mais ridículos, e, aparentemente, pelos mais vis instrumentos. Tudo parece fora do natural neste estranho caos de leviandade e ferocidade, onde todas as espécies de crimes misturam-se com todas as espécies de loucuras. Em vista dessa monstruosa cena tragicômica, necessariamente as paixões mais opostas se sucedem e, às vezes, se misturam, fazendo-nos passar do desprezo à indignação, do riso às lágrimas, do desprezo ao horror.”
Definidas pioneiramente pelo político, jurista e historiador escocês James Mackintosh (1765-1832) como um “manifesto da contrarrevolução”, e descritas pelo historiador A. Cobban (1901-1968) como “o maior e o mais influente panfleto político jamais escrito, e uma contribuição clássica para a teoria política da civilização ocidental”, eis as Reflexões sobre a Revolução na França, de Edmund Burke (1730-1797), publicadas em primeiro de novembro de 1790.
Desde então, duas questões têm inquietado os leitores da obra. A primeira procura entender as razões que levaram um político e intelectual de histórico liberal, como Burke (defensor da causa dos católicos irlandeses, dos colonos norte-americanos e do povo indiano contra os diversos abusos das autoridades britânicas), a odiar tão radicalmente a Revolução na França.
E num momento em que, como bem notou o historiador E. Halévy, “era uma ilusão compartilhada por todos os simpáticos à França na Inglaterra que a Revolução de 1789 era uma revolução de tipo inglês, uma imitação da revolução de 1688 e inspirada nas ideias inglesas”.
Em segundo lugar, e na esteira da primeira questão, por que o tom agressivo e veemente da obra, que levou um filósofo liberal como Isaiah Berlin a caracterizar seu autor como um inimigo da Ilustração?
Este livro representa não somente a obra fundadora do moderno conservadorismo político, como avança em alguns dos principais conceitos: seja da crítica filosófica ao totalitarismo, seja da crítica historiográfica revisionista à Revolução Francesa da segunda metade do século XX.
Título: Gênero: Religião
O catolicismo no Brasil
Autor
CARNEIRO, Júlio Maria de Morais
Sinopse
Quem lê este livro o faz com mais de cem anos de distância, podendo ver as consequências do que indica seu autor: as vastas e belíssimas edificações católicas: escolas, universidades, igrejas e hospitais espalhados por todo o País. Pode também ver as consequências da era subsequente, iniciada setenta anos após a escrita deste livro e ainda não totalmente encerrada: as escolas vazias ou ministrando um ensino nem um pouco católico, os hospitais dependentes do SUS, sem prestar caridade, as congregações fechando seus seminários… É um triste capítulo, mas a leitura deste livro nos anima ao nos mostrar que a Igreja no Brasil já passou por crises ainda piores. Ao mostrar que há, sim, uma saída, e que esta saída é sempre a mesma, tão antiga como bela: a boa-nova de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que Nossa Senhora Aparecida e São Pedro de Alcântara, padroeiros desta Terra da Santa Cruz, preservem e protejam sempre a Santa Madre Igreja. Trecho do prefácio do professor Carlos Ramalhete
Título: Gênero: Filosofia
O que há de errado com o mundo
Autor
CHESTERTON, Gilbert Keith
Sinopse
A mente moderna vê-se forçada na direção do futuro pela sensação da fadiga - não isenta de terror - com que contempla o passado. Ela é propelida para o futuro. Para usar uma expressão popular, é arremessada para meados da semana que vem. E a espora que a impulsiona avidamente não é uma afeição genuína pela futuridade, pois a futuridade não existe, pois que ainda é futura. É antes um medo do passado: um medo não só do mal que há no passado, senão também do bem que há nele. O cérebro entra em colapso ante a insuportável virtude da humanidade. Houve tantas fés flamejantes que não podemos suportar houve heroísmos tão severos que não somos capazes de imitar empregaram-se esforços tão grandes na construção de edifícios monumentais ou na busca da glória militar que nos parecem a um tempo sublimes e patéticos. O futuro é um refúgio onde nos escondemos da competição feroz de nossos antepassados. São as gerações passadas, não as futuras, que vêm bater à nossa porta.
Título: Gênero: Política
Concepção católica da política
Autor
MEINVILLE, Julio
Sinopse
Concepção católica da política: um livro de pedagogia política, escrito por um mestre, pai e pastor, por um sacerdote de Cristo, para os jovens leigos que precisam de critérios guiados pela doutrina católica na grande obra de "buscar o reino de Deus tratando das realidades temporais e ordenando-as segundo Deus... para iluminar e ordenar de tal modo as realidades temporais, a que estão estreitamente ligados, que elas sejam sempre feitas segundo Cristo e progridam e glorifiquem o Criador e Redentor" (Concílio Vaticano II, Lumen Gentium IV, 31).
Título: Gênero: Filosofia
Conservadorismo: um convite à grande tradição
Autor
SCRUTON, Roger
Sinopse
Nesta breve e magistral introdução à tradição conservadora, Roger Scruton, um dos maiores intelectuais britânicos da atualidade, oferece aos leitores um convite ao mundo da filosofia política, explicando a história e a evolução do movimento conservador ao longo dos séculos. Com a clareza e a autoridade de um professor habilidoso, discute perspectivas da ideologia na sociedade civil, estado de direito, liberdade, moral, propriedade, direitos e o papel do Estado. Espécie de guia, claro e incisivo, Conservadorismo é leitura essencial para qualquer um que deseje compreender a política ocidental, hoje e nos últimos três séculos.
Título: Gênero: Filosofia
Sobre a verdade
Autor
ORWELL, George
Sinopse
Esta seleção de escritos de George Orwell, extraídos de seus romances, ensaios, cartas e reportagens, reúne de forma única os pensamentos do autor de 1984 sobre o tema da verdade.
Na semana da posse de Donald Trump, quando sua assessora justificou as falsas estimativas do presidente sobre o número de presentes no evento utilizando a expressão "fatos alternativos", livros de George Orwell como 1984 e A revolução dos bichos foram catapultados ao topo da lista de mais vendidos nos Estados Unidos. Numa realidade dominada pelas fake news, as reflexões de Orwell sobre a verdade se tornam cada vez mais urgentes. "Se não for combatido, o totalitarismo pode triunfar em qualquer parte", escreveu o autor britânico. E o totalitarismo, na visão de Orwell, fundamenta-se em uma noção de "mentira institucionalizada", que nega qualquer possibilidade de liberdade de pensamento.
Neste livro, estão reunidos de forma inédita textos que têm como eixo a ideia da verdade. A seleção abrange trechos de toda a produção de Orwell, do seu primeiro livro, Dias na Birmânia, de 1934, até seu romance derradeiro, 1984, publicado em 1949, um ano antes da sua morte. O apagamento da verdade é a chave para entendermos a obra de Orwell e, principalmente, o mundo atual. Se a verdade morreu, nunca foi tão importante dizer: viva a verdade!
Título: Gênero: Religião
Cartas de um diabo a seu aprendiz
Autor
LEWIS, C. S.
Sinopse
Irônica, astuta, irreverente. Assim pode ser descrita esta obra-prima de C.S. Lewis, dedicada a seu amigo J.R.R. Tolkien.
Um clássico da literatura cristã, este retrato satírico da vida humana, feito pelo ponto de vista do diabo, tem divertido milhões de leitores desde sua primeira publicação, na década de 1940. O livro faz parte da Coleção Especial C.S. Lewis, que conta com um projeto gráfico e tradução aprimorados, além da edição em capa dura.
Cartas de um diabo a seu aprendiz é a correspondência ao mesmo tempo cômica, séria e original entre um diabo e seu sobrinho aprendiz. Revelando uma personalidade mais espirituosa, Lewis apresenta nesta obra best-seller a mais envolvente narrativa já escrita sobre livre arbítrio, fraquezas humanas e tentações — e a superação delas.
Título: Gênero: Religião
Cristianismo puro e simples
Autor
LEWIS, C. S.
Sinopse
Em um dos períodos mais sombrios da humanidade, a Segunda Guerra Mundial, C.S. Lewis foi convidado pela BBC a fazer uma série de palestras pelo rádio com o intuito de explicar bases da fé cristã de forma simples e clara. Mais tarde, ajustado pelo próprio Lewis, esse material daria origem a Cristianismo puro e simples, um grande clássico da literatura cristã.
Na obra mais popular e acessível de seu legado, Lewis apresenta os principais elementos da cosmovisão cristã e seus princípios básicos, gradativamente conduzindo o leitor a temas mais profundos e complexos, provocando reflexão e debate. Nesta edição especial da coleção C.S. Lewis, com capa dura e tradução de uma das maiores especialistas em Lewis do Brasil, você vai encontrar as palavras que encorajaram e fortaleceram milhares de ouvintes em tempos de guerra ― e ainda reverberam mais de 70 anos depois.
Título: Gênero: Biografia
Autobiografia
Autor
CHESTERTON, Gilbert Keith
Sinopse
Não estou aqui defendendo doutrinas como a do Sacramento da Penitência, e tampouco aquela igualmente atordoante doutrina do amor divino pelo homem. Não estou escrevendo um livre de polemica religiosa, dos quais escrevi vários e dos quais provavelmente irei escrever outras ainda, a menos que seja violentamente detido por amigos e parentes. Estou aqui empenhado a mórbida e aviltante tarefa de estabelecer quais foram realmente os efeitos de tais doutrinas em meus próprios sentimentos e ações. E estou, pela própria natureza da tarefa, especialmente preocupado com o fato de que essas doutrinas me parecem se ligar a toda a minha vida, desde seu princípio, como quaisquer outras doutrinas jamais poderiam, e em especial resolver simultaneamente os dois problemas da minha alegria infantil e da minha permanente cisma de quando garoto. E elas influenciaram especialmente uma ideia principal da minha vida não direi que a doutrina que sempre ensinei, mas a doutrina que eu sempre teria gostado de ensinar. É a ideia de aceitar as coisas com gratidão e de não dá-las sempre por certas e garantidas.
Título: Gênero: Política
Privatize já: pare de acreditar em intrigas
Autor
CONSTANTINO, RODRIGO
Sinopse
Entenda o que é e porque devemos aceitar a privatização no Brasil! O economista Rodrigo Constantino procura desmistificar o termo "privatização", expondo as vantagens do processo quando é bem feito. Para o autor, está provado que o modelo de empresas estatais no Brasil não funciona. Hoje, essas companhias são as menos lucrativas e as que mais empregam. Ainda assim, boa parte da população treme ao ouvir o palavrão "privatizado". Mas se o serviço público não funciona, por que a privatização se tornou essa heresia? De acordo com Constantino, por pura falta de informação. Tomando por base a lei do livre comércio, Constantino afirma que a concorrência entre empresas privadas costuma ser garantia de bons serviços, e um passo extremamente importante na direção de mais progresso, prosperidade e liberdade. Por isso, privatize já!
Título: Gênero: Religião
Svmma daemoniaca: tratado de demonologia e manual de exorcistas
Autor
FORTEA, José Antonio
Sinopse
"Svmma Daemoniaca" é resultado de mais de doze anos de trabalho e entrevistas com centenas de exorcistas. Fazendo uso do sistema de pergunta-resposta e de uma linguagem clara e objetiva, o livro pode ser considerado o mais completo tratado sobre demonologia existente. O tema abordado vai desde a natureza do demônio e do Inferno, como também da possessão diabólica e, dentre outros, o exorcismo.
São mais de 180 questões que certamente darão desfecho àquelas dúvidas sem resposta.
Título: Gênero: Política
Podres de mimados: as consequências do sentimentalismo tóxico
Autor
DALRYMPLE, Theodore
Sinopse
Diferentemente de outras duas obras do autor, A vida na sarjeta e Nossa cultura... ou o que restou dela, que são coletâneas de artigos sobre temas diversos, Podres de mimados trata de um único tema: como o culto do sentimento “tem destruído nossa capacidade de pensar e até a consciência de que é necessário pensar”. Ou, em outras palavras, quais são as consequências sociais e políticas das ações de uma sociedade que se permite pautar predominantemente pelos sentimentos.
Título: Gênero: Política
Vem pra rua: a história do movimento popular que mobilizou o Brasil
Autor
CHEQUER, Rogerio e BUTTERFIELD, Colin
Sinopse
O Movimento Vem Pra Rua mobilizou e continua motivando milhões de brasileiros a fazer grandes mudanças na política do país. Olhando a multidão nas ruas gritando contra a corrupção, exigindo reformas e pedindo justiça, é difícil imaginar como isso tudo começou: duas pessoas que pensaram um Brasil melhor, dividiram com outros seus ideais e partiram para a ação.
A história deste livro é a história da construção desse movimento. É sobre como o desejo de mudar começou, viralizou,
ganhou mentes e apoios. Como se multiplicaram as convocações via redes sociais. Como os políticos foram pressionados. Como o Vem Pra Rua ajudou a criar uma nova cidadania. Cada um que se indignou com os desvios nos rumos da nação – e demonstrou essa indignação – faz parte desses novos tempos. E, de um jeito ou de outro, vai se encontrar neste livro.
Título: Gênero: Política
Ponerologia: psicopatas no poder
Autor
LOBACZEWSKI, Andrew
Sinopse
Não é preciso nenhum estudo especial para saber que, invariavelmente, o discurso comunista, pró-comunista ou esquerdista é cem por cento baseado na exploração da compaixão e da culpa. Isso é da experiência comum.
Mas o que o dr. Lobaczewski e seus colaboradores descobriram foi muito além desse ponto. Eles descobriram, em primeiro lugar, que só uma classe psicopatas tem a agressividade mental suficiente para se impor a toda uma sociedade por esse meios. Segundo: descobriram que, quando os psicopatas dominam, a insensitividade moral se espalha por toda a sociedade, roendo o tecido das relações humanas e fazendo da vida um inferno. Terceiro: descobriram que isso acontece não porque a psicopatia seja contagiosa, mas porque aquelas mentes menos ativas que, meio às tontas, vão se adaptando às novas regras e valores, se tornam presas de uma sintomalogia claramente histéria, ou histeriforme. O histérico não diz o que sente, mas passa a sentir aquilo que disse - e, na medida em que aquilo que disse é a cópia de fórmulas prontas espalhadas na atmosfera como gases onipresentes, qualquer empenho de chamá-lo de volta às suas perpecções reais abala de tal modo a sua segurança psicológica emprestada, que acaba sendo recebido como uma ameaça, uma agressão, um insulto. - Olavo de Carvalho (trecho do prefácio)